A Brigada de Incêndio é basicamente um grupo organizado de pessoas que são especialmente capacitadas para que possam atuar numa área previamente estabelecida, na prevenção, abandono e combate a um princípio de incêndio, e que também estejam aptas a prestar os primeiros socorros a possíveis vítimas.

Principal função da brigada é a prevenção e buscar combater princípios de incêndio. Desenvolve ações de prevenção, identificação e análise da situação, corte de energia, abandono de área, emergência, isolamento de área, e suas consequências, como danos materiais ou acidentes com lesões, e demais ações.

O brigadista e suas funções

Os brigadistas devem ser pessoas da própria empresa, gozar de boa saúde, boa condição física e conhecer as instalações.

Deve ser treinado para ser capaz de identificar situações de emergência, acionar alarme e corpo de bombeiros, cortar energia quando necessário, realizar primeiros socorros.

Buscar controlar pânico, guiar a saída das pessoas para abandono da área, combater princípios de incêndio.

O treinamento é requisito indispensável para que seja aprovado autos de vistoria do Corpo de Bombeiros e deve ter periodicidade anual.

Uma das irregularidades frequentes encontradas nas dependências das empresas com relação à prevenção contra incêndios diz respeito às saídas de emergências. A lei diz:

Nenhuma porta de entrada, ou saída, ou de emergência de um estabelecimento ou local de trabalho, deverá ser fechada a chave, aferrolhada ou presa durante as horas de trabalho.

Durante as horas de trabalho, poderão ser fechadas com dispositivos de segurança, que permitam a qualquer pessoa abri-las facilmente […]

A Norma Regulamentadora NR 32

A NR 23 orienta sobre a proteção contra incêndios e diz que Todas as empresas deverão possuir:
a) Proteção contra incêndio;
b) Saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em serviço, em caso de incêndio;
c) Equipamento suficiente para combater o fogo em seu início;
d) Pessoas adestradas no uso correto desses equipamentos.

Brigadistas que atuam nos estabelecimentos de saúde

Considero muito importante a criação deste grupo em todas as empresas, em casos de estabelecimentos de saúde, a responsabilidade é ainda maior.

Nestes Locais as pessoas que precisam ser retiradas do ambiente na eventual ocorrência de fogo, estão em situação atípica, acamados, debilitados, colaborando para aumentar a dificuldade de evacuação do recinto.

Por isso, o treinamento deve ser mais direcionado e reforçado para os brigadistas atuarem nestes condições.

Todos os anos no hospital realizamos treinamentos, para os brigadistas que já existem e formamos sempre novas equipes.

Corpo de bombeiros sempre prontos para ajudar

Temos o incondicional apoio do corpo de bombeiros, uma equipe sempre pronta para colaborar.

brigada-de-incendio.gifSe na sua empresa for necessário realizar este treinamento, entrem em contato com a corporação de bombeiros de sua cidade, eles oferecerem o treinamento.

São sempre muito atenciosos e prontos para colaborar com as empresas na formação de seus brigadistas.

As normas determinam que as empresas devem ter planos contra incêndios, saídas de emergência, extintores e outros equipamentos de proteção.

Pessoas da equipe precisam estar capacitadas e prontas para atuar

Mas de nada adiantará este aparato, se a empresa não contar com pessoas capacitadas e prontas para guiar os colegas de trabalho para as saídas.

Precisam saber lidar com os extintores, qual deles usar para cada caso de incêndio, sendo assim é extremamente importante que se crie a brigada de incêndio em todas as empresas e que sejam devidamente treinadas.

Só assim poderá contar com pessoas preparadas e aptas para agir em caso de inícios de incêndios.

Em todos os estabelecimentos ou locais de trabalho só devem ser utilizados extintores de incêndio que obedeçam às normas brasileiras ou regulamentos técnicos do INMETRO […]

Todas as medidas tomadas para proteção contra incêndios no ambiente de trabalho são importantes e devem ser implementadas para que se por acaso acontecer o sinistro, os resultados sejam amenizados pelas ações que foram tomadas preventivamente.

82 COMENTÁRIOS

  1. Brigada de incêndio – Criar e treinar antes de acontecer…

    A Brigada de Incêndio é basicamente um grupo organizado de pessoas que são especialmente capacitadas para que possam atuar numa área previamente estabelecida, na prevenção, abandono e combate a um princípio de incêndio……

    • muito bom; vou apresentar um trabalho baseado no que li

    • wellinghnton Ramos

      gostei do que li, foi bastante proveitoso. valeu!

    • luciana domingos

      Gostei das informações sobre brigada.
      Estou fazendo o curso de Bombeiro civil e inclui esse tema.
      Muito bom mesmo!

    • gostaria de realizar um curso de combate ao incêndio.
      sou do rio de janeiro em madureira, se poder me indicar um fico grata obrigada.

      • Elaine, especificamente não sei te dizer, mas tenho certeza que o batalhão de corpo de bombeiros sempre ministram cursos sobre o assunto, ligue ou procure a corporação mais próxima de sua residência.

  2. Sobre o incêndio dia 24.12.07 no HOSPITAL DAS CLÍNICAS (HC): reportagem publicada no jornal Folha de S.Paulo do último sábado (29), informou que o hospital funciona sem atestados obrigatórios do Corpo de Bombeiros. Informação negada pelo HC.

  3. Não estudou virou gambé | Neto Cury Blog

    […] gatilho deste artigo foi este do meu amigo Silvano […]

  4. Fantástico o conteúdo desse blog. Li os 3 primeiros posts e, embora tratem de assuntos diferentes, todos são de extrema importância e utilidade para todos. Vou estar sempre por aqui, tentando me informar. Grande abraço!

  5. como posso criar um mapa de risco simples na minha empresa
    com um layout simples
    é uma empresa que produz fraldas descartáveis
    Roger, segue via email, a lei e um modelo com explicações básicas, qualquer dúvida é só perguntar, abraço.

  6. Não estudou virou gambé « Neto Cury Blog - AdFree version

    […] gatilho deste artigo foi este do meu amigo Silvano […]

  7. Como posso, fazer um mapa de risco na empresa onde trabalho, em uma serraria, e para brigada de incêndio quantas pessoas podem fazer esse curso se empresa possui 120 funcionários e os documentos necessários para fazer uma brigada de incêndio….

    Olá Evandro,
    Quanto ao mapa de risco, o técnico de segurança, tem plenas condições de realizar. Tendo a planta baixa da empresa poderá avaliar os locais de risco e equipamentos que ofereçam perigo identificando os mesmos por cores. Quanto a brigada de incêndio o melhor é solicitar ao corpo de bombeiros de sua cidade para que possam dar o curso de brigadista, mês passado uma equipe do hospital que eu trabalho realizou este curso e foi muito bom. Abraço.

  8. sou técnico em segurança e gostei desse site muito legal e as perguntas são necessárias acompanhadas de respostas inteligentes.

    Muito obrigado Leandro, procuro passar um pouco da minha experiência atuando na área. Abraço.

  9. luiz machado pinto

    Pode-se formar uma brigada a nível de empresa para prestar serviço em outra que não quer capacitar funcionários próprios?

    Luiz, não é possível, esta ação seria de responsabilidade do corpo de bombeiros, e não da brigada, ela tem que estar dentro da instituição, para isso são treinados, e deve ter brigadistas em todos os turnos de serviço. Obrigado pela pergunta, abraço.

  10. Poxa gostei muito do conteúdo, era isso que procurava sobre brigada.

  11. professor floriano ramos

    Prezado camarada. Saudações. Suas dicas são importantes. Mas quero registrar aqui que no brasil não e somente os corpos de bombeiros que podem ministrar cursos de PPCI (prevenção e Proteção contra incêndios) e BI (formação de brigadas de incêndios), mas sim qualquer profissional devidamente habilitado para tal. Sou autoridade neste assunto em meu estado(rio grande do sul), sendo 1º sargento bombeiro reformado e ministrante de cursos nestes segmentos ha 35 anos.Obrigado pela atenção. profloriano@pop.com.br

    Professor, obrigado por complementar, sua participação é muito importante.

  12. ARLINDO RIBEIRO

    Quanto ao comentário sobre brigada de incêndio..
    ARLIDO
    TEC. EM SEGURANÇA NO TRABALHO
    estudante 2° periodo

    * Arlindo brevemente vou publicar um texto com seu comentário como apoio. Abraço.

  13. quantas pessoas que vam compor uma brigada de incendio nas empresas, pelo numeros de funcionarios muito obrigado pelas imformação.

  14. oi,gostari de saber quantas pessoas podem fazer esse curso,e se tem votação.
    como e o critério para isso,para ser um brigadista.
    Obrigada!!!
    Via email

  15. Para um condomínio residencial é necessário existir brigada de incêndio?

    • Eduardo, acho que seria muito útil, uma equipe nestes casos seria ideal para conter pequenos focos e principalmente controlar algum pânico que possa ocorrer e retirada de pessoas do condomínio, se for o caso. Abraço.

  16. Dai Colatina -ES

    faço tecnico em segurança do trabalho, preciso fazer uma brigada de incendio.
    onde os dados sao 200 empregados
    2 patios 1 escritorio 2 edificacoes com 3 andares
    3 turnos
    *me ajuda como faço ???

    • Dai,
      esta ação é importante e necessário, ao meu ver que procure o pessoal do corpo de bombeiros para te dar este suporte, eles estão preparados para esta função, e fazem isso muito bem, por sinal. Ligue para o comando do corpo de bombeiros e agende uma visite, e uma reunião para analise. Abraço.

  17. Olá Tudo bem??

    NA empresa produz ou comercializa o que??

    Se for industria você irá precisar de 06(seis)brigadistas e 01(um)Lider de Brigada por edificação, por turno.
    Então seria 14 Brigadistas por turno.
    Tenho Uma Empresa de Consultoria, Cursos e Treinamentos na área de Combate a Incêndios, qualquer duvida ou caso queira uma proposta de orçamento, entre em contato. wil.thais@gmail.com

    Atenciosamente,

    Wildegard Vargas

  18. Trabalho em uma empresa de onibus, saiu a lista dos brigadistas,na empresa 90% dos trabalhadores são motoristas e cobradores, e nem um foi chamado para participar da brigada, a maioria que foi chamado trabalho internamente, sendo que alguns chefes que trabalham externamente foi chamado para participar da brigada, estar correta a forma que a empresa adotou? agradeço por colocar algo tão importante em questão.

    • Natanael, as vagas para brigadistas devem ser distribuídas entre todos os setores, sejam eles internos ou externos, mas com preferência para aqueles que ficam no prédio por maior período, pois se ocorrer um evento de fogo a possibilidade de estarem no local é maior, por isso acredito que se basearam neste entendimento, mas se for possível todos devem ser treinados, pois no caso de vocês mesmo sendo externo, existe a possibilidade de incêndio no ónibus, por isso acredito que é fundamental que também sejam treinados. Abraço.

  19. Antônio Carlos Pinheiro Freitas

    Trabalho em uma empresa química que possui 36 funcionários. Nossa empresa funciona 24 horas. Durante o período da noite, 18:00 às 06:00h, temos somente três técnicos na planta.
    Perguntas:
    *Como dimencionar uma brigada com esta situação??
    *Será que terei uma brigada durante o dia e um plano de fuga à noite??
    *Quanto ao obrigatoriedade de termos uma ambulância, tem alguma norma que fala sobre este ponto??
    Preciso desta orientação para nosso PAE.

    Quem puder me dar uma orientação, serei grato.
    Obrigado

  20. adriana ferreira lima

    bom dia gostaria de saber como poso criar um mapa de risco na empresa que trabalho , é uma empresa de cosmeticos e tem 700 funcionarios.
    muit obrigado

    • para o mapa de risco colete o maior número de informações de cada setor, de cada sala, defina os processos de trabalho, identifique os riscos físicos, químicos, biológicos, avalie equipamentos, máquinas e trace um mapa na planta baixa localizando os locais de maior risco e identifique com as cores específicas. Peça sempre colaboração dos funcionários de cada setor para produzir o material, eles estão constantemente em contato com os risco, sabem identificar melhor. Abraço.

  21. adriana ferreira lima

    bom dia sou enfermeira do trabalho , mas estou fazendo o curso de bombeiro civil, gostaria de saber como poderia criar um mapa de risco para a empresa que atua com 700 funcionários.
    é uma empresa de cosméticos, e quants pessoas precisam fazer o curso de brigada de incêndio e se eu quando formada em bombeiro civil socorrista poderia estar dando esse treinamento. mto obrigado.

    • Olá Adriana que bom está em uma área muito especial da saúde, parabéns, faça o curso com o maior número de pessoas possível, quanto a poder passar, claro, pode sim um curso básico, ou seja repassar as informações que você recebeu.

  22. Carlos Rodrigo Zovetti

    sou téc e segurança do trabalho quais são as minha atribuições na brigada de incêndio

    • Carlos, além daquelas que lhe são peculiar em outras condições e as de um brigadista, observação, manipulação de equipamentos contra incêndio, socorrista, prevencionista.

  23. aproveitei muito do conteudo…….. sou enc. floresta de uma empresa grande em sivicultura nota dez para o conteudo

  24. José Ricardo da Silva

    ola , sou bombeiro profissonsl civil,habilitado pelo (cbmerj)e estou desempregado atualmente,tenho experiencia na area e varios cursos,primeiros socorros e emergencia pre hospitalares,se alguem souber de alguma empresa contratando por favor me informe.desde ja o meu muito obrigado.email ricardocanedo@bol.com.br

  25. sandra rodrigues

    Olá!Sou técnica de segurança posso fazer treinamento para brigadista na empresa que trabalho ou só uma pessoa do Corpo de Bombeiro.
    Obrigada!

    • Treinamento, desde que esteja preparada, claro que pode, nada de mais nisso, mas o aval do corpo de bombeiros é sempre bom, além de certificado que podem oferecer.

  26. sou sargento bombeiro na ativa com uma escala de 3×1 e procuro uma ocupaçao numa brigada de incendio se poder me ajudar fico lhe muito grato deste ja um grande abraço

  27. Olá … Adorei o conteúdo …
    Estou fazendo o curso em Segurança do Trabalho e a
    pergunta que eu ia fazer já foi respondida.

    Abração

  28. O que é brigada de incendio, como é formada e o que faz?

  29. Preciso de nomes de empresas do Estado do RS que trabalham com bombeiro profissional civil, visto necessita de orçar a contratação de profissionais; não pode ser autonômo. Os orçamentos servirão para estimativa de custo de mercado para fins de licitação pública.
    Se possível, favor passar a informação para o meu e-mail. Agradeço antecipadamente.

    Sérgio Possa

  30. bom olá a todos,

    eu so bombeiro proficonal civil formado, e gostaria de saber quantas pessoas é precizo formar e, em uma empresa para serem brigadistas ?

    tenho ela uns 100 funcionarios

    tembem procuro um trabalho na area so de sp

    obrigado pela resposta sit muito massa, todo conteudo é de total aproveitamento……

    • Olá Kilber,
      Esteja a vontade. Se alguém em SP precisar está dada a dica. E quanto ao nº de funcionários é necessário saber o tipó de trabalho desenvolvido, nesta tabela (descer até a página 6) você saberá qual o número correto. Abraço.

      • Olá, faço parte da brigada, porém devido a alguns contratempos não poderei mais participar, existe algum requisito legal que me impede de sair da Brigada? Ressalto que cumpri 1 ano de brigada, porém estão reciclando e formando nova equipe.

        • Katia, mas se você não vai poder participar mais, então não fará parte da equipe. Volte quando puder participar ativamente. Abraço.

  31. Darlene Schleogl

    Boa Tarde!
    Sou Técnica de Seg. do Trabalho e atualmente chefio uma equipe de Brigada de Incêndio num órgão do Governo Federal.
    Gostei do texto, tem muitas informações que são importantes, entretanto, gostaria de informar que o dimensionamento das BI seguem as orientações contidas nas Notas Técnicas expedidas pelo Corpo de Bombeiro Militar de cada Estado. Aqui em Brasília temos a NT007 que dimensiona as BI de acordo com a NT002. Então, é mais seguro se informar com o Corpo de Bombeiros do seu estado sobre o dimensionamento das Brigadas de Incêndio.
    Em relação ao treinamento para Brigada Voluntária, também existe norma que rege o conteúdo e a carga horária. Aqui em Brasília, os Técnicos de Segurança do Trabalho que possuam o curso de Bombeiro Civil de 151h/a pode ministrar o curso de Prevenção e Combate à Incêndio para Brigada Voluntária nas empresas e ainda emitir certificado.

    Obrigada pela atenção.

    • José Carlos Silva

      Gostei da intervenção da colega Darlene. Em cada estado muda um pouco a norma sobre as BI por suas peculiaridades.O texto é muitíssimo bom para explicar o funcionamento de uma brigada para aqueles que estão estudando ou precisando expor o seucotidiano de trabalho.
      Parabéns Silvano pelo blog e explicações

      Um forte abraço

  32. Sou tecnico de segurança do trabalho… quero saber se posso assinar projetos de brigada de incêndio?

    • Boa tarde Rodrigo.
      Na verdade a legislação de Goiás e São Paulo, por exemplo, apenas profissionais com uma determinada carga horária de treinamentos de combate a incêndio e primeiros socorros comprovada através de certificados podem ministrar treinamentos de brigada de incêndio.
      Em Goiás por exemplo, apenas empresas privadas credenciadas no Corpo de Bombeiros Militar do Estado podem ministrar cursos de brigada de incêndio em outras empresas. E os instrutores devem ser credenciados também na Corporação. Sugiro que observe a legislação contra incêndio de seu Estado e verifique também junto ao Corpo de Bombeiros mais informações.
      Abraço – Cristiano G. Gualberto – Cabo do Corpo de Bombeiros/Goiás e Especialista em Seg. do Trabalho.

  33. Favor enviar uma proposta de Treinamento de Brigada de Incêndio em Shoping Center.

  34. Sou estudante de tst e gostaria receber novidades e informações sobre segurança gostei bastante de saber todas essas informações.

  35. Ten Fernandes Bombeiro

    As brigadas de incêndio sofrem retalhações por parte dos empregadores, que as criam por medidas principalmente a conta do IRB, pensando exclisivamente nos seguros, mas posterior a criação, com cursos e treinamentos, caem no esquecimento, sem os treinos periódicos obrigatórios conforme legislação vigente, e na maioria das vezes nem material de combate ao fogo e resgate existe, colocando os seus colaboradores a sérios riscos em casos de eventos adversos.

  36. Bom dia, meu nome é Fernanda, sou TST de uma empresa na aréa portuária, gostei muito deste site porque atende muitas de nossas dificuldades e duvidas.
    minha duvida é em relação ao PCE plano de controle emergencial, como diz a NR 29.Estou elaborando para diversas empresas de um porto e preciso realmente saber o que tem que ser abordado no plano.
    Estou fazendo com anexos de visitação na mepresa contendo os recursos existentes, peço planta baixo da epresa,alvará da mesma, e estou na duvida em relação ao mapa de risco,pois no plano eu tento identificar as necessidades que a empresa precisa.até mesmo em relação a uma brigada de emergencia.

    Por favor tente me responder.
    Pois preciso fazer um trabalho bem feito para evitar implicações mais tarde.
    Peço que voce me responda por email.

    obrigada, estou no aguardo.

  37. foram muito uteis as informações obtidas neste blog, solicito autorização para inclui-las em meu trabalho de pos graduação em gestão publica, que trata de Qualidade de vida, e a criação da CIPA, SIPAT e Brigada de Incendio estão inseridas no trabalho, que considero um projeto a ser implantado em um orgão publico. Obrigada Rose mari

  38. Adorei a matéria. Foi bastante esclarecedora. Estou fazendo um trabalho a respeito do assunto. Obrigada.

  39. Boa tarde, sou educador físico e presto serviço para uma grande empresa. Me deram a missão de criar um protocolo de treinamento físico para os brigadistas daqui. Você teria algum material ou algo que pudesse me ajudar ? Grato !

  40. Marcos Antonio de Oliveira Damasio

    Adorei a matéria,bem esclarecedora.
    Sou Bombeiro Profissional Civil e estava fazendo um estudo sobre esse assunto.
    Abraço. Bombeiro Civil.
    Damasio.

  41. Sou Brigadista a 18 anos e estou sempre em busca de novas informações que me façam crescer dentro de minha área como brigadista e este blog não poderia ser melhor,parabéns pelo conteúdo, e desejo muito sucesso a todas as pessoas que hoje estão envolvidas de alguma forma com brigada de combate a incêndio, vou indicar este blog durante os treinamentos que ministro na empresa em que trabalho.
    Muita PAZ e Sucesso.

  42. Gostaria de saber quais os principais problemas que a brigada de incêndio enfrenta…e também qual o comprometimento da empresa com a brigada.?
    Obrigado desde já!

    • Ramon, a principal dificuldade é mobilizar pessoal e manter a equipe de brigadistas motivada e em algumas empreses sensibilização dos dirigentes. Claro que a empresa deve se empenhar em manter uma equipe com este propósito, afinal é interessante para funcionários e proprietários.

  43. gostaria de saber qual a carga horaria necessaria para um bom aprendizado, pois na minha cidade tem um curso com 16hs de duracao, e tenho duvidas se seria bom, tambem gostaria de saber uma media de quanto ganha um brigadista em araraquara no interior de sao paulo. valeu galera, desejo a todos um feliz natal, e prospero ano novo, fiquem com DEUS

    • Thales, geralmente os cursos são de 16 a 20 horas, dependendo do modo de conduzir os trabalhos técnicos e práticos é um tempo suficiente, e quanto a valores não posso te informar pois não conheço locais que são remunerados.

  44. Parabéns Silvano,
    Estive observando que a postagem deste assunto foi há dois anos e pemanece atualíssima.
    Se puder incluir mais sobre o assunto tais como: localização e utilização dos extintores de incêndio,treinamentos de evacuação dos locais e pontos de encontro(assunto polêmico), etc.
    Um forte abraço

  45. Multiplicador de Segurança

    Diz ainda a legislação que o brigadista deve possuir boa robustez fisica e habilidade para fazer frente a um principio de incêndio. Todavia não devem se inferiorizados os que tem pequena estatura ou pouca massa muscular pois, a iniciativa, inteligencia, e solidariedade são também qualidades indispensáveis a um bom brigadista.

  46. Bom dia,

    Gostaria de saber se como tecnico de segurança do trabalho posso ministrar um curso de brigada de incendio, se preciso de alguma intervenção ou altorizãção do corpo de bombeiros?

    obrigado

  47. sidnei de oliv...

    sou bombeiro profissional civil, a um (1) ano formado pela cia brap treinamentos, localizado na cidade de guarulhos, estou cursando tècnico em segurança do trabalho estou no ultimo bimestre, por isso quero deixar um recado muito importante pra quem está com muita dificuldade, sobre brigada de incêndio como fazer um mapa de risco da empresa onde trabalha, procure estudar a nr 23 todos os dias, e tambem as nr 4,5,6,7,9,12,13,29,32,33,20, e principalmente a NR 15. se você naô gostar de ler tente, faça o impossivel no começo foi muito dificil pra mim, mas estou superando a cada dia que se passa, dexei de lado as coisas menos importante EX: futebol, novelas, filmes etc….. agora minha vida è so estudar, trabalhar e namorar. temos que ir a luta correr atraz, porque naô existe vitòria sem sacrificio. se tiver duvidas ligue para seu professor, ou pesquize na internet ok! ” a oportunidade è como um mêtro alemaô ele passa ràpido se você naô conseguir entrar nele você acaba ficando pra traz.” é assim que as coisas funciona devemos estar preparado para o mercado de trabalho, tudo bem pessoal..pretendo continuar estudando, penso em fazer um meio ambiente ou uma gestaô ambiental, um abraçaô a todos atè breve…………

  48. antonio carlos ferreira e silva

    Gostaria de receber mais informaçoes sobre o tema

    • Boa tarde Antonio.
      Me envie um email que lhe passo mais informações sobre brigada de incêndio (cristianoinstrutor@hotmail.com)
      Abraço. Ass. Cristiano G. Gualberto – Bombeiro Militar e Especialista em Seg. do Trabalho.