Uma pergunta que a atendente do laboratório esporadicamente recebe é sobre exame de fezes, “É necessário que eu esteja em jejum para colher o exame de fezes?” A princípio poderíamos pensar que esta dúvida não existe, seria uma coisa clara, mas não é bem assim.

Sabemos que existe diferentes tipos de exames, cada um com suas particularidades, hora de coleta apropriado, jejum recomendado, procedimentos recomendados antes e durante a realização de cada teste, tudo isso deve ser considerado quando vamos colher algum material biológico para realização de exames em geral.

Como em quase todo tipo de exame existe rotinas de jejum, algumas pessoas pensam que para o exame de fezes simples EPF, também teríamos que respeitar algum tipo de jejum.

Na verdade não é necessário nenhum tipo de jejum e não precisa ser a primeira amostra de fezes do dia, como ocorre com o exame de urina.

Estar ou não em jejum não irá interferir na realização do exame e nem no resultado final da análise.

A pessoa deve colher a amostra de fezes em um frasco adequado oferecido pelo laboratório ou adquirido na farmácia, se o médico solicitou ou o laboratório que irá realizar o exame entregou ao paciente um frasco contendo um conservante MIF, as fezes devem ser colhidas conforme o seu médico recomendou, depositando uma pequena porção de fezes neste pote durante três dias.

Se não for coleta com conservante MIF as fezes devem ser encaminhadas rapidamente ao laboratório para que o exame seja realizado.

Em alguns casos, o exame solicitado nas fezes pode não ser o exame tradicional EPF, pode ser o coprológico, neste caso é necessário uma dieta orientada, para depois realizar a coleta das fezes. Procure sempre o laboratório antes de proceder a coleta do material.

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here