Plaquetas – Como contar e interpretar o resultado

Obs.: Este é um artigo técnico sobre contagem e interpretação de resultado de alteração nas plaquetas circulantes no sangue, isso pode lhe trazer novos conhecimentos, mas se não lhe agradar leia o próximo post.

Referências de busca: O que são plaquetas, trombócitos, coagulação, como realizar a contagem das plaquetas, valores normais, interpretação, aumento, diminuição, alterações.

Plaqueta ou trombócitos são células sanguíneas formadas na medula óssea, a partir de megacariócitos que se fragmentam e estes fragmentos são chamados de plaquetas, por isso são anucleadas, isto é, desprovidas de núcleo. Possuem tamanho de 1,5 – 3,0 micrometros e circulam no sangue como disco achatado, contribui na formação dos coágulos sanguíneos, integrando o processo de coagulação sanguínea.

Os valores de referência das plaquetas em adultos e crianças são de 150.000 a 400.000 por mm3 de sangue.
O aumento das plaquetas pode ocorrer por: doenças mieloproliferativas – LMC, mielofibrose, policitemia vera, doenças inflamatórias – febre reumática, artrite reumatóide, colite ulcerativa, doenças malígnas – carcinomas, doença de Hodgkin e outros linfomas.

Já as plaquetopenias ou diminuição do número de plaquetas podem ser hereditárias como síndrome de Wiskott-Aldrich, de Bernard Soulier e de Fanconi ou adquiridas (púrpura trombocitopênica idiopática secundária a doenças auto-imunes, anemias aplásica e magaloblástica, coagulopatias de consumo, malária, dengue (viroses), leucoses e outras).

Contagem de plaquetas:
Sinonímia: Contagem de trombócitos.
Material: Sangue com anticoagulante EDTA.
Preparo do Paciente: Jejum de 4 horas.

Outros exames que estão relacionados a este: Hemograma, Coagulograma, Prova do Laço, Retração do Coágulo, TS, Testes de Agregação Plaquetária.
Método: Método de Fonio; Contagem em câmara de Neubauer.
1) Método de Fonio
Fazer esfregaços finos, secar e corar pelos métodos habituais. Examinar ao microscópio com objetiva de imersão;
Contar 1000 eritrócitos em diferentes campos, anotando o número de plaquetas encontradas.
Cálculo:
Nº de plaquetas X Nº de eritrócitos por mm3 /1.000= número de plaquetas por mm3 de sangue
2) Método Direto

É realizado utilizando-se a câmara de Neubauer.

a) Líquido diliudor:

Citrato de sódio…………………………………………. 3,8 g
Formol a 40% (formalina)…………………………… 0,2ml
Azul de Cresil Brilhante……………………………… 0,1g
Água destilada…………………………………………… 100ml

Diluição
Pipetar 20 microlitros de sangue e diluir essa quantidade em 4,0 ml de líquido diluidor, dessa forma obtém-se a diluição 1:200. Homogeneizar cuidadosamente;
Carregar a câmara de contagem, colocá-la em câmara úmida para evitar a evaporação (sobre um papel de filtro molhado, cobrir a placa de Petri). Esperar 10 minutos para que as plaquetas se depositem.

Contagem:
Contar as plaquetas em 80 quadrantes (5 quadrados da divisão de eritrócitos) e multiplicar o resultado por 10.000.

Números normais de plaquetas por mm3 de sangue
Adultos e crianças: 150.000 a 400.000

Atualmente grande parte dos laboratórios realizam este exame em aparelhos específicos automatizados (cell dyn, micro 60 entre outros) para contagem destas e de outras células e na realização do hemograma.

Alterações na morfologia das plaquetas:
Plaquetas Gigantes ou Macroplaquetas: Expressam turnover acelerado de plaquetas. São observadas quando há destruição periférica exagerada, como na púrpura trombocitopênica idiopática, tromboses extensas e Síndrome de Bernard Soulier.
Micromegacariócitos: São encontrados nas síndromes mieloproliferativas e mielodisplásicas.

Anisocitose Plaquetária: Plaquetas de tamanho variado (pequenas, normais e grandes) sem predomínio de nenhuma das formas. Vista em situações onde existe aceleração do processo de produção de plaquetas como nas síndromes mieloproliferativas, mielodisplásicas e disfunções plaquetárias.

Plaquetas Dismórficas: Plaquetas de morfologia bizarra como ocorre na síndrome de Bernard Soulier e púrpura trombocitopênica idiopática crônica.

Este texto foi útil? ⭐⭐⭐⭐⭐
Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 68

Plaquetas – Como contar e interpretar o resultado
Compartilhe este texto
trackback
Exame Tempo de Sangramento ou TS, como é feito o teste e motivos de resultados alterados | Plugbr.net

[…] 1 a 9 minutos, o resultado é normal. Resultado de 9 a 15 minutos, indica uma disfunção plaquetária. Para valores acima de 15 minutos é um valor crítico, e o teste deve ser interrompido e exercer […]

Amanda Amorim
Visitante
Amanda Amorim

Minhas plaquetas estao a 274.000
É normal ?
E Eosinófilos a 950 , e no exame o limite é de 300

Ana Cristian Souza
Visitante
Ana Cristian Souza

oi fiz um hemograma de nas plaquetas deu o PDW um pouco acima da media, e a conclusão deu anisocitose plaquetaria, devo me preocupar?

Vera lucia
Visitante
Vera lucia

Minhas plaquetas estão a 156.000 está próximo do mínimo.
É normal??

Hellen Santos
Visitante
Hellen Santos

Doutor eu sou saudável prático esportes e nunca tive problema com saúde raramente, e me deparei com um grave mal estar que levou minhas plaquetas para 90mil e foi comprovado que não era dengue. Tomei remédio para uma suposta sinusite e melhorei um mes depois minhas plaquetas estavam 170mil. Pela base de plaquetes serem 150mil. Vc acredita que elas ainda estão baixas para mim ? tenho 18 anos e meu peso é em torno de uns 63 minha altura 1,65 por aí, e gosto de correr, nadar e praticar diversos esportes , porem as vezes sinto pontadas na cabeça por… Read more »

Adma
Visitante
Adma

Bom dia!
Tenho uma dúvida de resultado de exame. No meu exame deu plaquetas baixas no valor de 73300, mas, glóbulos brancos e vermelhos em níveis normais e monocitos um pouco alto. O que pode ser?

No aguardo,

Obrigada

CELENE
Visitante
CELENE

boa noite DR, MINHA FILHA TEM 03 ANOS E 03 MESES AS PLANQUETAS ELA DEU 135 ESTOU PREOCUPADA E PERIGOSO O QUE DEVO FAZER.

romilda
Visitante
romilda

ola dr meu filho deu as plaquetas no primeiro teste 135 agora deu 117

Adriene Dri
Visitante
Adriene Dri

Oi. Estou com suspeita de dengue. E fiz um exame de sangue. Porém não sei ler o resultado . O q UE maus me xamou atenta o foi,
Contagem de plaquetas deu 217,000/mm3
MPv deu 5,1 fl
E pdw deu 50,3%

Marcia Rosane Reichert
Visitante
Marcia Rosane Reichert

oi minha filha fez varios exames de sangue e as plaquetas deram 481mil isso no mes de março e esse mes ela fez e deu 507mil ela tem 4 anos no mais os outros exames deram normal exeto o colesterol um pouco alterado e ela tem asma leve toma serestide e piemonte…

katia rocha da silva
Visitante
katia rocha da silva

boa tarde minha filha veio apresentando uma alergia e febre fiz um exame de sangue de u plaquetas baixas , uma semana depois repeti o exames e deu plaqueta alta…

Silvano Vilela
Visitante
Silvano Vilela

Sérgio, deve acompanhar com novo exame caso seu médico, observando os sintomas, entenda que seja necessário, mas não é grave, mas deve ficar atento para ver se não reduz mais este número. Abraço.

Sérgio Fonseca
Visitante
Sérgio Fonseca

Ola.. Medi as minhas plaquetas e obtive um resultado de 182.000. Deverei ficar preocupado?

Silvano Vilela
Visitante
Silvano Vilela

Está bom o resultado, abraço.

nelia
Visitante
nelia

olá um resultado de plaquetas 410.50 quando o valor de referencia é até 450.000 é considerado normal?

Silvano Vilela
Visitante
Silvano Vilela

Se é persistente deve ser investigado realmente.

Vania Larissa Loss Baumgarten
Visitante
Vania Larissa Loss Baumgarten

Oi Silvano!

Minha sobrinha tem as plaquetas altas desde os 5 meses de vida. Hoje ela tem uma ano de idade e suas plaquetas estão em 700.000

Estamos aguardando a consulta com um hematologista!

Michelle Concurseira Por Enqua
Visitante
Michelle Concurseira Por Enqua

Ola Eu fiz uma cirurgia bariatria e devido a complicações tive que retirar o baço, fiz um exame recente e minhas plaquetas deram 612, será que é normal?

Silvano Vilela
Visitante
Silvano Vilela

Não é motivo para excluir um postulante ao posto de trabalho.

Maestro Vitor
Visitante
Maestro Vitor

Estou passando por um processo de exames dde um concurso para a função professor e no hemograma consta o VPM 11,10 sendo que a referencia é entre 7 e 10. Poderia ser algo que me colocasse como inapto para a função?