Meu resultado de exame deu citomegalovírus IgG positivo e IgM negativo

Em outro post contei a história do caso positivo do exame Citomegalovírus IgG e IgM, agora vamos comentar um pouco sobre este exame que muitas vezes se apresenta positivo ou reagente principalmente CMV IgG, e o paciente fica impaciente com este resultado, mas se não for uma gestante não existe motivo para preocupações exageradas, como ocorre em muitos relatos. Também conhecido como exame Cito ou CMV IgG e IgM, detecta anticorpos contra o vírus citomegalovírus (CMV), ele pertence à família do herpesvírus.

CMV está presente em indivíduos de todas as faixas etárias, em média 50% da população apresenta resultado reagente depois dos 30 anos. A doença é muitas vezes assintomática, mas em mulheres grávidas pode ocorrer a transmissão para o filho de 0,5 a 2,5%, o feto pode sofrer de má-formação além de infecções graves, mais tarde esta criança pode apresentar surdez e retardo mental.

Como ocorre a transmissão do vírus CMV Citomegalovírus

A transmissão é efetuada através de contato sexual e exposição direta a fluidos corporais, saliva, fezes, urina e leite, infectados, e através de transfusão sanguínea.

Para a maioria dos indivíduos saudáveis que adquirem o CMV após o nascimento, existem alguns sintomas, mas sem consequências para a saúde a longo prazo.

Um resultado de exame positivo de CMV IgG mostra que ocorreu exposição prévia ao vírus CMV, e um resultado negativo informa que o indivíduo nunca foi infectado.

A grande maioria dos indivíduos, a infecção por CMV não é um problema grave.

O exame Anti CMV é de dois tipos IgG e IgM, quando o resultado do IgM é positivo indica uma infecção recente, primária, já quando o CMV IgG positivo é indicativo de uma infecção passada.

Um resultado CMV positivo ocorre com certa frequência, indicando infecção passada, pois está presente em grande parte da população, podendo algumas vezes apresentar variações que devem ser avaliadas pelo médico, como títulos muito elevados ou aumentando gradativamente sem a presença do IgM.

Entretanto, as novas metodologias, muito mais precisas, proporcionam encontrar concentrações de CMV muito pequenas, ficando positivo por 6 até mesmo 15 meses depois de uma infecção aguda ou reinfecção. Portanto, uma reação positiva para IgM não tem mais obrigatoriamente o significado de infecção aguda.

Valores de IgM detectados meses após o início do processo infeccioso devem ser considerados como IgM residual. Desta forma, quando queremos identificar o provável período da doença, entra outra análise a ser realizada, determinação da percentagem de avidez da IgG, porém, apenas nos casos de comprovada infecção primária.

Nas situações de reinfecção ou de reativação, a determinação da percentagem de avidez fica prejudicada em razão da existência de anticorpos da classe IgG com diferentes afinidades. Já no recém-nascido, uma reação positiva significa infecção congênita.

Lembre-se, qualquer exame deve ser apresentado ao médico solicitante, mesmo sendo negativo ou não reagente, assim ele poderá prosseguir na investigação para diagnosticar o problema, excluir esta doença e pesquisar outras, se for o caso.

Valores Normais e alterados de CMV IgG e IgM

Pelo método de quimioluminescência os valores normais para CMV IgG:
Consideramos não reagente ou negativo quando estiver inferior a 6 UA/mL. Indeterminado quando resultado estiver entre 6 a 15 UA/mL. E será positivo ou reagente quando o resultado for superior 15 UA/mL. Sendo que UA representa Unidades Arbitrárias.

Os valores normais para CMV IgM:
Consideramos não reagente ou negativo quando for inferior a 0,85. E um resultado indeterminado quando o valor estiver entre 0,85 a 1,4. E um caso positivo ou reagente quando for superior a 1,4.

Este texto foi útil? ⭐⭐⭐⭐⭐
Avaliação média: 4.72
Total de Votos: 76

Meu resultado de exame deu citomegalovírus IgG positivo e IgM negativo
Compartilhe este texto
Avisar para
Jady
Visitante
Jady

Eu tive citomegavirulos com 6 mes de gestacao minha filha depois q nasceus o resutado ta bem foi com citomagalovirus este exames foi e
medico eles nao virao entao que posso ta fazendo para comseguir um lado ela apresenta infequisao des que nasceu o que posso ta fazendo

Carla Martinazzo
Visitante
Carla Martinazzo

Olá! Minha filha de 3 anos fez exame de CMV em junho e deu o seguinte resultado: IGG 372,6 e IGM 4,7, Tenho uma amiga próxima gestante, é perigoso elas entrarem em contato…

Patricia Romano
Visitante
Patricia Romano

Estou fazendo exames para tratamento para engravidar, e meu CMV deu superior a 500,0 no IGG, já no IGM deu normal…gostaria de saber se isso pode me trazer algum problema para engravidar…

samyr
Visitante
samyr

meu filho de 7 anos fez exame CMV e o IgG deu 470,8 e o IgM 0,4

Tatiane de Souza
Visitante
Tatiane de Souza

Estou gravida de 18 semanas,
Fiz o exame de sangue e consta assim:

CITOMEGALOVIRUS, ANTICORPOS IgG, soro ;
maior que 250 UA/ml
CITOMEGALOVIRUS, ANTICORPOS IgM, soro ;
inferior a 0,85 – não reagente.

gostaria de saber quais os risco para mãe e para o feto.
Agradeço o retorno.

Obrigada!

Elis
Visitante
Elis

Boa noite fiz o exame de citomegalovírus e deu IgG 443.40 e IgM não reagente

Daniele A
Visitante
Daniele A

Fiz o exame de toxoplasmose e deu o seguinte resultado: IgG 147,4 e IgM 0,3 Estou muito preocupada com o resultado de IgG que deu alterado. Estou de 32 semanas de gravidez e

Luciete Bernardes
Visitante
Luciete Bernardes

Tenho um filho com Cmv nao anda nao senta nasceu cego o segundo…

Catia
Visitante
Catia

Fiz analises ao sangue e acusou Cmv IgG positivo e o IgM Negativo? Quais os perigos qe isso tem?

gilmelandia
Visitante
gilmelandia

Olá meu exame de citomegalovirus deu igg 148 e igm 1,28 poderia me es…

jhoanthan
Visitante
jhoanthan

Doutorboa tarde… minha esposa fez os examames de rotina e no segundo mês e o citom,egalovírus deu : lgG reagente e lgM não reagente. hj esta com 7 meses de gestação e o exame deu lgG reagente e lgM reagente…

arilene
Visitante
arilene

Olá estou gravida de 9 semanas e 4 dias fiz o exame de citomegalovírus à 3 dias e o IGG = 0.34 e IGM = 1.58 estou muito preocupada

gesaine ingrid de jesus
Visitante
gesaine ingrid de jesus

fiz o exame e o resultado da rubeola é IgM 88 UI/ML

leyla Souza
Visitante
leyla Souza

Dr um exam de Toxoplamose que deu Anticorpos IgG 408,3 Ui mL uqre dizer o que

thuani
Visitante
thuani

Olá, sou gestante de 8 meses, no meu primeiro exame o citomegalovírus igg deu superior a 500,0 u/ ml e no novo…

Silvano Vilela
Visitante
Silvano Vilela

Veja no texto, as considerações sobre o caso. Abraço.

tatyane
Visitante
tatyane

fiz exame de sangue citomegalovirus resultado foi igg reagente,igm indeterminado dr pediu avidez citomegalovirus igg resultado 57%?me ajude eu estou com doença ou imune.

Lisiane
Visitante
Lisiane

Meu esposo vem sentindo febre, frio ,. dor no corpo… Fez o exame citomegalovirus IgG e deu 9,6 U/ml e o IgM 29,9… Estamos preocupados se é algo grave. Por favor se puder me responda por e-mail. Agradeço!

mike wazalski mike wazalski
Visitante
mike wazalski mike wazalski

meu exame de vdrl deu reagente
meu medico mandou repetir e fazer tbm o fta abs e deu vdrl reagente /1/1

e treponema igg negativo e igm negativosera que foi um falso positivo ? 1 mes antes de fazer esse primeiro exame eu tive varicela zoster e estou gestante

Angelica Pott
Visitante
Angelica Pott

Boa tarde, fiz o exame para citomegalovirus e deu IGg 184,0 e IGm não reativo. Devo ficar preocupada com esse valor alto de IGg? Fiz tb o teste para rubeola e deu IGg 250,0 e IGm não reagente. Fui vacinada contra rubeola. Obs. – não estou gravida.