Exames de sangueDiabetes - O importante fator hereditário

Diabetes – O importante fator hereditário

Diabetes é uma doença caracterizada pela falta de insulina ou deficiência na utilização no organismo, causando elevação dos níveis de glicose (açúcar) na corrente sanguínea. Os principais sintomas são: Muita sede e fome, excesso de vontade de urinar, perda ou ganho de peso, alterações na visão, cansaço físico, infecções freqüentes, lesões nas pernas e nos pés de difícil cicatrização.

Sua mãe tem diabetes? Ou outra pessoa da família? Então tenha maior atenção e cuidado com esta patologia.

Os dois tipos mais comuns de diabetes: Tipo 1, encontrado em 10% dos casos da doença. Observa-se falência total, ou quase total, na produção de insulina pelo pâncreas.

Tipo 2, encontrado em aproximadamente 90% dos casos. Neste caso o pâncreas produz insulina, mas o corpo não a utiliza de forma adequada. Nos dois grupos existe o fator hereditário envolvido, principalmente no segundo grupo onde uma pessoa que tem alguém na família com diabetes tipo 2 tem maior propensão a desenvolver este quadro.

diabetes.gif

A hiperglicemia (aumento da taxa de glicose sanguínea) do diabetes é resultado de uma atividade inadequada da insulina, devido a uma baixa secreção ou até mesmo ausência.

O acompanhamento e tratamento desta doença são feitos pela rede SUS, por meio das equipes de saúde da família e também nos postos de saúde ou centros de especialidades.

A diabetes pode surgir também na juventude, por isso a atenção com os sintomas deve ser com as pessoas idosas e também com os jovens.

Para evitar descobertas tardias desta patologia é importante observar os sintomas e fazer regularmente o exame de glicose em laboratórios ou em aparelhos manuais por meio de fitas reativas. Um deles é o sistema Accutrend GCT, além de vários outros aparelhos existentes no mercado.

O diabetes é definido bioquimicamente por:

Concentração de glicose plasmática venosa em jejum acima de 140 mg/dl em mais de uma ocasião.

Uma concentração de glicose plasmática venosa de 2 horas acima de 200 mg/dl em um teste de tolerância a glicose (TTG) via oral, que avalia o estado de Hipoglicemia pós-prandial. Ao administrar uma carga de 75g de glicose, observando-se a glicemia a cada 30 minutos por 5 horas.

Em alguns casos será necessário usar o medicamento insulina para controlar as taxas de glicose presentes no organismo, que também pode ser retirada nos postos de saúde do seu município, mediante cadastramento no programa de diabetes.

Realizar exames regularmente para diagnosticar a doença, principalmente se existir na família alguém que tenha esta patologia e fazer um controle do diabetes é fundamental para uma boa qualidade de vida.

Mais informações: Site da Sociedade Brasileira de Diabetes, reúne dicas de atividades físicas para diabéticos e alimentação. O Ministério da saúde disponibiliza um manual básico para diabetes mellitus .

Para ler livros eletrônicos sobre Diabetes basta se cadastrar no site da SBD, entrar nos links abaixo e encontrará material que aprofunda no tema diabetes. Confira alguns dos assuntos que estão nos eBooks totalmente grátis:

  • Módulo 1
    Diagnóstico, epidemiologia e fisiopatologia do diabetes
  • Módulo 2
    Complicações do diabetes e principais co-morbidades
  • Módulo 3
    Tratamento do diabetes: abordagens educacionais e alterações no estilo de vida
  • Módulo 4
    Tratamento do diabetes: abordagens farmacológicas

 

Silvano Vilela
Silvano Vilelahttps://www.plugbr.net/about/
Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

2 COMENTÁRIOS

Subscribe
Avisar para
guest

2 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Entenda fácil

Neutrófilos no resultado do exame de sangue hemograma

Os neutrófilos são um tipo de células brancas do sangue

Bilirrubina direta alta, veja causas do exame alterado

Bilirrubina direta alta, entenda causas do exame de sangue alterado

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Não deixe de ler

spot_img

Você pode gostarFácil
Simples, para que todos entendam

2
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x