Significado de um resultado positivo no exame Anti HBs de hepatite, doença ou imunidade

O Anti-HBs é um anticorpo que confere imunidade contra o vírus da hepatite B, muitas vezes somente este resultado é positivo entre todos aqueles solicitados pelo médico para diagnosticar hepatite B, HBsAg, HBc IgG e IgM, Anti-HBe, HBeAg, este resultado positivo causa um susto na pessoa que observa o exame, logo pensa que tem hepatite, que está doente, mas não é nada disso, o resultado positivo no teste Anti HBs, acima de 10 mUI/ml, significa que a pessoa está imunizada contra o vírus da hepatite B, por ter tomado a vacina ou por ter tido contato com o vírus HBV no passado.

Os testes Anti HBs podem ser utilizados para verificar a resposta imunológica do organismo depois de vacinado contra a hepatite B. O resultado do exame Anti-HBs para a avaliação quantitativa da resposta imune após a pessoa receber a vacina possibilita verificar respostas fracas (aumentou os anticorpos mas ainda não está com valor acima de 10 que representa imunidade mínima) ou até mesmo não respostas (dose da vacina não causou desenvolvimento de imunidade), além de acompanhar alterações da quantidade de anticorpos gerados por esta vacina.

Como o resultado é liberado pelo laboratório

O resultado positivo é liberado pelo laboratório quantitativamente, geralmente desta forma: Anti-HBsPositivo 80,0 mUI/ml.

Do lado (na frente) ou logo abaixo, os valores de referência, apenas informam quais os valores normais deste teste. Não reagente ou negativo = menor que 10 mUI/ml, e reagente ou positivo = acima de 10 mUI/ml).

Portanto, este resultado de 80,0 é um resultado positivo, está com valor acima de 10 mUI/ml o que confere imunidade relativamente boa ao vírus da hepatite B.

Significado do resultado anti HBs positivo e negativo

Se o Anti-HBs deu negativo, esta pessoa pode pegar Hepatite B, ela está susceptível a contrair o vírus HBV e deverá se vacinar. Logo abaixo vou explicar sobre a vacina, mas se der um resultado positivo, estará protegido, provavelmente por ter tomado a vacina, ou por ter entrado em contato com o vírus da hepatite B.

Alguns pesquisadores consideram um imunidade ideal quando o valor está acima de 100 mUI/ml.

Neste caso, o nível de título geralmente aceito associado como nível mínimo de proteção contra o VHB é entre 10 a 100 mUI/ml. Entretanto, acima de 100 mUI/ml seria uma imunidade perfeita.

Um nível de titulação entre 10 e 100 mUI/ml pode ser uma indicação para a revacinação de pacientes imunocomprometidos.

Incluímos abaixo uma tabela simplificada segundo Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais/SVS/MS, para favorecer a interpretação dos seus resultados de exames de sangue. São 4 situações com exames HBsAg, Anti HBc Total e o Anti HBs que ajudam no diagnóstico.

exame Anti HBs positivo imunidade

O resultado positivo para Anti HBs proveniente de contato com o vírus – Pode ter causado no passado sintomas como mal-estar, cefaleia, febre baixa, anorexia, náuseas, vômitos, icterícia. Porém, pode ser que estes sintomas tenham sido muito discretos, mesmo assim o organismo produziu anticorpos contra o vírus da Hepatite B, e hoje está imunizado ou minimamente protegido.

A imunidade proveniente de contato com o vírus da hepatite B é conferida contra o subtipo que a pessoa entrou em contato. Nem toda imunidade conquistada pode perdurar por toda a vida, a quantidade de anticorpos pode reduzir e não conferir mais imunidade.

Anti HBs positivo em doadores de sangue

Caso o doador de sangue tenha recebido seus resultados de exame depois de ter feito uma doação, entre eles o exame Anti-HBs deu positivo e o Anti-HBc positivo, indica que ele já entrou em contato com o vírus da hepatite B, está protegido, mas para doação de sangue está excluído, não pode doar mais.

Caso o resultado do Anti-HBs seja negativo – A vacina

Para finalizar, vamos ver as recomendações para casos de resultado negativo no exame Anti-HBs.

A vacina está disponível nos postos de saúde da rede SUS para faixas etárias específicas e para situações de maior vulnerabilidade.

Pode ser aplicada em qualquer idade. Situações de vulnerabilidade – As situações como acidente de trabalho com material biológico em profissionais de saúde, os doadores de sangue, pacientes com nefropatias, usuários de drogas, profissionais do sexo, bombeiros e policiais, carcereiros, presidiários, coletadores de lixo e outros vulneráveis.

A vacina é dada em 3 doses, com intervalos de 30 dias da primeira para a segunda dose e 6 meses da segunda para a terceira dose.

A vacina protege contra todos os subtipos diferentes do vírus da hepatite B.

Os títulos caem, muitas vezes rapidamente, após a terminar a série de vacinação contra o HBV. Os títulos mais altos de anti HBs geralmente ocorrem um mês após a vacinação de reforço, com um declínio acentuado nos próximos 12 meses e um lento declínio a partir de então. O nível de título geralmente aceito associado ao nível mínimo de proteção contra o VHB é de 10 mUI/ml, embora isso seja discutível.

Fique atento, tome a vacina.

Atualização: Veja também uma tabela mais detalhada de resultados dos testes e estágio, evolução da infecção.

tabela-hepatites-anti-hbs-exame

Destacado em azul na tabela você pode acompanhar na evolução da infecção casos positivos de anti HBs imune infecção passada e imune resposta vacinal.

Até mais.

Este texto foi útil? ⭐⭐⭐⭐⭐
Avaliação média: 4.72
Total de Votos: 90

Significado de um resultado positivo no exame Anti HBs de hepatite, doença ou imunidade
Compartilhe este texto
avatar
  Subscribe  
Avisar para
Carla
Visitante
Carla

Excelente artigo! Muito obrigada! Acabei de pegar meu exame, fiquei preocupada. Fui pesquisar no Google, e achei o artigo. Agora estou tranquila, graças a Deus!!!!!

Gabriella
Visitante
Gabriella

Bom dia doutor meu resultado da hepatite saiu assim oque isso significa???
Valor de referência: Superior a 10,0 mUI/mL – Reagente                                           -Nota: Valores maiores que 10 mUI/mL, podem indicar protecao contra a infeccao.

Paulo
Visitante
Paulo

Doutor muito boa tarde.. meu meu exame periodico anti-hbs deu 438,3 mul/ml estou um pouco preocupado com isso agradeço…

Caio
Visitante
Caio

Olá, Dr. Muito bom o seu artigo. Parabéns.
O senhor informou que quem tem anti-hbs positivo é sinal que está curado/protegido mas está impedido de doar sangue…

César nascimento
Visitante
César nascimento

Fiz o exame deu 60,52 mUi/mL, o que isso significa que estou imuni ou estou com a hepatite b?

Roberto Carlos da Cunha
Visitante
Roberto Carlos da Cunha

Bom dia, Dr.
Fiz um exame para Anti-HBS e o valor encontrado foi de 169,3.

Rogerio
Visitante
Rogerio

Meu exame de anti hbs deu 2,00 mas tomei a vacina. O que pode ter acontecido?

Marina
Visitante
Marina

Estou grávida e fez o exame HBsAg e deu reagente e o anti HBS deu reagente também.
Significa que estou com hepatite

Anelym
Visitante
Anelym

Bom dia, Dr.
Fiz um exame para Anti-HBS e o valor encontrado foi de 37,1 UI/L para um valor de referencia: Nao reagente: Inferior a 10 UI/L.

Nalva Alessandra de Paula
Visitante
Nalva Alessandra de Paula

Realizei os exames Anti – Hbc total com resultado positivo 1,12, Anti+HBc IgM com resultado não reagente e também o HBsAg com resultado não reagente. Estou muito confusa, gostaria de saber se estou ou não com vírus da Hepatite B. Obrigada

Silvia Faria
Visitante
Silvia Faria

valores acima de 1000mUI/ml para anti HBs são normais?!

Sonia mara
Visitante
Sonia mara

Meu exame Hbs, anti(Hepatite B) de deu superior a 1.000,00mui/ml

ELZA
Visitante
ELZA

Dr. silvano,
parabéns, pela sua paciência.. as respostas esta no texto e todos fazem a mesma pergunta,,brasileiro gosta de tudo mastigado.. abçs.

Helena Maria
Visitante
Helena Maria

Boa tarde.

O ano passado fiz a análise “Antigénio HBs” que deu positivo (1.36) e o endócrinologista mandou fazer exames mais específicos e deu tudo “naõ reativo”. O médico disse-me que foi um falso positivo e que não tinha hepatite B e que ficasse descansada e aconselhou-me a vacina.

Tomei a vacina em 3 doses que acabei à cerca de 1,5 meses e fiz novamente uma uma análise, “anticorpo HBs” e o resultado foi positivo (>1000.00 mUl/mL)…

GAbriela
Visitante
GAbriela

Ufaaaaaa obrigada quase infartei

Luana
Visitante
Luana

Meu exame deu 122,4 HBS ANTI estou imuni ou estou com o vírus ? Sei lá estou doente ?

Susie Oliveira
Visitante
Susie Oliveira

Boa tarde. Tomei as doses de vacina em 06/2005, 07/2005 e 01/2006. Hoje fiz exames a pedido do meu empregador (area de alimentação) e os resultados apontaram que o HBsAG esta reagente com indice de leitura de 80,64, todos os outros NÃO REAGENTES, portanto hoje estou imune, pelo que vi em seu post. Minha pergunta é se com o passar dos anos, mesmo tendo tomado a vacina ficarei suscetível á doença, pois esta impresso no resultado do exame: …. recomenda-se revacinar após 3 a 6 meses da vacinação, títulos entre 11 e 100. Obrigada

Jane
Visitante
Jane

Meu exame hepatite b: Anticorpo contra o antígeno de superfície (Anti-HbsAg) deu 324.22 reagente. Estou com hepatite ou imune?

Guilherme soares
Visitante
Guilherme soares

Boa noite fiz exames e deu reagente 84,37 mUI/mL
Quer dizer que estou imune ao virus, ou estou infectado?

Douglas Leandro
Visitante
Douglas Leandro

Meu resultado deu
10 mui/ml não reagentes
Reagentes superior ou igual a 10, 00 MUI/ml
Não sei o que significa..
Pode me explicar por favor?