Saúde do TrabalhadorO que são os medicamentos de alto custo ou...

O que são os medicamentos de alto custo ou excepcionais

Os medicamentos de alto custo, dos quais sempre ouvimos falar, na televisão principalmente, e muitas vezes relacionados a desvios de verbas, ou coisas deste tipo, são como o próprio nome diz, medicamentos de valor elevado, por isso, possuem atenção especial.

O paciente consegue o medicamento de alto custo, de acordo com sua doença diagnosticada e que requer um tratamento caro, com medicamentos que possuem valor alto nos laboratórios, distribuidoras e farmácias.

Para conseguir medicamentos de alto custo é uma grande luta do cidadão, do usuário, reunir papéis, documentos que comprovem a doença, atestados médicos, comprovantes de internações, guias médicas e tantas outras papeladas que normalmente os estados exigem.

Os medicamentos de alto custo são padronizados pelo ministério da saúde, para tratamento de determinadas doenças, adquiridos pela secretaria de estado de saúde com recursos provenientes do nível federal e estadual.

Para quais doenças os medicamentos de alto custo são garantidos

O Sistema Único de Saúde (SUS) assegura medicamento para tratamento de algumas doenças, como por exemplo: insuficiência renal crônica, tratamento de hemodiálise, hepatite ‘C’, hemofilia, pacientes submetidos a transplantes, esclerose múltipla, anemia falciforme, psoríase, puberdade precoce e quimioterapias (câncer)

Como ter acesso aos medicamentos de alto custo

Depois de fazer todos os procedimentos, exames, consultas, e esclarecida a doença na unidade de saúde de referência, o usuário será cadastrado no programa de medicamentos excepcionais na gerência de insumos do SUS e entrará na agenda de recebimento deste tipo de medicamento.

Atualização: Uma colega que já passou pela experiência de solicitar os medicamentos conta como conseguiu ter acesso aos fármacos:

“Não tem muita burocracia não,ao menos aqui em BH. Mas é claro que eles tem que ter algumas exigências pois, como o próprio nome diz, trata-se de medicamentos de custo muito alto e não dá para ir liberando para todo mundo, sem critério algum. Uma vez que o medicamento esteja de fato indicado em seu caso, que você tenha tentado tratamentos mais baratos que não funcionaram, é só levar relatório (as SES costumam fornecer formulários apropriados para cada caso, a ser preenchido pelo seu medico) , receita médica atualizada, exames que comprovem sua doença, CPF, Identidade e comprovante de endereço e aguardar um tempo para liberação. Demora em torno de 2 a 3 meses e a seguir não há mais nenhuma burocracia para pegar seus remédios.” Veja abaixo nos comentários o texto completo da Vera, e os outros relatos.

Por enquanto é isso, no próximo texto explicarei como é o processo de retirada de medicamentos de alto custo. Obrigado, até mais.

Silvano Vilela
Silvano Vilelahttps://www.plugbr.net/about/
Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

86 COMENTÁRIOS

Subscribe
Avisar para
guest

86 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Entenda fácil

Neutrófilos no resultado do exame de sangue hemograma

Os neutrófilos são um tipo de células brancas do sangue

Bilirrubina direta alta, veja causas do exame alterado

Bilirrubina direta alta, entenda causas do exame de sangue alterado

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Não deixe de ler

Truvada é o primeiro medicamento aprovado nos EUA para prevenir contrair vírus HIV

Gilead Sciences Inc. informou que recebeu recentemente aprovação para...

Testes para descobrir sexo do bebê – Sexagem, kit de farmácia, preço e quando realizar

Além do ultrassom, normalmente utilizado, existem outras opções para...
spot_img

Você pode gostarFácil
Simples, para que todos entendam

86
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x