Continuando com o tema PGRSS, nesta etapa vou apresentar modelos do plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Estes exemplos de PGRSS são importantes para um melhor entendimento sobre como montar o plano, observando como foi estruturado por outros estabelecimentos de saúde, ficará mais fácil acompanhar o processo de desenvolvimento deste plano na sua localidade de trabalho, seja uma farmácia, laboratório, consultório de odontologia, policlínicas, hospitais ou qualquer outra instituição da área da saúde. Seria interessante se pudesse ler a parte I PGRSS – Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde, parte II Classificação dos Resíduos de Serviço de Saúde, e criando identificação visual modelos e mascotes, que já descrevemos, assim identificará melhor as etapas de implementação.

Os estabelecimentos devem adotar diretrizes que contemplam políticas de gerenciamento de resíduos do serviço de saúde que objetiva minimizar ou eliminar tanto quanto possível os riscos para a saúde pública e poluição ambiental. Rosine Zeltzer.

A minha intenção é atender várias solicitações que tenho recebido, pedindo que eu disponibilizasse o modelo que construímos, uma parceria da CCIH do Hospital e os grupos de cada setor envolvido, para que possam ter uma base, e assim começar os trabalhos de identificação dos problemas e criação do grupo gestor de resíduos. Tenho enviado por email, mas nem sempre é possível responder rapidamente estes pedidos, por isso vou colocar aqui neste texto para que possa baixar para seu computador, analisar e fazer as mudanças necessárias.

Antes disso, vou colocar outros modelos de PGRSS e o modelo oficial da Anvisa, desta forma terá mais opções e poderá reunir todas estas informações para ajustar às suas necessidades.

1) Manual da Anvisa – Quando estava criando este texto não consegui acessar o link que envia para a o arquivo em PDF do documento proposto por este órgão, como eu tinha em meu computador, resolvi deixar aqui um exemplar do manual Baixar manual de gerenciamento de resíduos da anvisa se não conseguir visualizar pelo endereço oficial. Ele vai contemplar as seguintes propostas:

  1. Políticas de resíduos sólidos.
  2. Resíduos sólidos, resíduos de serviços de saúde e meio ambiente
  3. Gestão integrada de resíduos de serviços de saúde
  4. Passo-a-passo: como elaborar e implementar o PGRSS
  5. Siglas utilizadas, anexos e referências bibliográficas
  6. Resolução da Diretoria Colegiada da ANVISA – RDC n° 306

2) O segundo modelo proposto é da Visa de Goiás que também apresenta características muito sólidas para um bom processo de implantação, vale a pena analisar, mesmo sendo de publicação anterior ao manual da Anvisa, pode ser muito útil. Os tópicos abordados são:

  1. Equipe de trabalho
  2. Diagnóstico da situação atual
  3. Definição do PGRSS
  4. Classificação dos Resíduos de Serviços de Saúde
  5. Segregação, Acondicionamento e identificação
  6. Armazenamento Temporário, armazenamento externo, coleta Interna, tratamento interno
  7. Mapeamento dos riscos associados aos RSS
  8. Levantamento dos recursos necessários
  9. Plano de implementação do PGRSS
  10. Acompanhamento da eficácia do plano

3) Depois de conhecer estes manuais, disponibilizo nos links abaixo algumas tabelas que preenchemos e outras que modificamos, para que o processo se tornasse mais simples e ágil, em nosso plano de gerenciamento de Resíduos.

Baixar estrutura, distribuição, setores e responsáveis– Poderá distribuir os setores em um esquema organizado, tornando fácil a identificação de cada local coberto pelo plano e seu responsável – Grupo Gestor de RSS.

Baixar manejo, pesagem, lixeiras – quantidade e tamanho – Tabelas para distribuição de cada resíduo produzido, local para inserir o peso do material produzido, quantidade e distribuição de lixeira, capacidade de cada uma e identificação das mesmas.

O PGRSS deve ser planejado e criado de acordo com as particularidades de cada instituição, não esquecendo que as normas a serem seguidas não são apenas as Resoluções RDC ANVISA nº 306/04 e CONAMA nº 358/05 que dispõem, respectivamente, sobre o gerenciamento interno e externo dos RSS, também deverá estar sustentado nas leis municipais, visto que várias etapas do plano envolvem o próprio setor público municipal. Deverá também propor medidas a serem tomadas em situações que não estão contempladas em alguma destas leis, bem como indicar recursos humanos para apoio técnico e fontes para recursos financeiros.

As dúvidas que eu possa esclarecer farei com maior prazer, entretanto peço que antes de perguntar leia todo material, pois só assim será possível viabilizar o plano e terá condições de dialogarmos. Estou a seu inteiro dispor. Além disso, poderá propor mudanças ou enviar o plano que você criou para demonstrarmos a outros colegas.

Este tema não vai encerrar por aqui, ainda temos assuntos importantes sobre PGRSS a serem discutidos, por isso proponho que assine grátis o Feed/ RSS do blog ou assine para receber por email, ou mesmo salve em favoritos, para acompanhar os textos assim que publicar.

117 COMENTÁRIOS

    • Oi!
      Eu gostaria de receber os modelos de PGRSS. Obrigado!

    • Boa noite,

      Como posso obter o modelo do PGRSS atualizado de 2008 ou 2009.

      Atenciosamente.

      Alexandre Antunes Mateus
      Técnico em Segurança do Trabalho
      Hospital Beatriz Ramos
      Indaial – SC

      • Alexandre, no próprio blog tem modelo da ANVISA, da VISA de GO e um que montamos para o hospital que trabalho, mas basta clicar para baixar qualquer um deles (nos símbolos PDF). Abraço.

      • Como posso obter um plano de gerenciamento de residuos de serviço de saude – pgrss para hospital de pequeno porte?

      • A Comunidade SESMT é um grupo virtual de estudos e troca de informações da área de Segurança e Saúde no Trabalho.

        Conta atualmente com mais de 21000 membros espalhados por todo Brasil e diversos países do mundo.

        Se você atua na prevenção junte-se a nós.

        Se conhece alguém que atue nesta área, encaminhe esta informação

        A participação é totalmente gratuita devendo a inscrição ser feita com endereço eletrônico de alta capacidade já que o volume de mensagens é alto.

        Conheça e divulgue

        http://br.groups.yahoo.com/group/sesmt/

  1. Gostaria de receber um modelo para gerenciamento de resíduos para um consultório odontológico
    Obrigada!!!!!!!!

  2. Sou acadêmica de Enfermagem, estou no fim do terceiro semestre, estou tendo a disciplina de Meio ambiente e aprendendo sobre o PGRSS, acho muito importante esse palno de gerenciamento, pois trabalho em hospital e posso hoje melhorar a minha conduta em relação ao tema . Gostaria de receber as atualizações sobre o assunto em meu e-mail.
    Desde já ,agradeço a atenção, e gostaria de me expor como futura enfermeira para fazer parte desse plano que com certeza tem muito significado na vida de todos nós. Obrigada………Sirlene.

    • José roberto dos Santos

      Oi, Sirlene

      Sou coordenador da gestão de resíduos do GVS-XVII-Campinas, coloco-me a disposição para ajudar na elaboração do PGRSS, com enfoque nos passos 1 ao 8.

      José Roberto

  3. Olá,parabéns pelo site!Há dias venho procurando algo relacionando e já sofri…Mas,acredito ter acabado aqui meu “sofrimento”.Estou encarregada de elaborar um PGRSS para uma farmácia (drogaria)pequena onde todo resíduo gerado não passa de papel ,caneta quando se acaba a tinta e remédios vencidos quando se vencem quero dizer não se tem estoque ,pois é uma farmácia de bairro, pequena que funciona com reposiçao do que está exposto a venda ou seja comprou 3 vendeu 2 precisa repor 2 mesmo assim tivemos que contratar uma empresa específica para remover esses “resíduos”.Para ter idéia a primeira vez que recolheram o bombona não tinha nada,levaram-na VAZIA.Gostaria muito que pudesem me dá um exemplo claro do que devo expor e levar para anvisa.

    ATT.Rosemere

    • Maria da Penha S Silva

      Olá estou com o mesmo problema que você. Preciso de um modelo objetivo para preparar PGRSS para uma farmácia de bairro. Vc conseguiu resolver seu problema? Preciso resolver isso urgente se puder me auxiliar.

      Maria

      • Olá, tb to precisando do PGRSS pra drogaria.Desde já agradeço

        • Olá, tb to precisando do PGRSS pra drogaria.Desde já agradeço.
          att,
          Maiana Diniz

      • Também estou elaborando um PGRSS da farmácia comercial em que trabalho e estou com bastante dificuldade. Gostaria de receber, se possível, um modelo para esse tipo de estabelecimento. Obrigada.

        Fátima

  4. Sou Enfermeira, estou montando o PGRSS em um serviço de Medicina Ocupacional e gostaria de ajuda.Conto com voce.
    Desde já Agradeço
    Lerry

  5. Lucinéya Pereira Carvalho Xavier

    Parabéns pelo site,sou farmacêutica e há dias estou tentando montar o PGRSS do hospital onde trabalho,mas são tantos detalhes…agora ficou mais fácil.Obrigada mesmo,Lucinéya.

    • Olá lucinéya, baixe o modelo e faça as adaptações para sua realidade.

      Algumas pessoas tem me pedido algo pronto, mas isso não existe, cada instituição deve criar a sua, cada local funciona de maneira diferente, mas a base está pronta, basta um pouco de dedicação e tudo se resolve. Abração.

  6. parabéns pelo site

    Boa noite

    gostaria de dizer que o site é fundamental para empresas de engenharia com a que trabalho.

    estou realizando a algum tempo um PRGSS, e não conseguia muitas informações.

    obrigado
    parabéns

    e feliz natal

    • Olá Giovane, disponibilizei este material que usamos no hospital, alterações com certeza serão necessárias, mas é um bom começo. Precisando trocar uma idéia estamos aqui. Abraço.

  7. gostaria se possível receber um modelo pra plano de gerenciamento para um consultório odontológico..
    aguardo resposta

    • Lorena, pode baixar estes modelos que disponibilizei, será fácil adequar a sua realidade, nada complicado, um modelo pronto não existe, cada um tem que colocar sua realidade no modelo básico (experimente um dos dois disponibilizados).

  8. Olá!
    Gostaria de saber se há algum modelo pronto de pgrss (pode ser o simplificado) já de uma instituição para eu ter como base, preciso montar para o ambulatorio da empresa onde trabalho. Fico no aguardo do contato via e-mail. obrigada

    • Monica,
      o modelo está no texto que você leu, os links (02) do texto é para baixar dois tipos de modelos, bastando adequar à sua realidade. Abraço.

  9. Gostaria de receber um modelo para gerenciamento de resíduos para um consultório odontológico
    Obrigada!!!!!!!!

  10. Bom dia, gostaria de receber também os modelos. Muito obrigada. Será de grande ajuda.