Exame ácido 5 Hidroxindolacético, preparo para coleta da urina

O Ácido 5 Hidroxindolacético ou 5-HIAA é um metabólito da serotonina usado como marcador de tumores carcinoides. Aqueles alimentos que possuem muita serotonina devem ser evitados antes e durante a coleta. Veja como proceder para coletar a amostra biológica urina, medicamentos que interferem e alimentos que devem ser evitados.

É normal uma pequena quantidade de ácido 5 Hidroxindolacético presente na urina. Porém, certos tumores carcinoides muitas vezes geram grandes volumes da serotonina, consequentemente de 5-HIAA, por isso devemos proceder o teste para colaborar no diagnóstico.

Medicamentos que interferem no exame 5-HIAA

Sabendo também que certos medicamentos em uso podem interferir em resultado do teste, assim devem ser relatados ao entregar o material no laboratório.

Ou converse com seu médico para saber sobre a necessidade de interromper algum medicamento que você esteja usando antes de iniciar a coleta da urina.

Os medicamentos que podem interferir: Metildopa, levodopa, imipramina, formaldeido, ácido dihidrofenilacetico, morfina, antidepressivo IMAO, acetominofen, ácido acético, salicilatos, naproxifeno, isoniazida, fenotiazinas, xaropes com glicerilguacolato.

Os níveis do 5-HIAA também podem se encontrar normais com tumores carcinoides não metastáticos além da síndrome carcinoide, particularmente, em pacientes sem diarreia.

Certos pessoas portando a síndrome carcinoide eliminam ácidos indólicos não hidroxilados, porém, estes não são medidos ao analisar o 5-HIAA.

O Ácido 5 Hidroxindolacético terá níveis acima dos valores normais nas pessoas com absorção ruim e níveis elevados de metabólitos urinários do triptofano (doença celíaca, fibrose cística, sprue tropical, Doença de Whipple além de outras).

Níveis elevados também em pacientes com obstrução crônica do trato intestinal.

E por fim, valores elevados em algumas pessoas com tumores de ilhota não carcinoides. Também na gravidez, estresse e ovulação.

Como coletar a urina para o teste Ácido 5 Hidroxindolacético

Procure o laboratório de sua preferência para realizar o teste e retire o frasco e recomendações de como proceder a coleta.

O material usado para este exame é a urina. O material biológico deve ser coletado segundo algumas recomendações.

A retirada dos frascos no laboratório é importante pois eles possuem um líquido especial para conservar a urina.

Este líquido deve ser mantido de preferência refrigerado e protegido da luz.

Três dias antes da coleta e no dia que irá colher a urina uma dieta deve ser seguida, acompanhe como deve ser feito.

Poderá comer: Pão, ovos, manteiga, arroz, açúcar, leite integral, carne e água à vontade.

Não pode ingerir bebidas alcoólicas e nem fumar.

Evitar alimentos que contenham café, chá, amendoim, vitaminas, refrigerantes, abacate nozes, baunilha, banana, beringela, abacaxi, ameixa, tomate, kiwi, manga, sorvete, castanha, chocolate.

Durante a dieta e coleta da urina deverá evitar os medicamentos relatados acima. Porém, consulte seu médico sobre suspender medicamentos.

Outras recomendações para coleta

Os resultados dependem muito de como a coleta da urina é realizada, por isso deverá seguir as recomendações.

As mulheres devem evitar colher o material durante o período menstrual. Somente o fazer em casos especiais.

No período pré coleta da urina, esvaziar a bexiga e desprezar essa urina e marcar o horário, este é o início da fase de coleta.

Deste momento em diante todas as vezes que fizer xixi deve coletar a urina, durante o dia e noite, armazenando todas.

Mantenha o frasco em local fresco. Colete todas as urinas durante todo o período.

Quando chegar na mesma hora que iniciou a coleta deverá, urinar neste momento e guardar também esta urina, junto com as outras.

O período de coleta deverá ser de exatamente 24 horas.

Todo o material coletado deve ser enviado ao laboratório sem perder nenhum volume.

O material biológico deve ser enviado ao laboratório em até 3 horas, se não estiver refrigerado e em 24 horas se refrigerado.

Depois aguarde o resultado da análise e leve para o médico avaliar junto com os dados clínicos que ele observou.

Este texto foi útil? ⭐⭐⭐⭐⭐
Avaliação média: 5
Total de Votos: 1
Exame ácido 5 Hidroxindolacético, preparo para coleta da urina
Compartilhe este texto
avatar
  Subscribe  
Avisar para