Piócitos no resultado do exame de urina ou fezes, o que pode ser a causa e como confirmar

Muitas vezes a pessoa que realizou um exame de fezes ou urina, quando recebe o resultado do seu teste percebe escrito no laudo que existe presença de piócitos ou leucócitos, no material biológico pesquisado, fica em dúvida do que possa ser este relato. Vamos entender um pouco sobre piócitos e o que pode ser a causa, e como confirmar.

Um aumento de leucócitos, ou piócitos, na urina indica que existe um processo inflamatório das vias urinárias, e esta inflamação pode estar localizado desde os glomérulos até a uretra, sendo ou não de causa infecciosa. Nas fezes, quando ocorre o aparecimento de leucócitos – piócitos – nas fezes, como na urina, também indica um processo inflamatório, neste caso, dentro do intestino.

Como confirmar infecção na urina ou fezes depois de um resultado de “presença de piócitos”

Ao encontrar piócitos nas fezes ou na urina, para confirmar a presença de um processo infeccioso, é necessário a demonstração do agente infeccioso através de exame bacterioscópico ou técnicas de isolamento e cultura.

Mas pode ocorrer presença de leucocitúria, leucócitos na urina, com um resultado de urocultura sendo negativa, neste caso pode ser uma glomerulonefrites exsudativas ou proliferativas, nefrites túbulo intersticiais, pós-operatórios de prostatectomia, quadros febris na infância, calculose das vias urinárias, infecção por clamídia, rejeição de enxerto renal e tuberculose de vias urinárias.

Como existe uma certa dificuldade de coleta e o uso de bolsas em crianças pequenas, principalmente no sexo feminino, o valor diagnóstico da piúria na urina deve ser avaliado com cautela, sendo que pode ocorrer uma contaminação por outro processo inflamatório em uma região próxima, e materiais como fezes, ou dermatites na área, pode ser a causa.

Leve sempre o resultado do exame de fezes ou urina para o médico que solicitou, pois ele será capaz de correlacionar sintomas e clínica com o laudo do laboratório e assim chegar a um diagnóstico.

Este texto foi útil? ⭐⭐⭐⭐⭐
Avaliação média: 4.61
Total de Votos: 62

Piócitos no resultado do exame de urina ou fezes, o que pode ser a causa e como confirmar
Compartilhe este texto
avatar
  Subscribe  
Avisar para