Um tema que eu estava devendo para muitos leitores do blog é o PGRSS – que é o Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde, anteriormente conhecido como gerenciamento do lixo, importante e também aplicável à nossa residência. Sabendo que trabalho em um hospital, muitos colegas fazem solicitações via formulário de contato pedindo materiais sobre gerenciamento de resíduos, resolvi criar uma categoria para este tema relevante na conservação do meio ambiente e da vida humana.

pgrss.gifVou apresentar aqui um apanhado geral para que fique fácil de entender e não se torne cansativo, já que o tema é vasto.

Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) = provenientes de qualquer unidade que execute atividades de natureza médico-assistencial humana ou animal.
Os RSS oferecem riscos à saúde e ao meio ambiente sempre que o manejo for inadequado.

Qualquer descuido no manejo dos RSS põe em risco todos os trabalhadores da saúde, principalmente os que estão relacionados com a limpeza e coleta.
O PGRSS tem como principal objetivo atender à Resolução 358/05 (CONAMA) e a RDC 306/04 (ANVISA), a fim de:

  • Melhorar as medidas de segurança e higiene no ambiente hospitalar;
  • Contribuir para o controle de infecção hospitalar e acidentes ocupacionais;
  • Proteger a saúde e o meio ambiente;
  • Reduzir o volume e a massa de resíduos contaminados;
  • Estabelecer procedimentos adequados para o manejo de cada grupo;
  • Estimular a reciclagem dos resíduos comuns não contaminados.

 

O manejo dos RSS é entendido como a ação de gerenciar os resíduos em seus aspectos intra e extra-estabelecimento, desde a geração até a disposição final, incluindo as etapas a seguir:

Segregação – É uma das etapas mais importantes para um gerenciamento adequado e consiste em separar e selecionar os resíduos segundo a classificação adotada na fonte
Esta etapa envolve todos os profissionais da instituição, pois é realizada pela pessoa que produz o resíduo no local onde é produzido.

A separação deve ser feita sempre na origem, pois não se admite manuseio posterior.

O principal objetivo não é apenas reduzir a quantidade de resíduos com risco biológico, mas também criar uma cultura organizacional de segurança e do não desperdício.

Tratamento – Consiste na aplicação de método, técnica ou processo que modifique as características do resíduo, reduzindo ou eliminando o risco de contaminação, de acidentes ocupacionais ou de danos ao meio ambiente.

Acondicionamento – As principais funções do acondicionamento adequado dos RSS são: isolar os resíduos do meio externo, evitando contaminação e mantendo afastados os vetores; identificar, através das cores, símbolos e inscrições a classe do resíduo; manter os resíduos agrupados, facilitando o seu gerenciamento, transporte e tratamento.
Identificação – A identificação dos RSS através de símbolos permite o reconhecimento dos resíduos contidos nos sacos e recipientes, fornecendo informações ao correto manejo.

Coleta e transporte interno – Consiste na retirada e translado dos resíduos dos pontos de geração até o local destinado ao armazenamento temporário ou externo com a finalidade de apresentação para a coleta.
O transporte interno de resíduos é realizado atendendo o roteiro e horários previamente definidos, para não coincidir com a distribuição de roupas, alimentos e medicamentos, períodos de visita ou de maior fluxo de pessoas ou de atividades. É feito separadamente em carros coletores específicos a cada grupo de resíduos.

Armazenamento externo – Consiste na guarda dos recipientes de resíduos até a realização da etapa de coleta externa, em ambiente exclusivo e com acesso facilitado para os veículos coletores.

Coleta externa – Consiste na remoção do RSS do abrigo até a unidade de disposição final, utilizando-se técnicas que garantam a preservação das condições de acondicionamento e a integridade dos trabalhadores e do meio ambiente.

Disposição final – Consiste na disposição de resíduos no solo, previamente preparado para recebê-los, obedecendo a critérios técnicos de construção e operação, com licenciamento ambiental.

Em outros artigos estaremos abordando a segunda parte do PGRSS. Agradeço à equipe da CCIH do hospital, que disponibilizou este importante material, para que os leitores do blog que tenham interesse no assunto possam usufruir dele.

===============

Atualização 15/09/08: criei um novo texto: PGRSS: Modelos para baixar, exemplos de planos para implantação.

E ainda: PGRSS – Criando identificação visual, modelos de mascotes e símbolos

93 COMENTÁRIOS

  1. jandison de oliveira santos

    olá! eu curso saneamento ambiental no CEFET-SE e trabalho numa maternidade e pretendo fazer um trabalho sobre PGRSS e adotar na mesma, por isso gostaria de uma orientação se possível, desde já agradeço.
    Muito boa sua iniciativa Jandison, parabéns. Hoje publiquei o segundo texto sobre PGRSS, siga este link, que existe muita informação importante, é o segundo de uma série de três que pretendo fazer.

  2. Gostaria de saber como montar um plano de gerenciamento de serviços de saúde em medicamentos.
    OBRIGADO!

    Olá Socorro,
    Tenho um modelo de plano, ele é para um hospital, você pode ter como base para desenvolver, alterando e adaptando para sua realidade. Vou lhe enviar no email. Obrigado.

    • Eu necessito de um modelo para montar gerenciamento de resíduo, na clínica de estética….

      • Olá Carlos,
        Neste texto que escrevi tem modelos para você baixar para seu computador e fazer as adequações para sua realidade.

    • Boa Tarde,

      Se possível, gostaria de ter acesso ao seu modelo de plano de gerenciamento para um hospital. obrigado!!

  3. olá!
    Gostaria de saber como montar um plano de gerenciamneto de resíduos em farmácia comercial…
    Obrigada!
    Ok Flávia, estou lhe enviando alguns termos para que além das explicações do texto acima, possa ter outras referências e modelos. Abraço.

    • Gostaria de saber como montar um plano de gerenciamento de resíduos em farmácia. Obrigada … Urgente!!!

      • Daniela, veja logo abaixo do texto tem link para que você acesse o texto que tem os modelos de PGRSS para baixar, depois é só fazer pequenas adaptações para sua realidade. Abraço.

  4. Gostaria de montar um PGRSS para um hospital, como faço?
    Cleydiane,
    Logo estarei disponibilizando material para baixar, contendo modelos do programa.

  5. silvio jose de lima

    Faço curso a distancia ( FUNIBER ) gestão de resíduos, e gosto de ler sobre o assunto, achei voçes e gostei, quando for possível mande alguma coisa principalmente relacionado a Hospital, trabalho em um(hospital geral cleriston andrade) FEIRA DE SANTANA- BAHIA,… aguardo.
    Silvio, que bom encontrar pessoas que também trabalham em hospitais e sabem das dificuldades enfrentadas, no que diz respeito a cuidados com o paciente e agora, gestão de resíduos, estou reunindo materiais para que possa colocar no blog para baixar, logo vou publicar um texto sobre isso. Conte também a história do seu hospital. Abraço.

  6. Gostei da sua abordagem sobre o PGRSS. Sou bióloga e trabalho em um hospital com um projeto de coleta seletiva, gostaria de receber o modelo do PGRSS e se possível algumas dicas ou material sobre os assuntos citados. Obrigada!

  7. Gostaria de saber como tem que ser feito o plano de gerenciamento na parte do armazenamento externo?
    (mais detalhes via email)

  8. Odette Bittencourt

    Olá, bom dia!!

    Estou montandum o PGRSS de uma Clínica de Estética.
    Você teria algum modelo disponível???
    Desde já agradeço.

  9. OI, Por Favor me Ajudem!

    Gostaria de saber como montar um plano de gerenciamneto de resíduos em farmácia comercial, pois a vigilância sanitária do meu municpio esta exigindo…
    Obrigado! Osvaldo Jr

  10. Olá!

    Também estou montando um PGRSS da farmáica hospitalar. Se alguém tiver um modelo para eu poder ter como base agradeço.

    Obrigado

  11. Oi gostaria de montar um plano de gerenciamento de residuos PGRSS de uma farmacia, na verdade drogaria pois não é de manipulação,como faço?
    … obrigada

  12. Oi, boa noite!! Sou aluna do curso de farmacia e precisa de alguns conceitos de residuos de farmacias de manipulação.

    Se puder me ajudar eu agradeço.

    Obrigada.
    Fabiana, neste novo texto para colaborar na criação de PGRSS, modelos e exemplos, tem links que vão te ajudar bastante, leia por favor e se não for suficiente estou aqui para esclarecer suas dúvidas, naquilo que for possível. Abração.

  13. Parabéns pelo site!

    Como você recomenda que sejam descartados os efluentes de equipamentos automatizados contendo restos de amostra biológica? Você costuma considerá-los sempre como grupo B? Sinto falta desse detalhe na legislação. Alguns kits bioquímicos certamente eliminam possíveis microorganismos presentes na amostra. Entretanto, há outros kits em que não se tem essa garantia.

    Abraço,

    Pedro

  14. ……Bom dia, gostaria de saber como montar um plano de gerenciamento de resíduos em farmácia comercial. Obrigado. Drogaria Santa Monica.
    enviei sua resposta por email, obrigado.

    • gostaria de ver um modelo de plano de gerenciamento em farmacia particular, se poder me ajudar eu agradeço bastante.

  15. Boa tarde,

    Não conhecia seu site e achei muito interessante, gostaria de receber + informações.

    Abraços, Débora

  16. Boa noite.

    Sou supervisor de operacoes de uma empresa de meio ambiente ha aproximadamene 5 meses , e a mim foi ordenado a criar um treinamento de residuos de servico de saude. gostaria de saber se pode me ajudar.
    Desde ja agradeco a atencao.

    Att.,

    Andre Malfi de Oliveira.
    André, enviei sua resposta por email, obrigado.

  17. Rose Maire Araujo Santos

    Preciso montar um PGRSS e navegando descobri seu site.espero receber informações, orientações ou quaisquer outras publicações suas.Obrigada

  18. Oi presiso montar o PGRSS se alguem tiver um de exemplo para drogarias ….desde ja agradeço ..

  19. Ângela Maria Guimarães de Miranda Correia

    Estou elaborando um plano PGRSS para uma clinica de Oncologia e estamos com dificuldade para definir tratamento para os restos dos quimioterapicos utilizados. Como proceder? pode me ajudar?
    Gostaria também de solicitar modelos de PGRSS para laboratorio de analises clinicas e farmácias (normal e manipulação) Tentei acessar no site mas não consegui.
    Grata
    Angela

  20. Olá!!
    Também estou elaborando um PGRSS da farmácia comercial em que trabalho e estou com bastante dificuldade. Gostaria de receber, se possível, um modelo para esse tipo de estabelecimento. Obrigada.

  21. poderia me ajudar a montar um pgrss??
    eh que não tenho muito tempo no meu dia-a-dia para pesquisar detalhadamente…
    abri minha farmácia e é uma correria…
    agradeço desde já!!!
    Mtooooo obrigada!!

    Margaret

  22. Olá..
    gostaria de saber qual a melhor forma de calcular a quantidade de lixo produzido em um local, se existe algum método prático.
    Desde já agradeço !

    • André, realiza-se a pessagem do material durante alguns dias e faz uma média para ter a quantidade produzida.

  23. Olá!!!!
    Gostaria de saber como montar um plano de gerenciamento de resíduos em farmácia de manipulação…

  24. gostaria de montar um pgrss na farmacia onde trabalho alias é um posto de medicamento privado em minas gerais como faço?

  25. gostaria de montar um PGRSS de uma transportadora de remédios, mas nao sei por onde começar… se puderem me ajudar seria otimo,… um abraço.

  26. Sou técnico de Segurança e estou elaborando um PGRSS de uma clinica médica, gostaria de uma ajuda, se possivel um modelo para que eu possa basear-me por ele.

    Desde já agradeço.

  27. gostaria de saber qual o profissional que é habilitado para assinar o PGRSS, é necessário ser da área de saúde ou de segurança do trabalho?

    • Beatriz, pode ser um profissional da área de saúde que milite no setor e entenda seu funcionamento e necessidades.

  28. Gostaria de receber orientação de como montar um plano de gerenciamento de resíduos laboratoriais.

  29. Ola… gostaria de receber um modelo de PGRSS para Clínica de Diagnóstico por Imagem, onde realizam exames como: Tomo Helicoidal, DO, RX, Mamografia, USG, Biopsias, Punções, dentre outros…E o Resp Técnico… pode ser um Tecnólogo em Radiologia? ou precisa ser uma Enfermeira? Ou qual é a melhor formação para tal responsabilidade?… Grata!

  30. Ana Paula Olivares

    Gostaria de saber como montar PGRSS para um hospital de pequeno porte que tem em média 300 cirurgias/mês oftalmológicas

    Grata

  31. Olá, estou participando de um projeto para a implantação de um pgrss no hospital da minha faculdade em curitiba, gostaria de saber se é possivel receber um email contendo um PGRSS para ter uma base.

    Grato,

  32. bom estou fazendo um trabalho sobre o p.g.r.s.s e ñ sei por aonde começar mas queria saber se esse assunto fala sobre pra aonde vao os lixos alguem pode me ajudar?
    obrigada
    abraços bj

  33. Olá, boa tarde!
    Tenho uma dúvida e queria saber se pode me ajudar! Primeiramente, parabéns pelo brilhante trabalho, sou enfermeira e estou montando sozinha o PGRSS do hospital onde trabalho. Sobre a equipe de trabalho, queria saber se esta equipe é a que ta montando o PGRSS ou os colaboradores que irão trabalhar sobre o PGRSS como exemplo a equipe da limpeza e também aqui no hospital tem a tal “casinha do lixo” que também é utilizada por clínicas e pelo AMA da cidade, no caso como faço para cita-los no PGRSS deixando claro que os resíduos destes locais também são armazenados lá? Agradeço-lhe pelas informações, aguardo respostas!

    • Descreva isso que comentou, o mais importante é que tudo esteja claro e seja verdadeiro. Aquilo que puder interferir e mudar para melhor deve fazer mais se não puder deixe o processo claro, assim estará dando um passo importante. Parabéns pelo trabalho. Abraço.

  34. olá boa noite,gostei de ler algumas coisas,queria pedir a vocês dica sobre “coleta seletiva e PGRSS.pois trabalho na SANTA CASA DE BH.E fui escolhida para dar palestra sobre este assunto,mas sei muito pouco,gostaria se possível algumas dicas.Obrigada

  35. Texto Bem elaborado e esclarecedor, pois esse assunto é muito importante dentro da área de saúde

  36. ola, estou abrindo uma empresa de coleta de lixo hospitalar,e gostaria de saber como montar um PGRSS, desde ja agradeço pela sua atenção.

  37. fabio luiz fernandes

    ola e tudo beleza, este material que vc tem de exemplo de pgrs vc nao tem ele no word e que estou na área de estética e a fiscalização depois de onze anos de funcionamento esta exigindo este documento gostaria de saber se vc tem alguma coisa direcionado a este modelo.

    • Fabio, mas é só baixar no próprio texto do blog. Mas vou ver se tenho no Word, se encontrar lhe envio no email. Abraço.

  38. gostaria de sabe como façao a pesagem dos resíduo do serviço de saúde?

  39. Olá, estou fazendo um trabalho acadêmico sobre os RSS e o PGRSS e agradeço pelas informações precisas que tem fornecido aqui.

    Grato.

  40. gostaria de receber um modelo de pgrss, somente para o departamento de farmácia hospitalar. ficarei muito grata
    obrigada
    márcia

  41. Gostaria de um modelo de pgrss em setor de oncologia. Obrigada!

  42. Oi!!!

    Vou começar a trabalhar numa farmácia especializada em diabéticos e gostaria de um modelo de PGRSS de acordo com a farmácia.

    muito grata!!

    obrigada!!

  43. Boa tarde! Estou montando uma farmacia de manipulação e preciso saber como fazer um plano de gerenciamento. Desde de já agradeço.

    Att. Maria Regina

  44. Rogerio de Souza Marques

    Sou enfermeiro em minas gerais,queremos implantar o pgrss,por favor preciso de material para essa implantação com urgência fomos cobrados pela fiscalização,desde ja agradeço.

  45. Olá, preciso de Gerenciamento de Resíduos em Drogarias Comerciais. Me enviam por favor. Obriga

  46. barbara sanches

    Boa tarde,

    Gostaria que me indicasse um profissional que tenha habilitação no PGRSS.
    URGENTE,