Os principais erros ao realizar o teste de gravidez de farmácia em casa

A ansiedade para descobrir logo se é ou não uma gravidez pode fazer com que a mulher esqueça algumas coisas importantes na hora de realizar o seu teste de gravidez. Entendemos perfeitamente que o momento é delicado, mas depois de comprar o kit para fazer o teste de gravidez em casa, ela deve respeitar algumas regras e ficar atenta para evitar alguns erros, assim terá um resultado rápido e esclarecedor.

Esta ansiedade para saber logo o resultado, é normal, mas não podemos deixar que este estado emocional interfira no processo de realização do teste. Não adianta estar com pressa de saber do resultado, se está ou não grávida, se assim que termina o teste surge outro tipo de dúvida, “será que fiz certo o teste?”.

Dicas importantes antes de realizar o teste de gravidez

Então, a primeira e mais importante dica para a realização de um teste de gravidez bem feito – “Calma, vamos realizar o teste com calma!”

A segunda dica, e não menos importante, leia a bula do kitabra com calma a caixa do teste que você comprou na farmácia, retire a bula, leia o passo a passo e as recomendações.

Escrevi vários textos sobre teste de gravidez que podem ajudar neste momento, mas como são várias marcas, e cada uma delas tem sua metodologia de teste diferente é fundamental que leia a bula.

No texto – perguntas e respostas sobre “Teste de gravidez – Quando realizar, precisão e quanto custa o teste” esclarecemos várias dúvidas referentes a atrasos menstruais e momento ideal para fazer o exame buscando verificar se é gravidez.

Veja os principais erros durante a realização do teste de gravidez de farmácia em casa.

  1. Colocar a urina no momento da coleta em pote (frasco) sujo ou contaminado – A maioria dos kits de teste já trazem dentro da caixa um frasco para colher a urina, mas sempre existe aquelas apressadinhas que nem abrem o kit e já colhem a urina em qualquer frasco, que pode estar sujo ou contaminado com detergentes, estes produtos influenciam diretamente nas reações do teste, alterando resultados. Outro problema é que alguns kits realmente não trazem na caixa o frasco para coleta, o ideal é colher em um pote próprio para coleta de urina ou se não tiver colher em um copo descartável.
  2. Não respeitar as marcas da fita reativa (quando for este o caso) ao mergulhar na urina, ou pingar quantidade exagerada no poço específico para depositar a amostra.
  3. Não anotar o tempo para a leitura do resultado – Muitas vezes a pessoa mergulha a fita na urina e não anota o tempo – que será contado a partir daquele instante até o momento de fazer a “leitura” do resultado (ver se é positivo ou negativo).
  4. Não respeitar exatamente o tempo preconizado pelo fabricante do kit até a leitura do teste – A pressa para ver logo o resultado do exame, se é positivo ou negativo, acaba interferindo na boa realização do teste. Se a bula informa que após mergulhar a fita na urina e retirar, deve ficar quinze minutos aguardando a reação se completar e somente depois deste tempo proceder a avaliação do resultado, assim deverá ser feito.
  5. Não considerar desenvolvimento de coloração fraca como sendo um resultado positivo – Toda cor desenvolvida na área teste da fita reagente deve ser considerada positiva.

Antes de iniciar a realização do teste, por mais que esteja com pressa de saber do resultado, leia, atentamente, e siga, rigorosamente o que determina a bula de cada teste de gravidez. Expliquei o procedimento básico, usando marcas (kits) de empresas diferentes, para fazer o teste, no texto “Testes de gravidez mais vendidos nas farmácias – Procedimento básico para fazer em casa e ler o resultado, mesmo assim é fundamental a leitura da bula.

Recebi um comentário de uma moça dizendo que tinha perdido um kit reagente, teve que comprar outro, por falta de atenção, antes de iniciar o teste uma amiga estava em sua casa e deixou um copo de água sobre a mesa, quando foi fazer o teste em vez de mergulhar a fita no pote com urina mergulhou no copo com água.

Ainda bem que percebeu logo o erro e desprezou o material. Este é um simples exemplo de erro ao realizar o exame. Sim, pode acontecer. Tem outras histórias, se quiser contar a sua ao realizar seu exame, fique a vontade.

Recomendações finais sobre a realização do teste de gravidez

Portanto, seguindo os requisitos básicos – calma, ler, organizar, realizar o teste seguindo exatamente o diz a bula – terá desta forma um resultado dentro de um bom padrão de qualidade ao ter excluído os principais erros operacionais, alcançando uma boa confiabilidade deste teste.

Não podemos esquecer também que a data para realizar o teste de gravidez, é importante, veja aqui que recomendamos realizar o teste depois do quinto dia do atraso menstrual, mas pode ser realizado antes mesmo da menstruação atrasar, entretanto, deve saber que o resultado pode não ser definitivo.

Este texto foi útil? ⭐⭐⭐⭐⭐
Avaliação média: 4.74
Total de Votos: 72

Os principais erros ao realizar o teste de gravidez de farmácia em casa
Compartilhe este texto
avatar
  Subscribe  
Avisar para
Milena
Visitante
Milena

Acabei de fazer um teste mas estou com dúvidas,eu estava tão ansiosa que acabei deixando o teste na urina por 5 minutos,sendo que era pra ter tirado

Geovana
Visitante
Geovana

Fiz o teste e apareceu uma rica bem forte do negativo mais no lado positivo manchou oq aconteceu foi falha do teste o teste que fiz foi o Gravtest de caneta

Mayara Fernandes
Visitante
Mayara Fernandes

Tomo anticoncepcional mais as vezes esqueço e tomo no outro dia, no último comprimido da cartela esqueci é só tomei no outro dia, fiz a pausa de 4 dias e sempre menstruo no último dia da pausa ( quarto dia) e à noite começo a nova cartela, mais esse mês não mentruei quando foi dois dias depois começou a vir uma borra marrom bem pouco meio ralo e permaneceu assim por três dias nem veio sinal de sangue e meu fluxo sempre foi muito e sempre mt vermelho meu sangue.. depois de dois dias comecei com uns sintomas teve dias… Read more »

Magna
Visitante
Magna

Fiz passo a passo corretamente como indicava na bula o teste e não apareceu nenhuma linha o que pode ter acontecido?

Renata
Visitante
Renata

Boa noite
Então parei de tomar anticoncepcional em Janeiro, em abril não desceu pra mim, fiz…

Fatima
Visitante
Fatima

Fiz um teste que recomendava deixar a fita virada para baixo, e urinasse de 5 a 10seg. Estava muito nervosa, acabei deixando a fita virada para cima, e depositei todo o jato de urina na fita. Antes de fechar 30seg, o resultado positivo já tinha aparecido…

Maiza
Visitante
Maiza

Deixei a fita do teste de farmácia todo o tempo na urina, ha risco de alteração?

Samantha
Visitante
Samantha

Bom dia.
Fiz as 4:00 da manhã o teste de gravidez , era pra deixar 5seg.. E esperar um minuto. Acabei deixando mas tempo e quando vi tinha duas cor vermelha.. Deu positivo. Obs: tenho urinando bastante pq estou com infecção urinária e joguei fora a urina mas não lavei o pote e usei o mesmo pote para transferir pro copinho de teste.

Ana Carol
Visitante
Ana Carol

Olá, por gentileza gostaria de saber se esse é um positivo de fato.
Ao mergulhar a tirinha no frasco, de imediato foi aparecendo uma lista , em seguida a segunda apareceu.
Já posso considerar isso como um positivo ?
Desde já agradeço .

Daniela Eliza Campos
Visitante
Daniela Eliza Campos

eu fiz deu negativo mais atrasou fiz novamente e nao chegou a dar resultado nem positivo e nem negativo

elisa
Visitante
elisa

Olá. Alguém me ajude eu fiz 2 teste de gravidez um em Portugal porque estava de férias e outro em Londres quando regressei a casa. Ambos os teste terão invalido isso e normal? Obrigada

Fabiana Lopes
Visitante
Fabiana Lopes

Olá, estou com uma dúvida. Eu toma anticoncepcional e no mês passado veio no dia 12/07 que seria o dia certo para vir, mas veio somente dois dias de mestruacao, o primeiro dia bem escuro e o segundo dia sangue. Depois disso fiz o teste de farmácia dia 22/07 e deu negativo. Não sei se é neura da minha cabeça ou se estou grávida, mas estou com os seios inchados e doendo e minha barriga está dura. Eu possa estar grávida? Vou fazer outro teste amanhã de manhã com a primeira urina.

Silvano Vilela
Visitante
Silvano Vilela

Neste caso sim, repetir. Peça a troca do material no local de coleta. Abraço.

Ana Carla
Visitante
Ana Carla

oi estou com uma duvida, fiz o teste e deu negativo mais eu havia retirado a tira uns 20 minutos antes, isso pode prejudicar em algo na hora…

Eloiza
Visitante
Eloiza

Boa noite doutor, td bem?
Sou tentante , treinei nos meus dias férteis. Estou com meus seios um pouco doloridos , mas como tenho prótese mamária, minha sensibilidade é menor, mas estou sentindo muito cansaço de uns dias para cá…

Natália Melo
Visitante
Natália Melo

boa tarde, fiz um teste com 5 dias de atraso, porem quando abri o teste a aprte de dentro da tira estava rasgada ai deu negativo, sera que e mesmo negativou ou devo repetir o teste?

Daniella Oliveira
Visitante
Daniella Oliveira

Fiz o teste ontem , e mergulhei a fita em mais coleta do que o recomendado…

Silvano Vilela
Visitante
Silvano Vilela

Marcela é muito tempo, bactérias, por exemplo, se existirem nesta amostra se multiplicam e o resultado não será exato. Abraço, obrigado.

Marcela Roque
Visitante
Marcela Roque

Bom dia quero saber se posso colher a primeira urina do dia 6:30 da manhã e so realizar o exame 11 horas