GABA, benefícios na ansiedade e depressão usando o suplemento e o dilema da barreira hemato encefálica

GABA é também conhecido como ácido gama-aminobutírico, tecnicamente esta substância é um aminoácido. Criada no cérebro tendo como base o glutamato, um aminoácido neurotransmissor, e também da vitamina B6. Conheça os benefícios do GABA na ansiedade e depressão usando o suplemento e entenda o dilema da barreira hemato encefálica.

O GABA não funciona de uma forma semelhante aos demais aminoácidos, não se dedica a construção de proteínas. Tem importante função de dar um equilíbrio ao sistema neurológico para alcançar redução dos estados de depressão e ansiedade. Porém, quando tomado suplementos, estes não atravessam a barreira hemato encefálica, entretanto mecanismos adjacentes proporcionam alcançar o benefício mesmo usando estas substâncias.

GABA, um neurotransmissor

GABA é também o mais importante neurotransmissor inibidor no interior do corpo. Integra o sistema de regulação automática natural do cérebro para contornar grandes excitações dos neurônios provocados por estímulos externos.

GABA proporciona o balanceamento de outras substâncias químicas, entre elas adrenalina e noradrenalina que de outra forma irá provocar sentimentos de inquietação, irritabilidade e dificuldade de dormir.

As baixas concentrações de GABA possuem ligação com características irregulares de sono, além de depressão, ansiedade e estresse excessivo.

Estudo com GABA – Relaxamento e de melhoria da imunidade

Estudo de Yokogoshi H e colegas trazem algumas observações importantes quanto ao uso de GABA.

O efeito do ácido gama-aminobutírico quando tomado por via oral (GABA) no relaxamento e imunidade durante o estresse tem sido investigado em seres humanos.

Estudo realizado nesta linha verificou o efeito nas ondas cerebrais de pessoas após ingestão de GABA. Electroencefalogramas (EEG) foram realizados depois de 3 ensaios em cada voluntário avaliado.

Ao consumir apenas água, GABA, ou L-teanina. Depois de 1 hora de uso, GABA aumentou as ondas alfa e reduziu as ondas beta em comparação com água ou L-teanina.

Os resultados obtidos apontam que o GABA não só induz relaxamento, mas também reduz a ansiedade.

Um segundo estudo realizado teve a intenção de verificar o papel relaxante e efeitos ansiolíticos de ingestão de GABA sobre a imunidade em voluntários estressados.

Indivíduos foram divididos em 2 grupos (com placebo e usando GABA). Todos os indivíduos foram atravessar uma ponte suspensa como um estímulo fortemente estressante.

Exames avaliaram imunoglobulina A (IgA), índices foram analisados na saliva no ato de atravessar a ponte. Os placebos mostraram redução dos níveis de IgA, porém quem tomou GABA apresentou níveis significativamente mais aumentados.

Podemos concluir que, GABA pode funcionar fortemente como um relaxante natural e seus efeitos podem ser observados dentro de 1 hora após a administração para induzir o relaxamento e diminuir a ansiedade. Além disso, uso de GABA pode levar a imunidade a melhores patamares em casos de estresse.

Outras funções do GABA

Existe outras funções para as quais o GABA pode ser usado com resultados consideráveis.

Podemos citar a regulação do tono muscular, além de servir de apoio para a produção de outras hormônios importantes para construir as células musculares.

GABA é importante como suplemento nos casos que se deseja ganho de força e melhor condição muscular ao frequentar academia.

Atletas que praticam levantamento de peso podem ter melhorias substanciais no desempenho, além de ajudar perder gordura.

Outra característica atribuída a GABA é que tenha uma função reguladora e de crescimento de células tronco embrionárias e neurais.

GABA na ansiedade e humor

As maiores indicações de GABA são para melhorar as condições relativas a ansiedade e  humor. Em pessoas usando a substância ocorre um disparo de impulsos com maior equilíbrio de frequência e intensidade.

Ocorre uma sensação de calma e relaxamento, as condições relativas a estresse e ansiedade se tornam brandas.

É possível que GABA exerça um relaxamento, reduzindo a inibição, tanto que ao usar álcool o mesmo age nos receptores GABA no cérebro.

GABA melhora a comunicação de neurônios e nervos de forma mais eficaz. Favorece a liberação de elementos químicos que abrandam a dor.

Ao agir nesta comunicação neurônios e nervos proporciona também ganho de atenção, concentração e foco.

GABA e a chamada barreira hemato encefálica

Entretanto, mesmo apresentando várias importantes funções orgânicas que proporcionam melhoria das condições de ansiedade, existe algo que pode impedir ou atenuar seus efeitos, segundo teorias.

A razão está ligada a barreira sangue-cérebro, que é um sistema em que o cérebro separa o sangue circulante de entrar no tecido cerebral.

Para que qualquer um dos nutrientes ingeridos possam chegar ao cérebro, precisam atravessar essa barreira, algumas substâncias conseguem, outras não.

Se você ingerir cápsulas de GABA ou pó por via oral, ele será absorvido no sangue através do intestino e enviará ao cérebro, entretanto não será realmente capaz de atravessar essa barreira.

O GABA que encontrado no cérebro deve ser proveniente das próprias células do organismo ou de conversão de substâncias em GABA. Porém o GABA em cápsula não chegará ao cérebro.

Entretanto, os benefícios alcançados com o uso de suplementação já foram comprovados, por isso os estudos buscam esclarecer como GABA suplemento pode levar a aumento da concentração de GABA no cérebro.

As possibilidades são de que suplementos GABA impulsionem GABA natural ou ofereçam substâncias capazes de sintetizar GABA natural ou compostos que quebram diretamente em GABA.

Um elemento que impulsiona GABA natural é a L-teanina, que é encontrada no chá verde e é conhecido por ajudar a relaxar e se concentrar.

Entretanto, não está totalmente claro como o uso de GABA em suplemento pode realmente aumentar a substância no cérebro, mas os benefícios desta ação já foram identificados.

Converse com seu médico sobre o uso deste suplemento ou de substâncias que impulsionem o GABA em situações relacionadas a ansiedade e estresse.

Este texto foi útil? ⭐⭐⭐⭐⭐
Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 55

GABA, benefícios na ansiedade e depressão usando o suplemento e o dilema da barreira hemato encefálica
Compartilhe este texto
avatar