Exame para pesquisa de anticorpos anti plaquetas

Este exame é útil para o auxílio diagnóstico de doenças trombocitopênicas – a trombocitopenia que é a diminuição do número de plaquetas no sangue. Doenças trombocitopênicas de causas auto-imune (púrpura trombocitopênica auto-imune, púrpura pós-transfusional e púrpura trombocitopênica neonatal – aloimune).

Usado normalmente na rotina para obter um diagnóstico diferencial entre trombocitopenia de origem imune e não imune.

Quando a quantidade de plaquetas no sangue está abaixo de 150.000/mm³, a pessoa está apresentando trombocitopenia, ou plaquetopenia. Estas pessoas apresentam uma maior tendência a ter sangramentos, ou hemorragias.

Uma contagem ideal de plaquetas deve estar entre 150.000 a 450.000 plaquetas por microlitro de sangue. Se a contagem plaquetária cai abaixo de 150.000 é referido como a trombocitopenia ou plaquetopenia, e se ocorre valores acima de 450.0000 é um quadro conhecido com trombocitose. Existem várias causas de plaquetopenia e trombocitose.

Para o exame de pesquisa de anticorpos anti plaquetas um resultado com valor negativo: anticorpos anti – plaquetas IgG ou IgM normais – indicando que nenhum mecanismo imune está envolvido na trombocitopenia.

Para um resultado com valor fracamente positivo: elevações moderadas de anticorpos anti – plaquetas IgG ou IgM – Este resultado sugere que mecanismos imunes podem estar envolvidos na trombocitopenia.

Para um resultado com valor positivo: elevados níveis de anticorpos anti – plaquetas IgG e IgM – Este resultado sugere que um mecanismos imunes estão envolvidos neste evento de trombocitopenia que está ocorrendo.

O prazo para este exame ser liberado geralmente é um pouco demorado, por volta de 15 dias, e o valor do teste em torno de R$ 50,00 a 80,00.

Compartilhe este texto
avatar