Café, chá sem açúcar ou chimarrão interfere, quebra o jejum para fazer exames de laboratório

Geralmente são pessoas com mais idade que estão acostumados levantar bem cedo, até mesmo nas madrugadas, antes do clarear do dia, fazem o café da manhã, chá ou preparam o chimarrão e se juntam com outros amigos em frente de suas casas para contar histórias e ver o dia terminar de amanhecer, para estas pessoas este momento é muito importante é um momento especial.

Mas, algumas vezes se esquecem que marcaram no laboratório naquele dia a coleta de sangue para fazer exame de diabetes, colesterol, triglicérides, uréia, creatinina e outros. Então, lá pela quarta cuia de chimarrão ou na segunda caneca de chá vem a lembrança do danado do exame, e agora, fazer ou não?

Será que aquele chimarrão altera exames, ou aquele cafezinho sem açúcar vai alterar o resultado do teste de sangue para diabetes?

A resposta é sim, altera. O quanto irá alterar não é possível dizer, mas sabendo que geralmente a erva-mate possui açucares que consequentemente interferem no jejum, portanto o melhor é evitá-la para que não altere o resultado ou se tiver tomado o chimarrão deixe para fazer a coleta do sangue no outro dia em jejum, ou se for um caso urgente, faça o exame e informe seu médico que você tomou o produto, e ele irá averiguar se é necessário realizar nova coleta de sangue. Diferente da água que não quebra o jejum.

Resumindo: Evite tomar chimarrão enquanto estiver em jejum. Antes de qualquer exame de sangue é aconselhável não ingerir chimarrão, chá ou café.

O cheirinho do café feito na hora é uma maravilha, mas é melhor evitar tomar antes de fazer exame laboratorial de sangue, mesmo se for sem açúcar, vale também para o chá, a cafeína altera alguns elementos presentes no sangue, consequentemente teremos resultados diferentes dos que teríamos se não tomasse o produto.

 

Este texto foi útil? ⭐⭐⭐⭐⭐
Avaliação média: 4.7
Total de Votos: 72

Café, chá sem açúcar ou chimarrão interfere, quebra o jejum para fazer exames de laboratório
Compartilhe este texto

Sobre o autor

avatar