Triglicérides, fator de risco para doença coronariana

Indicadores para buscas: Triglicérides, triglicerideos, gordura, sangue, exame, valores normais, coronariana, trigliceridemia.

Os triglicérides são produzidos no fígado utilizando glicerol e outros ácidos graxos. São transportados no sangue por VLDL e LDL. Os triglicérides em conjunto com Colesterol são úteis na avaliação do risco da doença arterial coronariana.

Quando ingerimos gordura, conseqüentemente o nível de triglicérides no sangue aumenta. É importante fazer um jejum de 12 horas antes da coleta do sangue para realizar o exame triglicérides.

 

Níveis aumentados são encontrados na Síndrome nefrótica, obstrução biliar, na ingestão elevada de álcool, induzido por drogas (estrogênios, contraceptivos orais, prednisona, etc) no hipotireoidismo, diabetes e gravidez. Níveis muito aumentados sem uma causa identificável refletem hiperlipoproteinemia congênita e necessitam de realizar outros exames para confirmar o diagnóstico.

Os níveis baixos estão relacionados a ma absorção, ma nutrição e hipertireoidismo.
Valores de referência (ou “valores normais”)

  • menor que 10 anos: menor ou igual a 100 mg/dl: desejável
    • maior que 100 mg/dl : aumentado
  • 10 a 19 anos : menor ou igual a 130 mg/dl: desejável
    • maior que 130 mg/dl : aumentado
  • adultos : menor que 150 mg/dl : ótimo
    • 150 a 200 mg/dl : limítrofe
    • 201 a 499 mg/dl : alto
    • maior ou igual a 500 mg/dl: muito alto

Modificações da dieta são muito eficazes no controle dos triglicérides, diminuir a ingestão de açúcares, evitar ingestão de bebidas alcoólicas, e refrigerantes não dietéticos.

Exercícios físicos são muito recomendados para os que apresentam triglicérides elevados.

O ômega-3, presentes nos peixes, constituem alimentos importantes para quem precisa reduzir triglicérides.

As fibras encontradas em hortaliças (folhas e legumes) e frutas frescas colaboram para diminuir a absorção de gorduras.

Os medicamentos usados atualmente: niacina, estatinas e fibratos.

Os exames para avaliação podem ser feitos nos laboratórios de referência ou usar tiras de medir triglicérides, geralmente potes com 25 tiras.

Atualização:

O Neto, leitor deste blog, solicitou informações sobre o equipamento ou monitor para que depois que pingar uma gota de sangue na fita possa levar ao medidor de GCT e este informará o resultado.

Este texto foi útil? ⭐⭐⭐⭐⭐

Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 71

Triglicérides, fator de risco para doença coronariana
Compartilhe este texto

Sobre o autor

romero
Visitante
romero

ola meu colest esta 193, meu trlglic estava 478. tomei remédio fiz muita ginastica abaixou para 305, mais ainda me sinto estranho, tontura,pouco enjoado. isso é por que esta alto ainda.

valquiria
Visitante
valquiria

Fiz exame e meu triglicerideos deu 1.521, depois de uma semana sem tomary medicametos algum, fiz dentro e deu 116, como pode isso

rosemeire
Visitante
rosemeire

dr….meu colesterol total ta 229 e o trigli 139 ta alto? me ajuda

vera lucia
Visitante
vera lucia

Boa noite tenho 42 anos meu exame de triglicerideos deu 34,23 tem algum problema achei meio baixo???

Vania Alves
Visitante
Vania Alves

fiz alguns exames e estou um pouco preoculpada com isso, foram de colesterol total 225,00mg triglicerideos 104mg ureia 21,00mg glicose jejum 75,00mg creatinina 0,69mg, gostaria de saber se estou com diabetes, obrigado.

Silvano Vilela
Visitante
Silvano Vilela

Sandra este seu caso pelo que conta, necessita primeiro de medicamento, dieta com uma nutricionista e exercícios.

sandra
Visitante
sandra

tenho 40 anos e o ultimo exame q fiz foi desesperador ta tudo alterado,diabetes,colesterol ruim ta alto o bom ta baixo,e o triglicerides ta 1208mg/dl como vcs podem me ajudar

Silvano Vilela
Visitante
Silvano Vilela

Armando, realmente o organismo tem uma tarefa difícil mas a medicação é necessária pois os benefícios são muito maiores do que a retirada, mas quanto aos medicamentos o seu médico está lhe acompanhando, siga sempre as recomendações, só ele sabe como está o seu quadro. Uma coisa importante e que pode ajudar muito é aliar a este tratamento um acompanhamento com uma nutricionista na sua cidade. Abraço.

armando mendes
Visitante
armando mendes

Ola Silvano, gostaria de saber se vc poderia me ajudar, sou soropositivo e a 1 ano que estou medicado por um ARVs Kaletra que aumenta os niveis de trigliceris no sangue, passei toda minha situação ao cardiologista, os niveis de trigliceris estavão 350, o medico passou um tratamendo com (ciprofibrato 100mg) uma vez ao dia depois da janta, apos tres meses de tratamento parei de tomar e um mes apos ter parado fiz o exame de sangue novamente que resultou em 299, ate começei a malhar mas o medico me receitou hj que é para tomar esta mediação continuamente por… Read more »

Silvano Vilela
Visitante
Silvano Vilela

Por favor veja nossas regras de comentários. Abraço.

Ronaldo de Lima
Visitante
Ronaldo de Lima

Ronaldo Lima
Meu triglicérides está 320. Tenho 43 ano já tive 2 AVC será que estou em área de risco.

Missionária Helena Torres Torr
Visitante
Missionária Helena Torres Torr

o meu teu 208 , então esta alto ?

doralice pereira
Visitante
doralice pereira

Tenho 63 anos e meu teglicerides esta quase 650,o que fazer?

EDSON CALIXTO SOARES
Visitante
EDSON CALIXTO SOARES

Boa tarde o meu triglicerides é de 490 mg/dl antes estava em 570 sinal que esta baixando sem uso de remedios, pergunta é melhor usar medicamento e mudar o ritmo de vida ou não usar e continuar com a mudança, tenho acompanhamento médico mas quero uma segunda opnião se puder é claro. Glicose esta em 98 mg/dl HDl, LDL, VLDL não tenho valores pois foi prejudicado o exame devido o trigliceredes alto. Foi isso o informado pelo médico. Aguardo resposta. Grato e parabéns pelo Blog.

priscila menezes
Visitante
priscila menezes

ai que tenso…o meu é de uma criança de 10 anos… :S
peguei meus exames hoje, e o meu triglicerídeos estão em 49,00mg/dl o.O

elinda
Visitante
elinda

Meu filho tem 16 anos e está com os triglicedios no valor de 497 mg/dL , estou muito preoculpada, o médico passou um medicamento (ciprofibrato 100mg) e não deu uma dieta pra ele fazer, só diminuir os salgados e lendo as informações, percebi que são muitos os alimentos. O que vc me diz a respeito.

Wellington de Paula
Visitante
Wellington de Paula

Prezados, meu triglicérides, esta se mantendo em torno de 450 a 475, já faz mais de um ano … eu pratico execicios por 3 a 4 vezes por semana, como muita fruta, normalmente não como sem salada, normalmente tomo café e suco com adoçante, não sou muito aprecisador de docês, costumo comer peixe pelo menos uma vez por semana, como carne vermelha quase todos os dias, mas moderadamente e tomo cerveja umas 3 vezes por semana, de acordo com o texto acima, mantenho uma diéta mais ou menos dentro do padrão, porque então o triglicérides, vem mantendo os valores alto?

Cristina
Visitante
Cristina

Ola, gostei das materias dos comentarios. Meu marido tem conseguido superaçoes surpreendentes em relação ao triglicerideo. Ano passado chegou a 1900, depois baixou para 1400, 900 em dezembro e agora chegou ao record de 3856. Sei que os riscos são ligados ao coração, o que gostaria de saber é se existe um limite que indique isso,pois ele já toma remedios,mas bebe e não leva a almentaçào a serio. Acho que nosso medico vai enfartar quando ver esse resultado.

jaquelline cavesso
Visitante
jaquelline cavesso

bom dia! tudo bem?
então meu triglicérides era em torno de 350 a 450. deixei de tomar o medicamento por uns dois meses e ele disparou para 819.alem do medicamento e da dieta, é precisos fazer exercícios?

RENATO ALVES
Visitante
RENATO ALVES

Bom Dia! Recentemente fiz exame e foi constatado, um alto valor de 512mg do meu Triglicérideos,tenho 43 anos,peso 86kg e 1,73 de altura. Bom, o meu médico, meu receitou o Remédio LIPLESS, e me mandou, tomar 02 compridos por dia, sendo 01 comprido pela manhã e outro pela noite. Estou também, por conta própria, tomando Chá de PATA DE VACA. Gostaria que me mandasse respostas e ou comentários para o meu Email Pessoal: flan..@yahoo.com.br Desde de já, os meus agradecimentos, Renato Alves.