O acesso venoso estará facilitado com o uso desta tecnologia Flex VeinViewer da empresa Christie Medical Holdings. Quem trabalha em hospitais, laboratórios, bancos de sangue, e demais centros de saúde sabe que de vez em quando uma ajuda como esta para visualização de uma veia é sempre bem-vinda, principalmente aplicações na unidades de terapia intensiva neonatal (UTI neo).

O tamanho reduzido em relação ao que já tinha produzido no passado, e operação a bateria tornam possível usar a tecnologia em ambientes domiciliar e centros de saúde, pela primeira vez este equipamento ganha mobilidade.

A tecnologia VeinViewer projeta uma imagem de vasos sanguíneos de um paciente diretamente na pele em tempo real, detectando sua localização usando luz infravermelha, auxiliando na colocação da agulha.

A empresa conta com o modelo VeinViewer VisionXTND, O dispositivo pode ser montado em uma parede ou uma mesa permitindo que as mãos fiquem livres.

Outro modelo é o VeinViewer Vision e o modelo que proporciona melhor mobilidade VeinViewer Flex. Veja abaixo imagens.

Como funciona o dispositivo:

VeinViewer projeta uma imagem muito parecida com uma imagem em uma tela de cinema, em tempo real tornando a pele do paciente a “tela”. Projetada luz infravermelha é absorvida pelo sangue e refletida pelo tecido circundante. Nós capturamos essa informação, processamos, e projetamos uma imagem em tempo real digital de padrão do sangue do paciente diretamente na superfície da pele.

Com esta tecnologia é possível visualizar e avaliar até 10mm de profundidade a vascularização, bifurcações, válvulas, tempo real de enchimentos e descargas, complicações como hematomas de uma punção acidental e demais problemas nestes locais.

Modelos: VeinViewer Vision e VeinViewer VisionXTND

coleta-de-sangue-luz-2coleta-sangue-luzcoleta-sangue-luz-vision

 

A empresa já conta com equipamentos para a mesma finalidade mas com características mais robustas citadas acima, mas não oferecem a mesma portabilidade que este último modelo apresentado. Ainda não estão com venda liberada, a previsão é que ocorra nos próximos meses.

aparelho para coleta de sanguecoleta-sangue-luz-flex

Apesar de ser projetado para ajuda em coletas de sangue e aplicações IV, o equipamento comprovou também ser benéfico no processo de tratamento de varizes e vasos.

Estes equipamentos facilitam a vida dos trabalhadores da saúde que em muitos casos agilizam a rotina, e para pacientes também é benéfico pois evita punções repetidas, diminuindo traumas.