Localizada em San Diego, Sotera Wireless anunciou esta semana que a FDA liberou seu sistema de monitoramento de pacientes, um pequeno aparelho maior que um relógio do tipo controle esportivo, Visi Mobile WiFi. Este sistema completo permite aos trabalhadores da saúde prestar cuidados de forma mais eficiente, rever quase em tempo real as transmissões de sinais vitais dos pacientes, não importa se eles estão em suas camas dos hospitais ou caminhando pelos corredores das alas.

Normalmente a verificação dos sinais vitais pontuais são feitas manualmente, em média, a cada 4 horas, e os pacientes permanecem sem controlo entre elas, além disso, poucos sinais são verificados, a segurança do paciente melhora sensivelmente com um monitoramento constante, estudos mostram que a maioria dos eventos adversos começa a sinalizar sua ocorrência 8 a 12 horas antes que ele realmente venha a acontecer efetivamente.

Se a equipe de saúde dispor de uma gama de dados para avaliar e verificar que eventos adversos podem ocorrer com um paciente que está sendo monitorado e tenham condições de aplicar rapidamente medidas para modificar o quadro, pode certamente salvar a vida desta pessoa.

Os sinais vitais monitorados por este sistema que é projetado para aplicação em ambulatório, usando sensores que permite liberdade de movimento são: pressão arterial, ECG, frequência cardíaca, SpO2, frequência respiratória, temperatura.

O sistema capta com precisão e transmite todos os sinais básicos vitais para uma central que permite a distribuição dos dados monitorados e outros locais e equipamentos que podem visualizar a informação.