Crioaglutininas, coleta do sangue e quais os resultados normais e alterados do exame

Esta análise laboratorial, crioaglutininas, realiza a dosagem de anticorpos, normalmente IgM dirigidos contra o antígeno I da membrana da hemácia, que causam aglutinação destas células do organismo a 4° C, porém não causam o mesmo efeito a 37° C. Estas aglutininas podem ser encontradas em altos títulos em soro de pacientes com pneumonia atípica primária. Veja os detalhes sobre a coleta deste exame de sangue e quais os resultados normais e alterados do teste.

A resposta do organismo mencionada, não é específica, porém ocorre de forma muito aumentada nas infecção causadas por Mycoplasma pneumoniae. Podemos ver nas infecções por M. pneumoniae uma alteração transitória do sistema autoimune hemolítico, onde tipicamente ocorre altos títulos de crioaglutininas.

Coleta do sangue para realizar o exame crioaglutininas

O material usado para realizar a análise laboratorial de crioaglutininas é o sangue coletado da veia do braço.

Para realizar este teste laboratorial é necessário realizar jejum antes da coleta do material biológico, o ideal é fazer um jejum de 8 horas.

Antes da coleta, o ideal é verificar com a equipe do laboratório que você irá realizar o teste se exigem algum procedimento diferente do tradicional.

No dia da coleta do sangue informe na recepção do laboratório seus dados e se estiver tomando algum tipo de medicamento também devem ser relatado.

Logo depois será chamado para a coleta do material biológico. Na sala de coleta o agente de coleta irá retirar pelo menos dois tubos de sangue e encaminhará o material para o setor de análise.

O resultado do exame, normalmente estará disponível na recepção do laboratório ou na página do site da instituição depois de dois a cinco dias.

Resultado normal e alterado do exame

O método normalmente usado para realizar o exame é por aglutinação.

O valor normal para este teste laboratorial é um resultado negativo ou não reagente.

O resultado positivo ou reagente é aquele que apresenta diluições iguais ou superires a 1:32.

Por volta de 50% dos pacientes com pneumonia atípica possuem crioaglutininas no intervalo de tempo de 8 a 30 dias depois do início da infecção.

Pode ocorrer resultados positivos na mononucleose ou na doença da crioglobulina (lgM-Kappa).

Resultado falso negativo pode acontecer caso a amostra tenha passado por processo de refrigeração, e também devido a uso de antibióticos.

Este texto foi útil? ⭐⭐⭐⭐⭐
Avaliação média: 0
Total de Votos: 0
Crioaglutininas, coleta do sangue e quais os resultados normais e alterados do exame
Compartilhe este texto
avatar