Exame anti mitocôndria, para que serve, como é a coleta do sangue e resultado normal e alterado

O exame de sangue anti mitocôndria ou anti AMA, é uma análise laboratorial usada para apoio no diagnóstico diferencial na doença hepática crônica para elucidar a cirrose biliar primaria, caso que ocorre em mais de 90% dos pacientes. Se o médico solicitou este exame laboratorial, veja em detalhes para que serve, como é a coleta do sangue e quais os resultados normais e alterados.

Os anticorpos anti-mitocôndria pesquisados, poucas vezes são vistos em pacientes com obstrução biliar extrahepática, hepatite viral, cirrose alcoólica, hepatite induzida por drogas, ou em câncer hepático.

Para que serve o exame anti mitocôndrias

O teste busca diagnosticar cirrose biliar primária. Na presença de anticorpos anti-mitocôndria, na maioria dos casos do tipo M2, normalmente está ligado à cirrose biliar primária.

Em termos de porcentagem temos 90% dos pacientes com cirrose biliar primária, e 25% dos que apresentam cirrose idiopática (de origem não conhecida) ou hepatite crônica, apresenta positividade para este anticorpo.

Como é a coleta do sangue para o exame anti mitocôndrias

Para realizar este teste laboratorial é indicado que seja respeitado um jejum de pelo menos 4 horas antes da coleta do material biológico.

A amostra usada para a análise laboratorial anti mitocôndrias será o sangue coletado da veia do braço. O procedimento é simples e não requer preparos especiais.

No dia da coleta do sangue não se esqueça de levar o pedido de exame feito pelo médico para que a equipe do laboratório possa identificar corretamente o nome do teste.

Na recepção será solicitado os dados do paciente, sendo importante relatar neste momento, medicamentos que esteja usando. Não se esqueça de anotar login e senha para acessar o resultado pela internet.

Depois será chamado para a coleta do sangue e dentro de poucos minutos o procedimento estará concluído.

Geralmente o resultado do exame fica disponível para ser retirado no próprio laboratório ou pela internet em 2 a 5 dias.

Se o laboratório que você realizou a coleta do sangue enviar a amostra para outras instituições de apoio, o resultado pode demorar por volta de 6 a 10 dias.

Resultado normal e alterado do teste anti mitôcondria

O exame normalmente é realizado usando a técnica de imunofluorescência indireta.

O resultado normal desta análise laboratorial será “Não Reagente”, ou negativo.

Em um teste alterado no laudo do exame será possível verificar a informação “Reagente” ou positivo para a análise laboratorial.

Sendo que pode se apresentar positivo em 1% das doenças auto-imunes. E normalmente poderemos observar baixos títulos de anticorpos em casos de esclerodermia, artrite reumatóide, Síndrome de Sjörgen, e também em outras doenças autoimunes.

Não se esqueça de apresentar seus resultados de exame de sangue ao médico que solicitou a análise laboratorial, ele irá correlacionar os dados clínicos com o resultado do exame e irá apresentar um diagnóstico.

Este texto foi útil? ⭐⭐⭐⭐⭐
Avaliação média: 5
Total de Votos: 2
Exame anti mitocôndria, para que serve, como é a coleta do sangue e resultado normal e alterado
Compartilhe este texto

Sobre o autor

avatar