LaboratórioExames para detectar drogas - Maconha, anfetaminas e morfina

Exames para detectar drogas – Maconha, anfetaminas e morfina

Na prática laboratorial sempre nos deparamos com situações em que, geralmente os pais desejam saber se seu filho está ou não usando drogas, e aqui no blog, depois do texto que escrevi, “como saber se uma pessoa fez uso de drogas de abuso” sempre recebo emails e comentários sobre o assunto. Neste texto citado, abordei mais especificamente a cocaína, desta vez vou destacar anfetaminas, maconha e opiáceos, nestes grupos encontramos drogas como haxixe e ecstasy.

Como disse no texto anterior o material mais usado para verificar a presença destas substâncias no organismo humano é a urina, mas cabelo também pode ser usado.

Em épocas de festa, como temos visto os noticiários na TV, aumenta a procura e a venda destes produtos, principalmente durante o carnaval.

Anfetaminas

A determinação generalista das anfetaminas, que na verdade são as drogas: anfetamina e a metanfetamina, estimulantes do sistema nervoso central. Por volta de 79% desta droga é excretada em 24 horas na urina (ácida), e 45% em urinas (alcalinas). Os resultados dos testes de triagem se tornam positivos depois de 2 horas da ingestão do produto anfetamina ou metanfetamina, onde é detectado a D-anfetamina, indicando desta forma que a pessoa fez uso desta substância nas 24 a 48 horas anteriores.

Para fazer o exame é usado urina coletada recentemente, monitorado por um representante legal do laboratório que irá realizar a dosagem, depois deve ser refrigerada até o momento da realização do teste. Testes específicos: (CH-MS, HPLC)

Maconha

Neste caso a substância pesquisada e a 11-nor-9-carboxi-delta-9-THC é o elemento presente na planta Cannabis sativa está presente em drogas de abuso como maconha e haxixe. Pode ser detectado após 4 a 6 horas de uso, e continua positivo para esta substância durante 7 a 10 dias depois de ter usado eventualmente ou 1 a 6 meses em usuários crônicos.

O material coletado é a urina, que deve ser refrigerada até o momento do exame.

Opiáceos

Morfina é a substância detectada durante o exame de urina, podendo ser encontrado neste líquido biológico após 3 horas depois do uso e mantém-se positivo durante 1 a 2 dias.

O procedimento para coleta de urina segue a mesma recomendação das dosagens anteriores, a amostra deve ser refigerada depois de coletado e a coleta deve ser acompanhada por um profissional do laboratório que irá realizar o exame na amostra.

[Atualização] Mais informações sobre

tempo que o crack fica no organismo – Cabelo e na urina

[/Atualização]

Silvano Vilela
Silvano Vilelahttps://www.plugbr.net/about/
Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

65 COMENTÁRIOS

Subscribe
Avisar para
guest

65 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Entenda fácil

Neutrófilos no resultado do exame de sangue hemograma

Os neutrófilos são um tipo de células brancas do sangue

Bilirrubina direta alta, veja causas do exame alterado

Bilirrubina direta alta, entenda causas do exame de sangue alterado

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Não deixe de ler

Teste de drogas para concurso público e o tempo que o crack fica no cabelo e na urina

Em vários concursos públicos, principalmente área militar, está sendo...
spot_img

Você pode gostarFácil
Simples, para que todos entendam

65
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x