Cilindros hialinos no exame de urina, significado de resultados como ausentes, raros e por campo

Durante análise microscópica de urina no laboratório, podemos encontrar cilindros hialinos ao realizar exame EAS, sumário de urina, urina I, resultados liberados relatam a presença de raros cilindros, ausentes no material, ou a quantidade encontrada por campo examinado, normalmente cilindros não são encontrados na urina, mas presença em pequenas quantidades também é normal, pode indicar desidratação, porém quantidades aumentadas deste tipo de cilindro deve ser averiguada.

Cilindros hialinos se formam devido ao acúmulo de um tipo de proteína, a de Tamm-Horsfall, uma mucoproteína secretada somente pelas células tubulares renais. Formados apenas de proteínas possuem um índice de refração muito baixa. São incolores, homogêneos e transparente, e geralmente têm extremidades arredondadas.

Uma pequena porção de urina é colocada em lâmina e levada ao microscópio, a equipe do laboratório faz uma verificação se existe cilindros neste material, além de outras pesquisas, observa vários locais da lâmina, o valor encontro é relatado por áreas ou campos visualizados ao microscópio, por exemplo, 01 a 03 cilindros hialinos por campo, ou raros, quando alguns são vistos, e ainda ausentes no material examinado, quando não são vistos em nenhum campo investigado.

cilindro-hialino-urinaQuando o exame liberado pelo laboratório informar que existe a presença de 0 a 2 cilindros hialinos por campo, é considerado normal, assim como quantidades elevadas em certas situações fisiológicas como em casos de exercícios físicos intensos, estado de desidratação, forte estresse emocional e febre, mas em quantidades aumentadas deve ser verificado o estado patológico ou fisiológico do paciente. Porém pode aparecer de forma patológica quando o indivíduo apresentar glomerulonefrite, pielonefrite, doença renal crônica e insuficiência cardíaca congestiva.

Relembrando que um resultado de exame não deve ser considerado isoladamente, por isso, leve sempre seu resultado para o médico que solicitou avaliar, os valores encontrados nos testes, juntamente com a clínica, geralmente é suficiente para emitir um diagnóstico eficiente.

Este texto foi útil? ⭐⭐⭐⭐⭐
Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 77

Cilindros hialinos no exame de urina, significado de resultados como ausentes, raros e por campo
Compartilhe este texto
avatar