Após a doação de sangue o que acontece?

Está é a última parte das informações técnicas sobre doação de sangue, de uma série que começou no início deste mês, e teve a segunda
parte. Ainda vamos ter esporadicamente mais algumas questões para serem abordadas sobre o assunto principalmente pelo fato de que depois do
primeiro post sobre doação de sangue recebi alguns contatos via e-mail abordando alguns fatos relevantes.

O que ocorre após eu terminar de doar?

Depois de terminada a doação de sangue você recebe um lanche e fica sendo monitorado por algum funcionário do banco de
sangue, que observa o seu estado geral e lhe oferece suco e bolachas ou outro reforço, para que seu organismo se mantenha bem e comece a repor o sangue retirado.

Você será informado quando poderá voltar para pegar os resultados dos exames que são feitos em seu sangue, é isso mesmo além de salvar
vidas você ainda recebe resultados de vários exames como: HIV, sífilis, doença de chagas, HTLV 1 e 2, hepatites B e C além de outro exame para saber o tipo sanguíneo. O doador pode ser convocado a realizar uma segunda coleta de sangue neste intervalo de tempo até receber os resultados, e isso pode acontecer por alguma interferência no exame, como sangue “gorduroso” ou pode ser por ter encontrado algum exame positivo e é necessária uma confirmação, e caso aconteça é encaminhado ao serviço de saúde e a bolsa descartada.

Tudo é feito com muito sigilo e profissionalismo pela equipe do banco de sangue que é sempre muito bem treinada.

O que é feito com o sangue doado?

Todo sangue doado é separado seus componentes, concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas e plasma que serão depois de
confirmados todos os exames como sendo negativos, é distribuído para os hospitais da cidade para atender os casos de emergência e pacientes
internados que também necessitem dele.

Todas as doações devem ser voluntárias e por isso representam um dos maiores gestos de fraternidade e de exercício de
cidadania. Compartilhe voluntariamente. Doe sangue. Você pode ser a gota que falta.

Procure o serviço de hemoterapia mais próximo
Disque saúde 0800611997
Dados:Ms, Hemocentro, UCT

Quem quiser participar, colocar o logo no blog (acima do post),
convidar seus assinantes de feed, leitores do blog ou fazer uma doação
de sangue no seu município estejam à vontade.

Este texto foi útil? ⭐⭐⭐⭐⭐

Avaliação média: 4.7
Total de Votos: 66

Após a doação de sangue o que acontece?
Compartilhe este texto

Sobre o autor

avatar
Vanessa
Visitante
Vanessa

Fiz minha doação, há mas ou menos uns 3 meses agora chegou carta para refazer o q pode ser.. Já estou nervosa antes mesmo de pega esse resultado

Anderson
Visitante
Anderson

Bom dia! Hj fui receber o resultado dos meus exames e, a moça disse q meu exame n estava liberado, e q eu deveria voltar amanha para falar com o Dr. Fulano de tal… Isso significa q devo me preocupar…

Silvano Vilela
Visitante
Silvano Vilela

Se foi coletado nos tubos os testes foram realizados, independente do volume colhido na bolsa. Até mais.

Jorge
Visitante
Jorge

Boa tarde, uma vez fui doar sangue, mas acabei passando mal e com isso não completando a doação, como foi logo no começo encheu pouquíssimo da bolsa de sangue, a tecnica encheu os tubos de sangue e logo depois encerrou a doação, semanas mais tarde entrei em contato com o hemocentro e para minha surpresa a minha carteirinha estava disponível, minha dúvida é, os exames realmente foram feitos? já que nao encheu a bolsa e ela foi descartada pela quantidade que foi muito baixa pq se justifica a realização de exames? gostaria de saber se isso é procedimento que os… Read more »

Bruno machado
Visitante
Bruno machado

na doação de sangue, caso de algum resultado que nao é esperado, em quanto tempo o hemocentro entra em contato ?

Evanilda Debernardino
Visitante
Evanilda Debernardino

Olá,eu tb sou doadora de sangue,minha primeira doação foi agora em julho de 2011,tive muito medo,passei mal,mas foi muito gratificante pra mim,agora sou doadora mesmo,sempre vou participar deste gesto bonito e humano,adorei como fui tratada desde a entrada até a saída,eles são profissionais atenciosos e dedicados………obrigado.

riberto
Visitante
riberto

foi otimo doar me sentir livre de tudo ,e leve de saber que eu dei vida alguém,e quero que todos voces como eu?

Rafael
Visitante
Rafael

Olá! Gostaria de saber quanto tempo (dias) após a doação de sangue, é realizado os exames de anti-hiv e HCV(NAT)? Se a janela imunológica para ambos esta no serviço? Se os resultados são seguros, em relação a janela imunológica deste tipo de exame NAT? Não sei se me fz entender…
Grato

Fernando
Visitante
Fernando

Doei sangue por primeira vez há uns 10 dias, seria interessante ter os resultados dos exames para apresentar ao meu clinico geral e “poupar” agulhadas no braço, alguem sabe em quantos dias são disponibilizados aos doadores? pode ligar e pedir os resultados mesmo? é um direito?
Acho interessante desta forma ajudamos e recebemos informações importantes para nossa saúde.
Abraços.

Ministério da Saúde
Visitante
Ministério da Saúde

Boa tarde!

Participe da blogagem coletiva sobre doação de sangue a ser realizada no próximo dia 20, dia do amigo. Neste dia, acontecerá uma mobilização nacional de todos os blogueiros em prol da doação voluntária.
Contamos com a sua participação!
Caso precise de materiais ou ilustrações, entre em contato conosco.

Bruno
Visitante
Bruno

Muito bom o serviço e o atendimento,
A enfermeira que coletou meu sangue me falou que na ausencia de uma chamada do Hemocentro é por que a doaçao foi conclída com sucesso ,Espero que tenha ajudado e meu sangue possa ajudar a salvar uma vida!

Cristina
Visitante
Cristina

Esse é o site que sempre pego para estudar para provas eu aconselho a pegar informação sempre nesse site, é muito bom
xau
bjs
amo todos vocês

Jurema
Visitante
Jurema

Algo tão simples como responder a algumas perguntas, darem uma picadinha de leve em seu dedo, e se tudo estiver bem esticar o braço, alguém coloca a agulha em sua veia, e você vê o seu sangue ser bombeado para a bolsa, simples e relativamente rápido mas que devido a uma anemia persistente não posso fazer, assim, não anêmicos, se solidarizem e doe sangue, é uma vida que se salva!

Neto Cury
Visitante
Neto Cury

Bom, quando li o título achei muito legal, pois pensei que você daria informações de como o corpo reage para repor o sangue “perdido”, com dados técnicos e tal… mas daí você passou o que eu já sabia.

Sou doador regular, mas nunca recebi resultado nenhum!!! Isso me deixou injuriado! 👿

Abração

Aldemir Silva
Visitante
Aldemir Silva

Muito bom Silvano,

Essa série foi ótima. Muita gente ainda não se torna doador por falta de informações como essa. Espero que esses artigos sirva para a conscientização dos não doadores e de estímulo aos doadores.

Aguardo as novas séries.

Grande abraço.

Carlos Camargo
Visitante
Carlos Camargo

Muito bom material, eu também to nessa, ainda estou começando a fazer meu blog, e vou registrar lá também meu apóio. Obrigado.

Rangel
Visitante
Rangel

Nem preciso falar que os posts foram ótimos, essa terceira parte – principalmente a parte da recuperação após a doação – é muito importante também, nas minhas primeiras doações foram essencias eu fiquei meio tonto após uma dela e uma das enfermeiras foi suber atenciosa e me explicou por que deveria ficar parado!
Abs e parabéns pela série de posts!