Somatostatina, como é a coleta do sangue e quais resultados com níveis normais e alterados

Este exame busca identificar os níveis de somatostatina que é um hormônio proteico, ele inibe a secreção do hormônio de crescimento, além dele os seus análogos sintéticos são aplicados clinicamente visando o tratamento do gigantismo e acromegalia por ter a capacidade de inibir a secreção do hormônio de crescimento – GH. Veja como deverá ser a coleta do sangue e quais os resultados com níveis normais e alterados.

Somatostatina foi encontrada inicialmente em extratos hipotalâmicos e depois em diversos tecidos, incluindo pâncreas, trato intestinal e locais do sistema nervoso central, não no hipotálamo. Também é possível tratar várias condições de neoplasmas. Tendo a Somatostatina a capacidade de inibir o hormônio do crescimento, este teste laboratorial é útil nos casos de avaliação de déficit de crescimento ou de gigantismo.

Como coletar o material para fazer exame de somatostatina

Quando o médico solicita o exame de somatostatina é importante procurar o laboratório em que irá realizar o teste para obter as informações específicas que eles solicitam.

Porém, podemos ter algumas dicas básicas para a coleta deste teste. O material biológico que será utilizado será o sangue, coletado da veia do braço.

É necessário realizar um jejum de pelo menos 4 horas antes da coleta do sangue.

Ligue e marque no seu laboratório de confiança o dia e horário para coleta do sangue. Não se esqueça de levar o pedido de exame que o médico lhe entregou no momento da consulta.

Além do pedido de exame, não se esqueça de levar um documento pessoal e se for realizar por meio de algum convênio leve a carteirinha para o preenchimento da guia.

Ao chegar no laboratório, se encaminhe até a recepção para preencher seu cadastro. Informe no atendimento se estiver tomando medicamentos.

Não se esqueça de solicitar os dados com login e senha para posteriormente possa retirar seus resultados de exames pela internet.

Depois de completar o procedimento de cadastro o atendente irá solicitar que aguarde até ser chamado para a coleta do material biológico.

Alguns minutos depois será chamado para a sala de coleta. O agente coletador irá pedir mais algumas informações e confirmar alguns dados.

A coleta do sangue

O agente coletador irá retirar o sangue colocando um torniquete no braço e depois inserindo uma fina agulha na veia.

Após aspirar o sangue o material é colocado em tubos de tampa roxa. A agulha é retirada e um algodão é colocado no local da coleta da amostra.

O sangue acondicionado em tubos de ensaio é levados para o setor de análises imunológicas.

O paciente é liberado. Agora basta aguardar o dia que o exame ficará pronto e estará liberado para ser impresso na internet ou retirado no próprio laboratório.

Valores normais e alterados do exame somatostatina

O teste normalmente é realizado pelo método de radioimunoensaio.

Os valores normais para este teste devem estar com os níveis inferiores a 16 pmol/L.

Valores maiores que 16 pmol/L indicam índices alterados, porém o médico irá avaliar este valor em conjunto com os dados clínicos e dizer se este resultado é condizente com a suspeita clínica.

Quanto maior for o nível de Somatostatina, pode-se imaginar que ocorra uma redução do GH, portanto a análise deste hormônio de crescimento também deve ser realizada.

Este texto foi útil? ⭐⭐⭐⭐⭐
Avaliação média: 0
Total de Votos: 0
Somatostatina, como é a coleta do sangue e quais resultados com níveis normais e alterados
Compartilhe este texto

Sobre o autor

avatar