Leucopenia no resultado do exame de sangue hemograma, pode ocorrer na dengue e zika, veja outros casos

A leucopenia que aparece no resultado do exame de sangue hemograma se caracteriza por uma diminuição das células brancas WBC, ou leucócitos presentes no sangue. Várias condições podem levar a um quadro de queda nos leucócitos tais como – anemia, malária, dengue, zika, e outras viroses, além de quimioterapia. Esta redução dos glóbulos brancos do sangue pode ser leve moderada ou acentuada, e deve ser acompanhada de perto pelo clínico pois coloca a pessoa em risco de contrair doenças e infecções.

Normalmente o valor de leucócitos para homens adultos fica entre 4500 e 11000 por mm3 do sangue e em crianças um pouco mais alto é normal. Quando o sangue é analisado no laboratório em equipamentos automatizados e identifica valores menores que 4500 por mm3 de leucócitos no sangue dizemos que se trata de uma leucopenia, esta condição pode ser proveniente de causas fisiológicas ou patológicas. A leucopenia geralmente é causada por uma diminuição no número de granulócitos, particularmente os neutrófilos do sangue.

Estes leucócitos agem como mecanismo de defesa para o organismo contra doenças e infecções. Atuam como uma força de trabalho do nosso sistema imunológico. Uma redução em qualquer um dos subtipos de leucócitos seria colocar um indivíduo a um risco aumentado de infecções e doenças.

Em outro texto que escrevemos aqui no site relatamos sobre o hemograma e mencionamos também a condição conhecida como leucopenia, que pode ocorrer por uma produção menor de leucócitos: A causa pode ser por redução dos tecidos que produzem os leucócitos, por intoxicação ou infecção, ou por interferência mecânica de outros tecidos. Por destruição maior de leucócitos. Por alteração na distribuição dos leucócitos na corrente sanguínea

Leucopenia na dengue clássica

No caso da dengue clássica uma leucopenia é achado usual no resultado do exame de sangue hemograma, mas também pode ocorrer o contrário, uma leucocitose que é o aumento dos leucócitos. Valores podem chegar a índices menores que 1000 células por mm3, além de plaquetas abaixo do normal a trobocitopenia, e hematócrito aumentado. Pode estar presente linfocitose com atipia linfocitária. Hidratação é necessária, avaliação da equipe de infectologia, podendo ter que internar o paciente para acompanhamento.

Leucopenia e zika vírus

Informações sobre alterações laboratoriais nos casos de infecção por Zika Vírus ainda são escassas, mas incluem, durante o curso da doença, leucopenia, trombocitopenia e ligeira elevação da desidrogenase láctica sérica, gama glutamil transferase e de marcadores de atividade inflamatória (proteína C reativa, fibrinogênio e ferritina). Em relato clínico de casos de Zika Vírus houve a verificação de leucopenia e trombocitopenia moderada.

Condições Geralmente Acompanhadas de Leucopenia

Infecções: Febres tifóide e paratifóide, brucelose, dengue, rubéola, cachumba, gripe, malária (fora dos acessos febris), calazar, tripanossomose, sarampo, varíola, poliomielite, tuberculose, toxemias graves, AIDS.
Intoxicações: Benzeno, arsênio, antimônio, chumbo, piramido, dinitrofenol. Exposição aos raios X.
Doenças do sistema hematopoético: Anemia aplásica, anemia perniciosa, esplenomegalia congestiva, síndrome de Felty, doença de Hodgin estados aleucêmicos das leucoses.
Outros: Estados graves de desnutrição (câncer do esôfago, inanição, catexia), choque traumático agudo, crise hemoclássica (por alergia alimentar). Quimioterapia.
Hipertiroidismo que é um tecido hiperativo dentro da glândula tiróide, resultando na produção de excesso de hormônio da tiróide.
Lúpus eritematoso sistémico,  artrite reumatóide, deficiências de vitaminas e doenças parasitárias.

Certos fármacos, tais como a clozapina, antipsicóticos e imunossupressores também causar este distúrbio, apesar de na maioria das vezes é temporária.

Apenas a leucopenia não causa nenhum dano e não pode ser considerado doença, mas pode levar a vulnerabilidade às infecções, portanto, é aconselhável consultar o médico e tomar as precauções necessárias. A não ser leucopenia por medicamentos as outras condições devem ser encaminhadas para avaliação e tratamento.

Este texto foi útil? ⭐⭐⭐⭐⭐
Avaliação média: 4.4
Total de Votos: 54

Leucopenia no resultado do exame de sangue hemograma, pode ocorrer na dengue e zika, veja outros casos
Compartilhe este texto
avatar