Vermifugo albendazol – Um anti-helmíntico não indicado para gestantes

Durante a gestação muitos medicamentos devem ser evitados, um deles é o albendazol. O medicamento apresenta atividade anti-helmíntica eficaz no caso de ascaridíase, triquinose, tricuríase, ancilostomíase, enterobíase e em crianças é bastante eficaz contra giárdias. No texto que alertei sobre o uso da Hortelã como remédio para “vermes”, chamei atenção que não é para todas as espécies, e no caso este medicamento albendazol, bem como mebendazol age sobre os outros vermes que o princípio ativo da hortelã não tem atividade.

A dose usual deste fármaco é de 1 comprimido de albendazol 400 mg em dose única, no caso de infecções como Taenia spp deve ser administrado 400 mg como dose única por 3 dias consecutivos.

É possível encontrar o genérico deste medicamento, o preço é relativamente baixo.

O objetivo principal deste texto é relembrar as gestantes, tenho uma aqui em casa, sobre o uso do albendazol, a bula adverte sobre este fato. Gestantes e mulheres que estão tentando engravidar devem evitar o uso deste medicamento, inclusive, antes de iniciar o tratamento com este produto, deveria ser realizado um teste de gravidez em mulheres que estão em idade fértil. O uso nesta circunstância pode levar a alterações nucleares e problemas de formação do feto. Muitos autores não recomendam o tratamento de parasitoses durante a gestação nos casos de parasitismo assintomático ou de sintomas leves.

Veja também estes textos:

Compartilhe este texto

Sobre o autor

Samantha Rells
Visitante
Samantha Rells

Dr… eu não tenho vermes, porém quero tomar albendazol por prevenção. É para tomar somente um?

Erotildes D de Almeida
Visitante
Erotildes D de Almeida

tem q/ter dia certo p/ tomar esse medicamento ? , exp:LUA..

Monamona
Visitante
Monamona

Olá!

Sabe se há riscos de usar o antibióticos e vermífugo juntos?

Estou achando meu filho (2anos) muito pálido e o ferro dele está baixo.
Obrigada!

Silvano Vilela
Visitante
Silvano Vilela

Estou preparando texto sobre ação do medicamento, acompanhe nossas novas publicações, ou assine nossa newsletter e receba por email as atualizações.

francisco
Visitante
francisco

Tomei albendazol hoje posso fazer o exame de fezes no mesmo dia?

Deborah
Visitante
Deborah

Boa tarde! Ontem qdo fui ao banheiro percebi que tinha algo se mexendo próximo as fezes, de aproximadamente 8 cm e muito fino, tipo uma linha e quase transparente, fiquei desesperada e dei descarga correndo. Fui na farmácia e comecei a tomar Albendazol 400 mg, o farmacêutico pediu q eu tomasse outro apos 15 dias. Ja agendei uma consulta com o clinico geral, porem vai demorar uns dias. Estou com muito medo de evacuar novamente e ver algum verme se mexendo. Eu sei que ha possibilidade de qdo evacuar sair mais vermes, porem minha duvida e se vão sair vivos,… Read more »

Antonia
Visitante
Antonia

Olá Dr Silvano. Um dia acordei no meio da noite parecia que eu ia morrer minha garganta tampou e não consegui respirar por alguns segundos. Li em um site que vermes podem causar isso, pois faz muito tempo que não tomo remédio para vermes. Tenho muito medo. Você poderia me recomendar um medicamento eficaz? E se eu tomar elas podem sair pela boca? Por favor me ajude estou desesperada. Desde já agradeço!

Priscila Felizmino
Visitante
Priscila Felizmino

Ola, estou tentando engravida, fiz uma bateria de exame deu Trichuris Tricuria, comprei Albendazol, … ate ai tudo bem, gostaria de saber se depois de tomar o medicamento demora muitos meses para engravidar ja que estou tentando ?

Anonimo
Visitante
Anonimo

Olá Silvano,
Eu estava com suspeitas de vermes e minha Gastro me receitou albendazol por três dias e na segunda noite me deu uma dor abdominal muito forte nem consegui dormir direito, mas ela nao pediu exames para saber se estou com vermes, só essa dor forte já quer dizer que estou com vermes? Tive muito quando criança e tenho medo hoje tenho 29 anos e como almoço fora ela pediu para eu tomar, estou no caminho certo?
OBrigada pela atenção.

nique
Visitante
nique

na gravidez quando constatado verme ? que tratamento deve ser feito para eliminar o parasita ?

Mauro Lord
Visitante
Mauro Lord

Olá doutor Silvano. Que tipo de médico seria responsável pelos exames que detectam parasitas intestinais? Eu prefiro procurar uma clínica porque não confio em postos de saúde. E preciso fazer endoscopia em toda suspeita ou só as fezes já indicam? Obrigado!

Jailson Gilberto
Visitante
Jailson Gilberto

Bom dia,o verme ascari lumbricoide pode causar perca de peso pois decaiu minha massa corporal, sonolência,muita dor na parte inferior do estomago, dificuldade para defecar e dores de cabeça, assim como todos após tomar Albendazol esperava que saísse inteiro mais pelo que vir nos comentários sera o contrario sairá desentregrado é isto? agradeço resposta.

Silvano Vilela
Visitante
Silvano Vilela

Isso não vai acontecer, fique despreocupada, tome seus remédios. Abraço.

mayane
Visitante
mayane

oi DR. SILVANO estou com medo, ando tendo umas coceiras na garganta sensação de algo subindo horrível, e no reto, medico pediu exame de mif. resultado: raros cisto endolimax nana. estou com medo de tomar remédio, e sair enteira ou viva. me ajuda, o que eu faço?? ainda não mostrei o resultado para o medico. bjs responda-me por favor!

Silvano Vilela
Visitante
Silvano Vilela

Os medicamentos usados hoje em dia, não agem desta forma, provocando a saída, mas são destruídos. Somente casos esporádicos, mais raros, de infecção com alta verminose pode causar saída. Abraço.

Deise
Visitante
Deise

olá silvano a medica me receitou o albendazol e o secnidazol ela disse que era para tomar o albendazol durante tres dias um em cada noite e o secnidazol ai é que ta se eu nao me engano ela me disse para dar uma pausa de 7 ou 6 dias e depois tomar o secnidazol junto os dois de uma vez. o que vc acha sobre a pausa é preciso ou nao? e estou com muito medo de tomar pois sinto muita dor na barriga e to com muito medo mesmo, vi uma menina em uma clinica dando convulssao por… Read more »

Tatiana
Visitante
Tatiana

Boa tarde ,tomei albendazol corre o risco do verme sair inteiro? estou apavoradaa grata.

Silvano Vilela
Visitante
Silvano Vilela

Sim deve continuar, mas estes medicamentos atuais não agem para eliminar vermes, mas dependendo da parasitemia pode ocorrer esta liberação.

Andreia
Visitante
Andreia

Olá! meu filho de 2 anos ultimamente reclamava muito de dores abdominais,nauseas,e dores no anus,levei ele no pediatra,foi receitado mebendazol 3 dias e metronidazol 5 dias,mas ainda não fiz os exames de fezes por conta das festas de fim de ano.mas dei os medicamentos e dés do 1 dia notei umas lagartinha,algumas tem 1 cm outras 3 cm e indeterminado. já faz 5 dias que ele ta soltando essas vermes, e agora parece que elas estão maiores. me ajude,,,to muito preocupada. e normal….posso continuar a dar o mebendazol.

disqus_bXhwwLUtOd
Visitante
disqus_bXhwwLUtOd

Dr…pode tomar albendazol e secnidazol juntos? Há alguma complicação? É eficaz?