VeinSeek Pro é um aplicativo para localização de veias, usa o smartphone para melhorar a visualização, funciona como um venoscópio, útil para punção venosa, coleta de sangue, não profissional ou estudos e como curiosidade. Ele transforma a câmera comum do seu celular em um dispositivo de visualização de veia sem a necessidade de equipamentos externos. Realizei uma avaliação do aplicativo, veja o review, como ele funciona, fotos do procedimento, minha opinião sobre o app e dicas de uso.

Usei VeinSeek Pro app para localização de veias, confesso que a princípio eu não acreditava muito que pudesse ter algum efeito prático, entretanto, o aplicativo realmente me surpreendeu. Não quero dizer com isso, que ele seja a solução para os problemas de localização de veias, na realidade nem mesmo equipamento com maior tecnologia embutida como VeinViewer oferece solução completa, mas o app é interessante.

O aplicativo VeinSeek Pro

Visando essencialmente realizar a avaliação do aplicativo e escrever este review aqui no site, adquiri e baixei por USD 4.99.

Mas depois que realizei os testes resolvi deixar o app instalado no meu aparelho, ele realmente tem uma boa utilidade.

O smartphone que usei para realizar os testes foi um iPhone 6S IOS 10.3.3.

Como é o funcionamento do App

O VeinSeek Pro aproveita os princípios de imagem multiespectral e as propriedades ópticas intrínsecas da pele, favorecendo visualizar a veia.

A mágica ocorre ao aumentar o contraste de absorção de oxihemoglobina ou desoxihemoglobina e reduzindo a contribuição da luz refletida superficialmente para a imagem geral.

O processo de iluminação ocorre removendo o sinal das camadas superficiais da pele, estruturas mais profundas podem ser visualizadas.

VeinSeek Pro e VeinSeek Android são publicados pela VeinSeek, LLC.

VeinSeek Pro está atualmente disponível para iPhone e outros dispositivos iOS e dispositivos Android, Aqui no link a página do app.

Veja um vídeo de uso do Aplicativo.

Já escrevemos sobre outros sistemas de iluminação para visualização de veias, como o equipamento VeinViewer.

Enquanto estes dispositivos emitem luz de canal vermelho ou verde, o app converte em preto e branco e, em seguida, remove os valores de brilho da imagem.

Como usar o aplicativo VeinSeek

O usuário pode ativar o aplicativo no botão on/of, depois aciona um controle deslizante e ativa a lanterna para locais de pouca luz.

Também permite capturar uma foto exatamente do que você está visualizando.

Movendo o controle deslizante para o lado direito da tela é possível ajustar o contraste para vários tipos de pele e também de iluminação.

Fotos e resultados de uso do app

Veja aqui algumas fotos que realizamos do procedimento de visualização de veias. As duas primeiras imagens são do braço e a terceira, do pé do meu filho de 8 anos.

imagem do app veinSeek veiasimagem do app veinSeek busca veiasimagem do app veinSeek veias do pé

Minha dica sobre o app

Uma dica que pode ser útil quando o local de coleta de sangue ou aplicação de injetáveis é fixo, poderia colocar o aparelho em uma base suporte.

Uma haste firme que possa manter o celular a uma certa distância, e assim ajusta a visualização no botão de controle.

Uma haste flexível pode ser ideal em uma sala de coleta de sangue.

Um suporte para o smartphone possibilita manter as mãos livres, facilita a manipulação de seringas e tubos de ensaio.

suporte celular para usar aplicativo coleta de sangue

Outra dica importante, use o aplicativo em um local bem iluminado, favorece a visualização, e obtenção de melhores resultados.

Encontrei outro app que se propõe realizar o mesmo procedimento, veincamera.

Entretanto, a imagem gerada foi muito ruim e os controles complicados e desconexos, além de aquecer demasiadamente o celular.

Opinião final

Se você tem condições para adquirir um equipamento venoscópio que está disponível no mercado, sem dúvida é o ideal.

Entretanto, se não tem necessidade premente de um equipamento, mas gostaria de algo mais simples.

Seja por curiosidade, estudos escolares ou uso esporádico, o app é ideal.

Para o que se propõe, o aplicativo cumpre o que promete, pode sim ajudar encontrar aquela veia para puncionar melhor.