Exames – Como saber se uma pessoa fez uso de drogas de abuso

Neste texto explico quais os métodos e como são encontrados nos materiais biológicos, urina e cabelo de pessoas que usaram algum tipo de droga, resquícios destas substâncias ilícitas, cocaína, por exemplo.

Usado no esporte para detectar presença de substâncias não permitidas, processos de justiça, e em outros casos, os exames para pesquisa de drogas de abuso estão cada vez mais freqüentes, por isso resolvi reunir informações sobre este tema e repassar a todos os leitores.

A cocaína, uma droga de abuso, é um alcalóide estimulante do sistema nervoso central, e no que tange a identificação no organismo, é importante saber primeiro que ao ser absorvida a droga terá uma meia vida plasmática de 5 horas, independente de como foi administrada.

O fígado metaboliza a cocaína, apenas 1% será liberada na urina de forma inalterada, sendo que o principal produto deste metabolismo é a benzoilecgonina (40%).

O exame de triagem realizado por imunoensaio enzimático detecta na urina a benzoilecgonina 4 horas após o uso, podendo ser detectada até 5 dias depois. Já exames confirmatórios como HPLC e GC/MS separam e identificam cada metabólito proveniente da degradação da cocaína. A análise no sangue não é muito usada porque a presença destas substâncias na corrente circulatória é muito curta, inviabilizando o uso deste material biológico.

O material mais usado para análise é a urina, laboratórios exigem que a urina seja coletada no próprio local e a coleta deverá ser acompanhada por um profissional.

Este exame é também conhecido como pesquisa de drogas de abuso – cocaína, crack, COC. O Journal of the American Medical Association´s Council on Scientific Affairs, 1987, pp. 3, 112, adota um tempo aproximado de detecção de cada substância ao examinar a urina.
Substância – Na urina

  • Álcool – 6 a 24 h
  • Anfetaminas – 1 a 4 dias
  • Barbitúricos – 1 a 21 dias
  • Benzodiazepinas – 1 a 42 dias
  • Cannabis (uso esporádico – até 4 vezes semana) – 48 a 72 h
  • Cannabis (consumo habitual/diário) – Mais 12 semanas
  • Cocaína – 4 a 5 dias
  • Codeína/Morfina – 2 a 4 dias
  • Cogumelos – 1 a 3 dias
  • Ecstasy – 1 a 3 dias; 3 a 5 dias (consumo habitual)
  • GHB – 12 a 24 h
  • Heroína – 1 a 4 dias
  • LSD – 24 a 72 h
  • Ketamina – 2 a 4 dias

No caso de menor de idade é necessária a assinatura do menor e do responsável.

O resultado está relacionado ao nível de decisão – 300 NANOG/ML, sendo que este nível de decisão é o valor recomendado cientificamente e legalmente pelo Substance Abuse And Mental Health Service Administration (SAMHSA – 1998).

O teste confirmatório é realizado por cromatografia de gases/ espectometria de massa, e deverá ser colhido 20 ml de urina recente para ser analisada.

Outro exame que poderá ser realizado é a análise do cabelo, isso mesmo, o cabelo é fonte de detecção de cocaína, maconha, apiáceos, fenciclidina e anfetaminas. O método usado é o radioimunoensaio. Por este método o material poderá ser detectado no cabelo depois de 5 a 7 dias do consumo e continuará presente e detectável por até 60 dias.

A coleta por este método poderá ser agendada no laboratório e o prazo para entrega do resultado é por volta de 90 dias.

Os valores destes exames variam muito de um laboratório para outro, sendo que o teste de triagem é mais barato e o teste de detecção no cabelo, por ser uma análise mais minuciosa o valor é maior.

Este texto foi útil? ⭐⭐⭐⭐⭐

Avaliação média: 4.61
Total de Votos: 57

Exames – Como saber se uma pessoa fez uso de drogas de abuso
Compartilhe este texto
avatar
Rodrigo
Visitante
Rodrigo

Fiz o primeiro teste toxicológico no mês de julho de 2018 deu positivo pra cocaína e benzoilecgonina é fiquei 7 meses pra fazer um novo enxame é vez de sumir aumentou e eu não uso drogas nenhumas único remédio que faço uso é sildenafila

Jack
Visitante
Jack

Olá silvano!
Passei em um concurso público e neste há exigência da realização de exame toxicológico com detecção mínima de 90 dias. O seu texto diz que o exame de cabelo testa positivo até …

Keke
Visitante
Keke

Usei cocaína a 6 meses atrás e nunca mais fiz o uso e foi detectado no exame no laudo diz 28, 60ng /10mg 1,75ng/10ng…

Glauber
Visitante
Glauber

Boa tarde!! Provavelmente na data 13 de maio de 2016, fumei um cigarro de maconha com alguns amigos, não uso com frequencia, mas dia 16 de agosto fui submetido a uma exame toxicológico por amostra de pelos(foram os pelos das pernas), sendo que a janela de detectação são 90 dias, na minha contagem já passou os 90 dias porém mesmo assim estou muito preocupado, alguém sabe…

silas
Visitante
silas

Concurso: o teste de triagem – cocaina, vale para o crack, mesmo que no resultado do exame de cocaina não cite o crack?

Marcos
Visitante
Marcos

Após o uso de cocaina quantos dias ela permanece e pode ser detectada na urina atraves do exame de toxicologico e apartir de quanto tempo nao conseguem mais ser detectada ! o que se pode fazer para ser eliminada mais rapida do figado atraves da urina…

EMSS
Visitante
EMSS

Olá

Sou ex companheira de uma pessoa usuária, que eu tentei a qualquer custo salvar do mundo da cocaína. Digo a vocês saiam dessa. Esta droga destrói a família e a sua vida. As pessoas deixam de confiar em você, vocês viram pessoas agressivas, saem do controle total de si.

Só para expressar momentos de horror que eu passei, ele tentou me matar por diversas vezes e hoje foi um dia desses.
Tenham mais amor a vida

martin
Visitante
martin

Silvano vilela vo precisa sua ajuda. Eu precisa faz exame de cabelo pra trabalho. Eu nao to usando drogas mais um 160 dias atras eu usei no uma festa 1 g de cocaina. Cocaina vai sair no meu exame ou nao…

lISBOA
Visitante
lISBOA

Bom dia, Fumei menos de um cigarro de maconha ontem umas 20h, e hoje de manha as 10h repeti um exame de sangue chamado CA 125, tem risco de souberem da maconha? Como explicar o aumento, ou a diferença? AJUDA!!

mkkkl
Visitante
mkkkl

nao fumava a cerca de 4 meses mas a semana passada dei uns 3 tragos num cigarro de maconha e passado 3 dias dei mais 1 trago noutro, se fizer exame toxicologico a urina passado 1 semana da ultima vez q fumei a probablidade de dar positivo é baixa?

RENAN
Visitante
RENAN

parabens pelo site…tirei muitas duvidas e resolvi o meu problema.PARABENS

Junior
Visitante
Junior

se eu fizer um simples exame de Sangue e de Urina irá acusar no resultado ? ( miim responda com Urgência porfavor ) obrigado.

carlos
Visitante
carlos

Bom dia!

Sr: Silvano

Eu usei cocaina no dia 8/05, uma quantidade bem baixa que no popula é uma carreira bem pequena, no dia 28/05 eu fiz o exame toxicologico a mesma pode ser detectada no exame feito. antes do exame eu tomei um cafezinho, fumei um cigarro e por não ter uma quantidade de urina para a coleta correta eu bebi água isso pode interferir no resultado.

Tenha um bom dia e fica com Deus

Silvano Vilela
Visitante
Silvano Vilela
lcq recife pe
Visitante
lcq recife pe

Amigo.Bom dia.

Estou fazendo um trabalho a respeito da subjetividade da autoridade policial na apreensão de drogas .Gostaria de saber mais sobre a detecção de drogas no organismo .Por exemplo se existe algum equipamento,pratico que realize este teste na hora da apreensão, para verificar se o portador consumiu, a um certo tempo drogas, ou se naquele instante ele está sob efeitos de entorpecente..

Silvano Vilela
Visitante
Silvano Vilela

Não, este exame não é para tem a finalidade de pesquisar drogas.

bucestrilde
Visitante
bucestrilde

vou fazer em exame de fezes na minha espresa, gostaria de saber se é possivel detectar algum tipo de droga?????? (URGENTE, POR FAVOR)

knarf
Visitante
knarf

tomei 6 comprimidos de ecstasy entre sabado e domingo, durante a semana tive nauseas, tonturas, febre, dor de garganta, toda vez q comia o estomago embrulhava, isso é normal?

Beto
Visitante
Beto

se eu uso maconha todo dia, fumando um baseado por dia por um mes, sou considerado um consumidor habitual. Eu já parei, e não quero continuar, como tiro isto do corpo o antes possível? tenho uma análise o 15 de julho e parei o 28 de junho.

Klinsman
Visitante
Klinsman

Quanto tempo a cocaína gasta para ser eliminada totalmente do organismo humano, e até quanto tempo pode ser detectável em exames toxicológicos?
Grato.