Teste rápido para HIV, coleta de sangue em papel de filtro e outras novidades

O ministério da saúde anunciou esta semana que irá realizar mudanças nas normas de fluxograma dos exames para diagnóstico de HIV, além disso, vai disponibilizar o exame através da coleta de sangue em papel de filtro especial, dispensando a necessidade de refrigerar o material, sendo possível enviar via correio para o laboratório de referência que vai realizar o teste. O sangue será coletado no centro de saúde de seu município e vai receber o resultado neste mesmo local. O teste rápido para HIV também será realizado mais frequentemente, o acesso ao teste será mais fácil, informa o MS.

O teste rápido para diagnóstico do HIV é um bom método para triagem de pacientes, possibilita realização do teste em locais que não contam com laboratório para realizar a análise, se for detectado algum caso o procedimento de confirmação garante segurança no resultado

A data do anúncio coincidiu com um caso ocorrido na unidade de saúde que eu trabalho, serve para ilustrar este fato de que 255 mil brasileiros estejam infectados e não tenham feito o teste. O caso é rápido, acompanhe.

Deu entrada no hospital relatando algumas dores, febre e tosse um paciente de 36 anos, o médico solicitou a internação. No outro dia uma técnica de enfermagem estava ministrando os medicamentos que estavam prescritos pelo médico quando se feriu levemente com um material hospitalar usado neste paciente, um acidente de trabalho. Prontamente a equipe da CCIH foi acionada para realizar os procedimentos de notificação indicados para estes casos, e o laboratório para realização do exame teste rápido de HIV e exames de hepatite B e C.

Ao realizar a análise do sangue do paciente fonte, foi detectado no teste rápido de HIV um resultado positivo, sendo necessário que a técnica iniciasse terapia antirretroviral de emergência. Vamos aos detalhes. O rapaz não sabia que era portador do vírus, nunca tinha feito um exame. Vamos mais longe. A esposa dele também acusou resultado positivo, ficou indignada com o marido. Felizmente quando realizei os exames dos 3 filhos, de 11, 13 e 15 anos apresentaram resultado negativo para HIV.

Fica claro que muitos brasileiros são portadores do vírus e não sabem, e quanto mais cedo diagnosticar, mais cedo pode iniciar a terapia antirretroviral, maior a expectativa de vida. Faça o teste, não fique com receio de saber o resultado.
Sobre as resoluções e consulta pública

1) Ficam revogadas integralmente a Portaria GM/MS Nº 59, de 28 de janeiro de 2003 e a Portaria SVS/MS Nº 34, de 28 de julho de 2005.

2) Proposições para as mudanças.

Este texto foi útil? ⭐⭐⭐⭐⭐
Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 50

Teste rápido para HIV, coleta de sangue em papel de filtro e outras novidades
Compartilhe este texto

Sobre o autor

avatar
Ag Agatha
Visitante
Ag Agatha

Por favor, pode me passar o link oficial sobre a revogação da portaria 59????

thays
Visitante
thays

Eu e meu marido fizemos alguns exames de sangue incluindo HIV 1 e 2? Porque ele nao pode ter filhos no procedimento normal ja provados com exames,e estou em andamento para uma inceminaçao,ja fazem 3 anos de casados e sempre um relacionamento fiel,fui buscar os resultados,o laboratorio entregou os exames do meu marido,que graças a Deus esta tudo bem,HIV 1 e 2 Negativos ,e o restante tudo normal,e os meus tive que fazer uma nova coleta em 3 tubos para confirmaçao que dizendo o laboratorio tinha dado alguma coisa,mais estou desesperada pq mesmo com a confirmaçao o laboratorio nao me… Read more »

trackback
IOC propõe teste para hepatite B em papel de filtro nos exames anti-HBc, anti-HBs e HBsAG

[…] o diferencial na coleta do material biológico, será em papel de filtro, como ocorre em um teste para exame de HIV, facilitando a obtenção da amostra e transporte do […]

Brenda
Visitante
Brenda

Eu novamente! Na verdade não sei se é usado esse tampão de corrida, mas em todos os sites que vejo que falam do kit, precisa usar algum diluente ou reagente.

e no meu caso ela nao usou NADA!!! apenas a gota de sangue.

E agora?? eu devo repetir o teste??

Joao Pedro
Visitante
Joao Pedro

Bom dia dr.Tive uma situacao de risco a mais ou menos 5 meses fiz 4 testes 2 tipo elisa convencional e 3 testes rapidos no cta todos deram negativos em 4 meses mas sinto minha garganta doendo dores pelo corpo e articulacoes , pes e maos.Vou fazer um exame com 5 meses e 25 dias estou apavorado dr .Me de uma Luz…

Olavo
Visitante
Olavo

Seu relato foi transferido para o post sobre sexo oral e aids.

Alberto
Visitante
Alberto

Olá,
Fiz sexo oral num homem.
To apavorado.
Com quantos dias posso fazer o teste para hiv?
Sei q tem a janela imunológica, mas com 2 semanas fiz o teste e deu negativo. Sei que devo fazer daqui um tempo, mas este negativo que deu serve para me tranqulizar um pouco?

Tipo……. exame até duas semanas poderia detectar algo se eu tivesse contraido hiv?

Obg

Eduardo
Visitante
Eduardo

Eu fiz um exame de sangue para saber sobre a doença de chagas, mas graças a Deus deu tudo limpo ou seja não tinha nada, é que foi detectado um problema em meu coração, tour tomando um medicamento já, e tomo carbamazepina para convulsão, desde um mês e meio mais ou menos estou tendo problemas, como três convulsões em pouco tempo logo depois que comecei a tomar esse medicamento será que tem algo a ver com o medicamento, fiz três exames de sangue esses exames acusaria só a doença especifica ou acusaria qualquer outra doença como o vírus HIV? pergunto… Read more »