Como já havíamos anunciado, a cirurgia de mudança de sexo seria oferecida na rede SUS, as normatizações para regularizar este procedimento cirúrgico estão acontecendo, foi  publicada no Diário Oficial da União, SAS/457, e credencia o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (UFRGS), Hospital Universitário Pedro Ernesto (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Hospital das Clínicas (Universidade Federal de Goiás), para realização da cirurgia de mudança de sexo.

Outras portarias ainda vão ser divulgadas visando adequações, mas o processo transexualizador está instituído, uma vitória para aqueles que querem realizar a mudança de sexo do masculino para o feminino.

Todo processo será acompanhado por profissionais como: psicólogo, endocrinologista, assistente social, urologista, psiquiatra e ginecologista, treinados para avaliar todos os aspectos, inclusive emocionais e sociais envolvidos na etapa pré-cirúrgica, e apoiar as pessoas que se interessarem por este procedimento.

O fluxo de encaminhamento de pacientes de localidades que não possuam a unidade de realização da cirurgia, irá obedecer a mecanismos de referência e contra-referência e as secretarias de saúde vão articular o encaminhamento de cada paciente.

O SUS vai oferecer:

  • Equipe multidisciplinar para acompanhar o usuário (antes e após a cirurgia)
  • Hormônios necessários (antes da cirurgia)
  • Exames laboratoriais pré-cirúrgico
  • Hospital equipado para realizar a cirurgia
  • Exames laboratoriais para acompanhamento dos níveis hormonais.

Assim preconiza as portarias e resoluções sobre o assunto.

8 COMENTÁRIOS

  1. Procure uma assistente social na secretaria de saúde no seu município para saber como está este fluxo de atendimento na sua região. Abraço.

  2. Oi Silvano! você sabe sobre o processo aqui em Fortaleza? e se tem mais Hospitais credenciados? moro em Fortaleza/Ceará há um ano procuro ajuda para esse processo.

    • Ariell, infelizmente não sou desta região não posso te informar, mas o que acha de procurar a assistente social da secretaria de saúde do seu município, no seu posto de saúde eles informam como você pode falar com ela, explique e peça informações de como proceder no seu município para alcançar este benefício que é de direito seu. Abraço.

  3. Procure a assistente social da prefeitura no seu município para que ela lhe ajude indicando neste município quais os locais e pessoas para averiguar se poderá ser realizado.

    • olha ja fiz o tratamento tenho autorização para fazer a cirurgia troca de sexo mas ja tem 5 anos que espero vc faz a cirurgia meu imail rayna**. 27@hotmail.com

  4. ola boa noite sou trans do rio de janeiro que muito fazer a cirurgia mas não sei da o primeiro passa onde tenho que para me informa melhor e da inicio ao processo?
    leo_mu***@r7.com

  5. marcia alves feitoza

    alguem pode me ajudar m e passado o telefones dos hospitais q faz mudança de sexo em sao paulo pelo sus

Comments are closed.