O uso de marcadores sorológicos, em exames laboratoriais possibilita a detecção das hepatites A, B e C no soro (parte líquida do sangue) de pacientes infectados. Antígenos (uma bactéria, por exemplo, ou o vírus no caso da hepatite) e anticorpos (proteína produzida pelo sistema imune quando organismo e atacado por algum antígeno) são específicos de cada vírus detectáveis no soro.

Nesta semana de luta contra as hepatites virais, uma das doenças que mais matam no mundo todo, vamos abordar questões relativas a diagnóstico laboratorial da doença, os exames mais usados na rotina clínica para saber se tem hepatite. A Iara Grisi em sua série de reportagens sobre doenças transmitidas pela água, falou sobre a hepatite A.

Os principais marcadores, exames para detectar a doença

Para o vírus da Hepatite A (HAV):

Para o Vírus da Hepatite B (HBV):

  • HBsAg – Detecta antígenos de superfície do vírus da hepatite B
  • Anti-HBs – Detecta anticorpo contra o antígeno de superfície do vírus da hepatite B
  • Anti-HBc IgM – Detecta anticorpo IgM contra o antígeno CORE do vírus da hepatite B
  • Anti-HBc – Detecta anticorpo total (IgG + IgM) contra o antígeno CORE do vírus da hepatite B
  • HBe Ag – Detecta antígeno “e” do vírus da hepatite B
  • Anti-HBe – Detecta anticorpo contra o antígeno “e” do vírus da hepatite B

Para o vírus da Hepatite C (HCV):

  • Anti-HCV – Detecta anticorpo contra o vírus da hepatite C

Antes de falar sobre cada um deles, assista ao vídeo sobre hepatites.

Identificação laboratorial da hepatite A

Anticorpos anti-HAV IgM aparecem no soro em torno de quatro semanas após a exposição, é característico de infecção aguda por esta doença, na mesma época os sintomas do conhecido amarelão estão evidentes. O anti -HAV IgM vai desaparecer depois da 16 a 20 semana após o início da infecção.

Os anticorpos anti-HAV IgG vão gradativamente substituindo os anticorpos HAV IgM, os quais vão permanecer durante toda a vida da pessoa, e sua positividade é indicativo de imunidade contra o vírus da hepatite A, verifica também resposta vacinal.

Identificação laboratorial da hepatite B, curso sorológico típico

Os marcadores sorológicos da hepatite B surgem em vários momentos da infecção. O HBsAg e o anti-HBc IgM são característicos de infecção aguda e o HBeAg, anti-HBc IgG, anti-HBe e o anti-HBs informam sobre a evolução clínica da doença.

HBsAg apresenta positivo antes mesmo dos sintomas, é o primeiro marcador que aparece, coincidindo com os sintomas quando atinge concentração máxima.

O HBeAg surge no início da infecção, pois detecta o antígeno propriamente dito, permanece por várias semanas e é muito importante para caracterizar a multiplicação viral, consequentemente este paciente poderia transmitir o vírus a outras pessoas nesta fase.

O Anti-HBc IgM, como já disse, aparece na fase aguda, podendo continuar positivo por até oito meses após o início da infecção.

O Anti HBc IgG vai substituindo gradativamente o anti-HBc IgM e na maioria das vezes persiste por toda vida, útil para indicar que em algum momento da vida esta pessoa foi infectada pelo vírus da hepatite B.

O anti-HBc Total (IgG+IgM) exame que define a etiologia da doença, aparece positivo na fase entre o desaparecimento dos antígenos e o aparecimento dos anticorpos.

O anti-HBe pode apresentar positivo após o desaparecimento do HBeAg, indicando portanto redução da multiplicação viral e provável evolução para a cura da doença.

O Anti HBs surge depois do desaparecimento do HBsAg e indica imunidade em relação à infecção pelo vírus ou então pela vacina tomada.

Em cerca de 5% a 10% dos casos de infecção pelo vírus da hepatite B não ocorre formação de imunidade, fica configurado que ocorreu uma evolução para forma crônica da doença.

No caso a hepatite B a dúvida que sempre ocorre, sejam pacientes no hospital que eu trabalho, ou mesmo aqui no blog, é a questão do Anti-HBs positivo, o que significa? Confirma que estou com a doença? Como disse anteriormente, Anti-HBs indica imunidade, por ter tido a doença ou por ter sido vacinado contra a hepatite B.

Em casos que a hepatite B evolui para a forma crônica como os exames aparecem, sorologicamente como podemos identificar

A permanência do HBsAg por mais de 6 meses caracteriza a forma crônica da hepatite B, ele está sempre presente quando pesquisado em casos de cronicidade.

Eventualmente é possível detectar em infecção crônica o HBeAg indicando uma forma mais grave da infecção, e a presença do Anti-HBe indicando um estágio com reduzida multiplicação viral.

Identificação laboratorial da hepatite C

O anti-HCV é encontrado tardiamente, por volta de três meses após a infecção, antes deste período só é possível identificar a infecção pelo RNA por métodos de biologia molecular.

Para definição de diagnóstico etiológico das hepatites nos laboratórios de saúde pública são pesquisados os marcadores Anti-HAV IgM, HBsAg, Anti-HBc IgM e anti HCV.

Para publicar estas informações tive a colaboração do manual telelab do ministério da saúde, minhas observações e demais adendos de blogs citados.

111 COMENTÁRIOS

  1. olá, adorei seu texto e muito claro,objetivo no assunto, foi o que eu queria para minha pesquisa de imunologia que não estava clara mais com seu texto ficou ótimo.muito obrigada mesmo.

  2. Rodrigo do Valle

    Após doar sangue, fiquei sabendo que meu exame deu positivo para o vírus da hepatite. Fiquei muito surpreso, pois nunca tive sintomas nenhum e fui vacinado contra a doença.
    No meu caso o HBS-AG deu negativo e o ANTI HBC TOTAL deu positivo. O que isso significa? Estou com a doença?
    Grato desde já.

  3. Olá. Resultados que obtive nos exames:
    Anti – HVA IgG – Reagente
    Anti – HVA IgM – Não Reagente
    Anti – HCV – Não Reagente
    HBsAg – Não Reagente
    Anti-HBs – 46,9 mUI/mL
    Anti – HBc IgG – Não Reagente
    Anti – HBc IgM – Não Reagente
    Anti – HBe – Não Reagente
    HBeAg – Não Reagente

    O médico que consultei afirmou que sou portador de Hepatite B. Isso procede? Por que meu Anti – HBs tem esse valor? Obrigado.

  4. Olá. Gostaria primeiramente de dizer que gostei muito do seu blog. Minha dúvida e sobre que vírus são detectados pelos exames HBFAg e VHS? Agradeço a atenção.

    • Nathalia, VHS é um exame que indica algum tipo de infecção quando positivo, não indica vírus específico. Já o HbFAg, não me lembro deste, pode ser que na minha região não seja conhecido com este nome, já que os nomes variam um pouco conforme a região. Mas veja se não é HBsAg, que é da hepatite B. Abraço.

  5. Obrigada pelas informações.Aqui neste fim de mundo eu faço um pouco de tudo e ainda bem que tenho vcs.

  6. Sofia Meireles Matos

    Fui tirar análises no outro dia, o médico disse que estava tudo bem , mas quando fui analisar melhor, vi que a parte do hapatite A deu positivo, afinal ta tudo bem ou não?muito obrigada

    • Se foi o IgG ou total, está tudo bem, sem IgM positivo, não se preocupe é contato passado com o vírus. Abraço.

  7. trabalho c técnica em química em um laboratório de analise clínicas e tb sou técnica em enfermagem gostaria de saber informações sobre a existência de curso de ciências biológicas(biologia)a distancia e se existe em qual ou quais universidades credenciadas pelo MEC, desde ja obrigada!!!

  8. Gostaria de saber se para identificar se tenho alguma hepatite basta fazer os exames HBsAg e o HCV?

    • Fazem parte do diagnóstico, mas outros podem ser solicitados, além de pesquisar hepatite A, se os sintomas indicarem. Abraço.

  9. adorei esse linke porque estou gravida de 6 meses e peguei o exame e deu ANTI-HBs reagente e fique com medo mas agora fiquei mais alegre porque quer dizer que estou imune porque tomei a vacina

  10. fiz doação de sangue e os resultadados apresentaram reatividade para o exame anti hbs quimioluminescencia somente.porem a cerca de seis meses atrás eu fui vacinado contra a hepatite b ,vacina hb. gostaria de saber se estou com o vírus ou não e se poderei doar sangue novamente.atenciosamente..

  11. Olá gostei muito das informações sobre hepatite, pois tive dengue há 30 dias e me disseram que o fígado fica muito comprometido pela doença. Vc acha necessário que eu faça um exame para verificar a possibilidade de hepatite? Ando com muita falta de apetite e às vezes sinto dores abdominais do lado esquerdo. Grata.

    • Pode ser, mas faça uma consulta com seu médico e fale que gostaria de fazer estes exames, se ele achar necessário irá prescrever. Abraço.

  12. Olá eu doei sangue a 8 meses atraz e meu resultado quando fui buscar a carteirinha de doadora…foi positivo mas eu tomei 3 doses quando criança da vacina, a médica no centro de coleta de sangue me disse pra refazer os exames pq pode ter dado errado…Estou confusa ..por favor me ajude!!

  13. Alexandra Maria

    olá, sou mãe de uma linda menina de 11 anos que tem quase um mês, que começou com inicio de febre, mialgia , hematuria [coloração escura , bem escura da urina, cor de coca cola] foi feito o pedido de exame”HAV IgG”’ QUE DEU POSITIVO só que pelo que estudei e tenho estudado os sintomas ja deveriam ter melhorado com o tempo de incubação, mais cada dia que passa ela tem mais febre e muita dor abdominal, desejo saber mais informações referentes , pois o médico disse que é normal , mas como mãe venho pesquisando e vejo que o tempo para sintomologia ja deveria ter passado!!

    desde ja agradeço por qualquer informação
    um abraço meu e da bia ♥

  14. Bom dia,trabalho em uma empresa,e fiz exames admisional e estou preocupada com o resultado que foi.
    ANTI-HBC IGM,Hepatite C,Hepatite B-Austrália(HBS-AG0)-não reagente.
    estou preocupada que no outro exame de Hepatite B-ANTI-HBS o resultado foi 96,3 UI/L.O que significa isso?

    • Luzinete, a informação sobre o exame anti-HBs está no texto, veja – “O Anti HBs surge depois do desaparecimento do HBsAg e indica imunidade em relação à infecção pelo vírus ou então pela vacina tomada.”

  15. Gostaria de saber se tive ou não Hepatite, pois se tive antes dos 9 anos de idades como saber onde e qual tive de exame deve ser realizado.

  16. Lucas S. F. Ricardo

    Os exames de HIV que a minha esposa fez na gravidez deram não reativo. O que isso significa?
    Nunca tive outras mulheres.

  17. o meu deu hbe ag REAGENTE
    hbc ag REAGENTE
    anti hbs ag NAO REAGENTE
    oque significa…obrigada!!!!

    • Veja no texto – “O HBeAg surge no início da infecção, pois detecta o antígeno propriamente dito…”

  18. Fiz exames de e os resultadosmforam:

    transaminase oxacetica = 59 u/l
    ” piruvica = 79 u/l
    gama glutatil transferase = 275 u/l

    O clinico pediu exames de ultra som do fígado que deu td ok. Exames de hepatite=

    hepatite A = hav total (IgG + Igm)= reagente
    ” ”= hav igm = não reagente
    ” c = não reagente

    Não consegui fazer o texte para a B, pois meu convenio não cobria. Segundo o texto esta td bem, não tenho nem a A nem a C, né. Acha mesmo necessario fazer o teste para B?

  19. Gostaria de um esclarecimento sobre meu exame…

    anti-hbc total 0.06 reagente
    AgHBs 60.0 reagente
    ANTI-HBs 0 mUI;mL nao reagente
    AgHBe o,24 Reagente
    ANTI-HBe 0,06 reagente
    ANTI-HBc IgM 0,57 nao reagente

    Obs. tomei as tres doses da vacina em 2006
    Obrigado!!!