HIV – tipos subtipos e locais onde ocorrem

Estudos epidemiológicos sugerem que a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) é causada por pelo menos dois tipos de vírus designados como HIV. A prevalência de anticorpos contra a HIV-1 em pacientes com AIDS e indivíduos com alto risco é elevada e o vírus pode ser isolado de quase 90% de todos os indivíduos soropositivos.A análise genética do HIV-1 isolado revelou a existência de outros subtipos do HIV-1, dez destes A-J são reunidos no grupo M, e aqueles divergentes isolados de pacientes com HIV nos Camarões como grupo O.
Os subtipos A, D, G, H e J foram identificados na África central, o subtipo B na América do norte, Europa, Australia e Japão, o subtipo C na Índia , África do sul e central, o subtipo E na Tailândia, o subtipo F no Brasil o subtipo I em Chipre. Na África pode ocorrer todos os subtipos do HIV-1.

Em 1986 foi isolado um segundo vírus o HIV-2 em pacientes com AIDS na África Ocidental. O vírus do HIV-2 é semelhante ao HIV-1.

Semelhantes na morfologia, tropismo celular, interação com o receptor celular CD4, efeito citopático in vitro nas células CD4, estrutura genómica geral, meio de transmissão e na sua capacidade de provocar AIDS.

Estudos sorológicos mostram que o HIV-1 e o HIV-2 partilham de múltiplos epítopos comuns nos seus antígenos de núcleo, mas as glocoproteínas do envelope têm menor reação cruzada.

Esta limitação na reação cruzada dos antígenos do envelope explica o fato pelo qual os atuais ensaios sorológicos utilizados para o HIV podem não reagir com determinados soros de indivíduos com anticorpos contra o HIV-2.

Próximo post: Ensaio sorológico MEIA e suas características.
Dados: HIV Abbot Lab; Wikpedia.org; aids.gov.br.

Este texto foi útil? ⭐⭐⭐⭐⭐
Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 57

HIV – tipos subtipos e locais onde ocorrem
Compartilhe este texto

Sobre o autor

avatar
jota
Visitante
jota

descobri recentemente que o meu parceiro com o qual vivi 4 anos tem hiv sempre fiz os testes em laboratorio e nos centros o ultimo relativo a 6meses atras acusou negativo quando o confrontei ele me disse k ja tem a 5 anos mas que lhe foi garantido que o virus dele em 98% nao passaria ao parceiro nos ultimos 3 anos fizemos sexo sem camisa estou desolado

Juliano
Visitante
Juliano

Ola Doutor. A tempos acompanho suas postagens. Quero antes de tudo dar-lhe os meus parabéns pelo conteudo e pela disposição em responder as perguntas. Doutor, hoje eu também presto assintencia pela internet, tirando duvidas de internautas, claro que sempre deixo claro que sou leigo no assunto e sempre aconselho a procurar um médico. Porém percebo que a grande maioria dos casos se remete a problemas psicológicas. Mas esse é um assunto a parte que posteriormente, se me der a liberdade, conversaremos sobre isso. Minha pergunta é com relação aos dois ultimos paragrafos deste artigo. Nele o Doutor diz que: ”Estudos… Read more »

Roberto
Visitante
Roberto

Boa noite, Dr.
Acabei de fazer um Exame – Método: Ensaio Imunoenzimático de Micropartículas Quimioluminescentes.

tania
Visitante
tania

fis um isame de hiv e deu hiv-1+2 combi modular