Obs.: Este é um artigo técnico sobre contagem e interpretação de resultado de alteração nas plaquetas circulantes no sangue, isso pode lhe trazer novos conhecimentos, mas se não lhe agradar leia o próximo post.

Referências de busca: O que são plaquetas, trombócitos, coagulação, como realizar a contagem das plaquetas, valores normais, interpretação, aumento, diminuição, alterações.

Plaqueta ou trombócitos são células sanguíneas formadas na medula óssea, a partir de megacariócitos que se fragmentam e estes fragmentos são chamados de plaquetas, por isso são anucleadas, isto é, desprovidas de núcleo. Possuem tamanho de 1,5 – 3,0 micrometros e circulam no sangue como disco achatado, contribui na formação dos coágulos sanguíneos, integrando o processo de coagulação sanguínea.

Os valores de referência das plaquetas em adultos e crianças são de 150.000 a 400.000 por mm3 de sangue.
O aumento das plaquetas pode ocorrer por: doenças mieloproliferativas – LMC, mielofibrose, policitemia vera, doenças inflamatórias – febre reumática, artrite reumatóide, colite ulcerativa, doenças malígnas – carcinomas, doença de Hodgkin e outros linfomas.

Já as plaquetopenias ou diminuição do número de plaquetas podem ser hereditárias como síndrome de Wiskott-Aldrich, de Bernard Soulier e de Fanconi ou adquiridas (púrpura trombocitopênica idiopática secundária a doenças auto-imunes, anemias aplásica e magaloblástica, coagulopatias de consumo, malária, dengue (viroses), leucoses e outras).

Contagem de plaquetas:
Sinonímia: Contagem de trombócitos.
Material: Sangue com anticoagulante EDTA.
Preparo do Paciente: Jejum de 4 horas.

Outros exames que estão relacionados a este: Hemograma, Coagulograma, Prova do Laço, Retração do Coágulo, TS, Testes de Agregação Plaquetária.
Método: Método de Fonio; Contagem em câmara de Neubauer.
1) Método de Fonio
Fazer esfregaços finos, secar e corar pelos métodos habituais. Examinar ao microscópio com objetiva de imersão;
Contar 1000 eritrócitos em diferentes campos, anotando o número de plaquetas encontradas.
Cálculo:
Nº de plaquetas X Nº de eritrócitos por mm3 /1.000= número de plaquetas por mm3 de sangue
2) Método Direto

É realizado utilizando-se a câmara de Neubauer.

a) Líquido diliudor:

Citrato de sódio…………………………………………. 3,8 g
Formol a 40% (formalina)…………………………… 0,2ml
Azul de Cresil Brilhante……………………………… 0,1g
Água destilada…………………………………………… 100ml

Diluição
Pipetar 20 microlitros de sangue e diluir essa quantidade em 4,0 ml de líquido diluidor, dessa forma obtém-se a diluição 1:200. Homogeneizar cuidadosamente;
Carregar a câmara de contagem, colocá-la em câmara úmida para evitar a evaporação (sobre um papel de filtro molhado, cobrir a placa de Petri). Esperar 10 minutos para que as plaquetas se depositem.

Contagem:
Contar as plaquetas em 80 quadrantes (5 quadrados da divisão de eritrócitos) e multiplicar o resultado por 10.000.

Números normais de plaquetas por mm3 de sangue
Adultos e crianças: 150.000 a 400.000

Atualmente grande parte dos laboratórios realizam este exame em aparelhos específicos automatizados (cell dyn, micro 60 entre outros) para contagem destas e de outras células e na realização do hemograma.

Alterações na morfologia das plaquetas:
Plaquetas Gigantes ou Macroplaquetas: Expressam turnover acelerado de plaquetas. São observadas quando há destruição periférica exagerada, como na púrpura trombocitopênica idiopática, tromboses extensas e Síndrome de Bernard Soulier.
Micromegacariócitos: São encontrados nas síndromes mieloproliferativas e mielodisplásicas.

Anisocitose Plaquetária: Plaquetas de tamanho variado (pequenas, normais e grandes) sem predomínio de nenhuma das formas. Vista em situações onde existe aceleração do processo de produção de plaquetas como nas síndromes mieloproliferativas, mielodisplásicas e disfunções plaquetárias.

Plaquetas Dismórficas: Plaquetas de morfologia bizarra como ocorre na síndrome de Bernard Soulier e púrpura trombocitopênica idiopática crônica.

315 COMENTÁRIOS

  1. Olá meu amigo, cá estou eu depois de uma Páscoa bem atarefada! UF
    Família e casa cheia! Mas foi muito bom e espero que também tenha sido para si.
    Um abraço amigo da Daniela

  2. Oi,bom dia para quem lêr este e-mail.
    Eu nós últimos 4 anos, já me submeti a 10 cirurgias, […] meus últimos exames de sangue veem dando um resultado que esta me preoculpando, eu digo em relação as contagens de plaquetas, o último que fiz dia 11/05 deu 247000 e uma obs:
    Hemácias normocíticas e normocrônicas.
    Isto muito me preoculpa, porque eu fiz uma biopsia do osso do rádio direito e deu hosteomielite crõnica,
    nos meus últimos exames de sangue, o médico me disse que eu estava com um pouco de anemia, bom eu gostaria de saber se existe um apouco de animia?
    e se este resultado de plaquetas esta certa.
    Sem mais.
    Desde já meus muito obrigada.
    Aguardo retorno.

  3. Cara Márcia, para se dar o diagnóstico de anemia é preciso que você informe o valor de hemoglobina encontrado no seu hemograma. Quanto ao valor das plaquetas aparentemente parece normal.
    Saudações.

  4. Obrigado Vinícius, eu já tinha respondido para ela, mas só por e-mail e me esqueci de colocar aqui. Esteja sempre a vontade para comentar é acrescentar informação. Abraço.

  5. Olá, sou aluna do curso de Odontologia e gostaria de agradecer ao Plugbr, pois muito me ajudou… a interpretação do coagulograma está bem resumida mas tira muitas duvidas. Abraços

  6. Minha mãe está com as plaquetas baixax 107.000/ mm3, o que será!!!estou preocupada.

  7. Várias patologias podem causar diminuição das plaquetas, geralmente são vistas nas viroses como dengue, e outras doenças como malária, ou doenças patológicas congênitas ou adquiridas e citadas no texto acima. É sempre bom fazer acompanhamento clínico com o médico de sua confiança.

  8. O exame da minha filha mostra que ela está com as plaquetas altas: 512.000 mm3, gostaria de saber o que isso significa, e gostaria de saber também se isso impede que ela faça uma cirurgia para retirada da adenóide. [ via email]

  9. olá, minha filha de 11 anos esta com as plaquetas muito altas, não sei o que e isso, devo me preocupa[edit] resposta via email[/edit]

  10. Uma crianca de 3 anos tem um valor de 530mil mm³ e todos os outros valores do hemograma nomais pode ser alguma doenca grave ou acontece? Res. Andrea, pode ocorrer e ser um fato isolado, mas é interessante que o médico dele seja informado e realizar um acompanhamento clínico observando sintomas e alterações, além de repetir o exame em outra data.

  11. Maristela Martins

    olá, meu filho tem 4 anos e está com as plaquetas baixas 34000 e o diagnostico deu trombocitopenia, o que devo fazer, fiz novos exames e estou esperando o resultado mais estou preocupada, não sei qual é o risco. [resp. via email]

  12. Olá boa tarde porque que quando se fala de plaqueta não se fala de plaquetogênese gostaria de saber mais pois na internet também não tem…

    Zildenia, atendendo seu pedido brevemente estarei colocando aqui no blog, um artigo sobre plaquetogênese – Formação das plaquetas, tudo bem assim? Obrigado pelo contato, estamos aqui para colaborar.

  13. Vera Lucia Costa Leite Peres

    Gostaria de saber o que fazer para aumentar o número de plaquetas. qual o tratamento? Seria apenas transfusão? Meu caso é uma Sindrome Mielodisplásica sem causa determinada, já fiz biópsia e não tenho diagnóstico. Preciso de orientações. Já fiz transfusão de plaquetas e estou me sentindo muito bem, esta com 10.000.
    Obrigada pela atenção.

  14. Para aumento emergencial, só plaquetas, ou longo prazo retirada do fator causador (quando souber qual). Plaquetas ainda muito baixa, seguir tratamento e acompanhamento médico.

  15. Meu exame acusou uma alteração no numero de plaquetas 465.000, gostaria de saber si isso é algum problema grave, pois estou muito preocupada.
    Resp.
    Kátia, aparentemente não se trata de nada grave, mas é sempre bom fazer um acompanhamento deste exame outras vezes e levar ao seu médico para avaliação. Não se preocupe.

  16. Vera Lucia Costa Leite Peres

    Agradeço a atenção!
    Estou usando Heritropoetina de 10.000 3 x por semana, estou muito confiante.
    Obrigada por me atender, tirei muitas dúvidas com a matéria enviada.
    atenciosamente, Vera.

  17. Pergunta: O que é atipia linfocitária e qual a infecção em que é predominante?
    Atipia linfocitária : Como o nome diz são linfócitos maiores que os normais, alteração no citoplasma volumoso e basofílico, núcleos irregulares e com cromatina mais aberta. Ocorre mais em crianças e jovens, principalmente na Mononucleose infecciosa.

  18. Olá, boa tarde minha amiga tem um bebê de 11 meses e a plaqueta dele está muito alta. O que ela deve fazer nesse caso?
    Desde já agradeço pela atenção.
    Obrigada.
    Depende de quanto está, talvez uma anemia tenha provocado (devido a gravidez) tem que acompanhar e avaliar os novos resultados.

  19. como é que ocorre anemia?

  20. preciso de esclarecimento…
    fiz analises e queria saber se estes valores querem dizer algo? visto que não estão dentro da norma..
    alguém me esclarece e despreocupa?
    leucograma:
    leucócitos:11,8 (valor referencia: 3,8-11,0)
    trombocitograma:
    plaquetas:437 (valor referencia: 130-400)

    obrigado!!!!
    Resposta email

  21. Olá !
    Meu filho esta com TROMBOCITOSE com numero de plaquetas em 467,000mm3 o que quer dizer este resultado?

    Obrigado.

    Já respondido via email.

  22. Olá, sou agente de saúde em minha cidade e faço visitas a uma paciente que foi operada de cãncer na mama. Minha pergunta é a seguinte, hoje ela faz quimio e devido a baixa de plaquetas já pela quarta fez não consegue, o nivel de plaquetas está em 36 quando deveria estar em 100.Teria algum meio de aumentar essas plaquetas, já usou alimentos como beterraba, fígado tudo oq podia e nenhuma alteração, gostarai muito de ajuda-la e dar a ela um ãnimo é uma menina nova e adorável. Aguardo resposta.

  23. Silvana, já respondi com mais detalhes sobre plaquetas no seu email, realmente não é muito fácil conseguir este aumento por meio de alimentos, até mesmo medicamentos, mas algumas dicas já foram dadas. Pretendo escrever sobre elas assim que me restar um pouco mais de tempo. Obrigado.

  24. Boa Noite!

    Meu filho de 9 meses realizou o exame de Hemograma Completo. O 1º
    foi no 02/08, e o q veio alterado foi:RDW=36,35 (valor de ref.:28 a 32)
    Leucócitos=19 (valor de ref.:6 a 18)
    Contagem Plaquetas=772 (Valor ref.: 150 a 450)

    O 2º foi dia 07/11: RDW=19,2 (Valor de ref.: 11,5 a 14,5)
    Leucócitos=17.500 ( valor de ref.: 6.000 até 17.000)
    Contagem de Plaquetas=630.000 (Valor de ref.: 140.000 até 500.000).
    A pediatra dele me encaminhou p/ um hematologista, + só consegui marcar p/ o dia 21/11, e antes disso gostaria saber o q poderia ser?
    Obrigado pela atenção!
    Resposta enviada

  25. marialidiacadilhenascimento

    eu tenho trombocitose faço tratamento com injeção interferom 3mm a3anos antes eu tomava hirdreia elas não abaixaram ai passei a usar a injeção estou controlando.

  26. Olá amiga, obrigado pela colaboração e por compartilhar conosco sua experiência, pode ser útil para outras pessoas.

  27. Fabiane Magalhaes

    Oi Bom dia!! Tenho um bebê de 1 anoe 4 meses e os resultado do hemograma dela deu microcitose e anisticitose leve e acontagem de plaquetas de 484mil/mm3 por favor me responda o que isso quer dizer. Obrigada
    Resposta enviada por email, se não acusar recebimento, parece ter erro no email, revise, do contrário respondo aqui. Abraço.

  28. Tenho um primo que em setembro ele fez um exame e deu que as plaquetas dele estavam em 198.000 e agora dia 19/12/2007 ele repetiu o exame e o resulto foi de 170.000 ,ele esta preocupado . o que pode ser e qual o tratamento que ele deve fazer? desde já obrigada pela atenção.
    Colega esta redução não é tão séria, mas sempre passível de acompanhamento com exames laboratoriais conforme solicitações do médico.Pode ser apenas uma redução passageira e natural do organismo e logo tudo Volte ao normal.

  29. Meu pai está com os sintomas da Dengue e suas plaquetas baixaram em 6 dias ao patamar de 59000. O que isso quer dizer?

    Foram feitos 3 exames no intervalo de 6 dias, no 1º. exame a contagem estava normal, 169.000[segundo o paradigma do laboratório]; 2o. exame 79.000.
    Att.
    Rodrigo
    p.s.: parabéns pelo site!
    Rodrigo tem que fazer um acompanhamento médico, nos casos de viroses, como na dengue é normal uma redução no numero de plaquetas, mas está reduzindo muito, no caso dele, tem que fazer um acompanhamento médico (podendo ser dengue hemorrágica) e ai seria caso de acompanhamento rigoroso do paciente.

  30. Minha tia fez um exame de sangue duas vezes e não conseguem contar as plaquetas o que quer dizer isto?? é grave, obrigada

  31. olá, meu Danilo tenho 20 anos e não é de hoje que venho fazendo exames de sngue e minhas plaquetas sempre são diagnosticadas como baixas.
    peguei um resultado dia 28/12 e o numero de plaquetas veio 114.000/mm3,pelo que entendi ainda estão abaixas do normal. devo levar o exame ao médico ainda este mes, mas fiquei curioso por sempre dar a mesma coisa e resolvi perguntar a voce, ‘a algo para fazer com que as plaquetas subam?

    me responda por e-mail se poder
    grato

  32. gostaria de saber se a algum remédio para subir as plaquetas.

    O ideal é ter uma alimentação saudável e rica em ferro e vitaminas, aqui no blog você encontra boas dicas de alimentação. Caso não resolva o médico que está acompanhando seus resultados providenciará outras medidas.

  33. Meu exame de sangue deu assim eosinofilia comprovada e o rdw um pouco alto o que significa?

  34. boa tarde eu acabei de receber meu resultado de gravidez (hcg) e ele deu 10.000 eu queria saber se isso e possitivo?

    deste já agradeço
    Indica gravidez se for caso de suspeita clínica.

    Favor fornecer email coretos para que receba a resposta e não retorne, devido a email errado, tem acontecido de pessoas não receberem emails pois retorna para mim dando erro ao enviar.

  35. Dentro do valor de referencia, mesmo q seja um numero próximo ao valor mínimo, existe razão para se preocupar?

    Tem que fazer um acompanhamento repetindo futuramente, mas geralmente ocorre estas pequenas variações em relação ao valor de referência, não se preocupe.

    Por favor forneçam emails corretamente para que não retorne e não recebam a resposta.

  36. Por favor gostaria de um exclarecimento:
    Tenho uma filha de 3anos e 10 meses e ela iria realizar uma cirurgia de adenoide porém o exame de sangue deu alta das plaquetas 538 mm oque é isso? `Pois a médica me encaminhou ao hematologista e adiou a cirurgia
    Obrigada desde já
    espero uma resposta via email

  37. Cintya Ignacio Santos Veiga

    Tenho um filho de 3 anos e suas plaquetas deram 709.000 em um exame feito na clínica devido a uma gastroenterite. Gostaria de saber se isso é preocupante, e/ou o que devo fazer?

    Grata
    Cintya Ignacio
    Cintya pode ser relacionado ao problema relatado, mas pode ser que esteja presente uma anemia que geralmente vem junto um aumento de plaquetas, ou algum problema de coagulação realmente, agora é repetir o exame e se possível fazer uma consulta com um médico hematologista. Grande abraço.

  38. boa tarde…fui buscar hoje as 3ªas análises que se fazem na gravidez ..tenho neste momento 34 semanas..acusou as plaquetas com um valor de 472000 e tromboplastina parcial act(25.7) o tempo de referência é de 26-36…queria saber quais