Telemóveis – Cuidando de úlceras, escaras e pé diabético consultando especialista no celular

Um exemplo do uso da tecnologia em saúde será visto em breve no noroeste da França – Uma rede regional de teleassistência começa a operar, a medicina sem fio vai ajudar no cuidado de feridas crônicas: úlceras de perna, escaras e pé diabético. Principalmente por ser um local onde não contam com muitos médicos especialistas, outros profissionais de saúde serão treinados para fazer a ponte entre médico e paciente.

Cerca de vinte enfermeiros serão treinados e equipados com um celular telemóvel 3G, sendo que cada profissional treinado cuidará de 10 pacientes. Com este telemóvel que estará equipado com software preparado especificamente para este fim, a enfermeira cuidadora treinada irá gravar vídeo da ferida informando características da úlcera a ser tratada.

A enfermeira irá fazer conexão pelo celular com um outro profissional, também enfermeiro, este por sua vez, especialista em gestão de cuidados de feridas que receberá as imagens. O enfermeiro especialista irá acompanhar o tratamento verificando se tudo está sendo feito corretamente e fornecer seu parecer. Este profissional terá o apoio uma vez por semana de um especialista em dermatologia, e uma vídeoconferência será realizada também uma vez por semana com todos os envolvidos no tratamento.

Apicrypt, uma ferramenta segura para transmissão de mensagens, criptografa as informações médicas confidenciais que circulam via e-mail deixando médicos, enfermeiros e pacientes mais tranquilos quanto ao sigilo.

O software irá confrontar imagens do início do tratamento com imagens do último curativo realizado, possibilitando que todos verifiquem a evolução e melhora do paciente.

A qualidade de vida de profissionais de saúde e pacientes pode ser melhor quando inserimos a tecnologia no cotidiano das pessoas.

Outra comodidade, o paciente pode ficar em casa, não é necessário deslocar até uma unidade de saúde todos os dias para fazer o curativo, a profissional de saúde vai até seu lar para fazer todos os procedimentos necessários, que será avaliado pela equipe de tratamento, economia de tempo e dinheiro para o paciente.

Este texto foi útil? ⭐⭐⭐⭐⭐

Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 52

Telemóveis – Cuidando de úlceras, escaras e pé diabético consultando especialista no celular
Compartilhe este texto

Sobre o autor

avatar
trackback
Silvano Vilela

Obrigado @logMed por RT em Telemóveis – Cuidando de úlceras, escaras e pé diabético consultando especialista no celular http://migre.me/Zvvq

trackback
Iara Grisi

RT @silvanocv: Telemóveis – Cuidando de úlceras, escaras e pé diabético consultando especialista no celular http://migre.me/ZlRV

trackback
Silvano Vilela

Telemóveis – Cuidando de úlceras, escaras e pé diabético consultando especialista no celular http://migre.me/ZlRV