Exames de sangueLeptina, para que serve o exame de sangue do...

Leptina, para que serve o exame de sangue do hormônio da saciedade, jejum, valores normais e alterados

A leptina é um hormônio produzido por adipócitos que são células gordurosas, os níveis variam de acordo com a quantidade de tecido adiposo, em obesos a leptina estará aumentada. Ela é conhecida como hormônio da saciedade, fundamental para regulação do peso corporal. Tem efeito no controle do apetite, e está envolvida na reprodução, imunidade, e função cardiovascular. Você pode dosar a leptina circulante no seu organismo, veja para que serve este exame de sangue, jejum, valores normais e alterados.

A leptina é muito importante para regulação do peso, defeitos nos receptores da substância podem levar uma pessoa à obesidade mórbida. A leptina age por meio de receptores específicos no cérebro informando que tem gordura suficiente e pode para de comer, modulando o apetite e também a termogênese. Mutações no gene da leptina costumam produzir deficiência do hormônio, o que pode causar hipopituitarismo, incluindo carências de gonadotrofinas, de hormônio de crescimento e de hormônios da tiróide.

Como fazer o exame para saber os níveis de leptina

Para realizar o exame de sangue que identifica os níveis de leptina no organismo, deverá fazer um jejum de 12 horas, mas alguns laboratórios, conforme metodologia aplicada, solicitam jejum de apenas 4 horas. A coleta do sangue deve ser feita evitando que ocorra hemólise, o que poderia alterar o resultado.

O resultado do teste é liberado por alguns laboratórios dentro de 1 a 2 dias, mas outros podem demorar mais tempo, até 20 dias, por isso não se esqueça de verificar no laboratório que você coletar o sangue, quando o resultado estará pronto.

Informe sempre ao recepcionista do laboratório os medicamentos que você estiver usando, e no caso deste teste informe também seu peso e sua altura, para verificação do IMC.

Estudos indicam que algumas pessoas possuem a leptina no seu corpo, mas não sinaliza para o cérebro que estão cheios, que comeu o suficiente. Ou, na verdade, seu cérebro é resistente ao sinal, para que ele continue comendo.

Leptina, obesidade e glicose

A obesidade é uma condição grave que pode provocar a um certo número de doenças com risco de vida, incluindo diabetes, doença cardíaca, câncer, hipertensão, acidente vascular cerebral.

A leptina sinaliza o estado nutricional do organismo a outros sistemas fisiológicos, modulando a função de várias glândulas alvo. Estudos sugerem que a leptina interfere de modo mais direto no metabolismo da glicose do que por um efeito secundário à redução do peso.

Leptina também está envolvida na reprodução, angiogênese que é o mecanismo de crescimento de novos vasos sanguíneos a partir daqueles que já existem, imunidade, cicatrização e função cardiovascular.

O exame leptina também pode ser útil para avaliar a infertilidade e ajudar no diagnóstico de pessoas com puberdade atrasada.

Resultado do exame – Valores normais e alterados da leptina

Uma das metodologias de análise é a Eletroquimioluminescência, os valores de referência são definidos de acordo com idade, sexo e IMC – Índice de Massa Corporal:
Adultos (18 a 71 anos) com IMC de 18 a 25:
Masculino: 0,3 a 13,4 ng/mL
Feminino : 4,7 a 23,7 ng/mL

Adultos (19 a 60 anos) com IMC de 25 a 30:
Masculino: 1,8 a 19,9 ng/mL
Feminino : 8,0 a 38,9 ng/mL

Para crianças e jovens:
De 5 a 9,9 anos: 0,6 a 16,8 ng/mL
De 10 a 13,9 anos: 1,4 a 16,5 ng/mL
De 14 a 17,9 anos: 0,6 a 24,9 ng/mL

Recomenda-se determinações periódicas porque uma única dosagem não oferece valor clinico ideal para avaliar, mas converse com seu médico se é necessário e qual o tempo entre dosagens.

Silvano Vilela
Silvano Vilelahttps://www.plugbr.net/about/
Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

1 COMENTÁRIO

Subscribe
Avisar para
guest

1 Comentário
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Entenda fácil

Neutrófilos no resultado do exame de sangue hemograma

Os neutrófilos são um tipo de células brancas do sangue

Bilirrubina direta alta, veja causas do exame alterado

Bilirrubina direta alta, entenda causas do exame de sangue alterado

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Não deixe de ler

spot_img

Você pode gostarFácil
Simples, para que todos entendam

1
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x