Estive comentando no blog da Ana sobre a importância da realização do exame de mama e falei que no hospital onde trabalho, apresenta um grande número de casos de mulheres com câncer de mama, depois a Ana junto com a Denise fizeram uma proposta para uma blogagem coletiva, como este tema é muito importante, sei disso, pois o dano que um resultado positivo para câncer de mama causa na paciente e na família é muito doloroso, podemos observar isso dentro do hospital.

Algumas coisas são fundamentais neste processo busca – diagnóstico – tratamento: 1) Alimentação saudável ajuda prevenir câncer, 2)quanto mais cedo descobrir melhor o prognóstico, 3) Apóio da família e amigos é decisivo.

Prevenir:

Algumas mudanças nos nossos hábitos alimentares podem ajudar a reduzir os riscos de desenvolvimento deste e outros tipos de câncer. A adoção de uma alimentação saudável contribui não só para a prevenção do câncer, mas também de doenças cardíacas, obesidade e outras enfermidades crônicas como diabetes.

Frutas, verduras, legumes e cereais integrais contém nutrientes, tais como vitaminas, fibras e outros compostos, que auxiliam as defesas naturais do corpo a destruírem os carcinógenos antes que eles causem sérios danos às células. Esses tipos de alimentos também podem bloquear ou reverter os estágios iniciais do processo de carcinogênese e, portanto, devem ser consumidos com freqüência.

O auto-exame (básico) Consulte seu médico para detalhes:

Deitada de costas e durante o banho, apalpando suavemente a mama com as pontas dos dedos – mão direita para o seio esquerdo e mão esquerda para o seio direito – observar se existem alterações na pele, regiões endurecidas, doloridas, presença de caroços;

Em frente ao espelho, observar se existem alterações na cor e textura da pele dos seios e mamilos, pressionar o mamilo para detectar a presença de secreções.

O apóio:

Se o resultado for positivo a família vai ser o ponto de apóio para esta mulher e é neste momento que ela busca força para enfrentar a doença é aqui que as pessoas que a cercam devem oferecer toda ajuda que puderem. E outro momento importante é se houver necessidade de retirada do seio e isso causa grande trauma a mulher e é nesta hora que novamente os amigos e família devem apoiar.

Um blog muito útil, com muitas informações é o Pró Curar da Maristela, visite, é muito bom.