Ao tomar medicamento antiparasitário, vermes podem sair vivos pelas fezes ou parasitas morrem e se desintegram

Temos no site vários textos nos quais comentamos sobre exames laboratoriais para diagnóstico de verminoses, medicamentos para tratar parasitoses, os antiparasitários, neste tópico sempre surge dúvidas sobre como os parasitas saem nas fezes, vivos, mortos, se dissolvem, desintegram, vamos ver como normalmente ocorre.

Muitas pessoas relatam ter medo de tomar remédio para vermes, principalmente pelo fato de ficarem com receio de que a medicação possa provocar a saída de vermes inteiros e vivos. Mas vamos entender como é o mecanismo de ação dos antiparasitários usados atualmente.

Como agiam os antiparasitários para eliminar vermes nas fezes

No passado, quase todos os medicamentos para extinguir os vermes, causavam uma irritação nos parasitas e eles buscavam meios de sair de onde se encontravam alojados.

Ao se sentirem incomodados devido a ação dos remédios, buscavam sair e acabavam sendo eliminados junto com as fezes ou até mesmo de forma espontânea saindo a qualquer momento.

Porém, nos dias de hoje, com a evolução dos compostos químicos, foi possível modificar os mecanismos de ação alteando moléculas ou toda a substância usada para esta finalidade.

Então, os novos medicamentos, usados na atualidade, ou pelo menos a maioria deles causam uma destruição do parasita, e assim, desintegrando o bicho.

Principais alvos farmacológicos dos antiparasitários

A função dos medicamentos conhecidos como antiparasitários se relaciona principalmente com o interesse de reduzir ou mesmo eliminar a quantidade de ovos presentes nas fezes, promover o deslocamento de vermes dentro do organismo para órgãos que os mesmos possam ser fagocitados e mortos, além de eliminar os helmintos.

Veja os principais alvos farmacológico de medicamentos usados rotineiramente. Entre os medicamentos que agem basicamente nos canais iônicos temos as lactonas macrocíclicas (ivemectina), imidazóis (levamisole), tetrahidropirimidinas (pirantel).

Tendo como alvo os microtúbulo, podemos citar fármacos benzimidazóis, entre os medicamentos presentes nesta classe temos albendazol e tiabendazol.

Mecanismo de ação dos medicamentos Annita e albendazol

Annita possui na sua formulação a Nitazoxanida, uma substância que age contra protozoários e vermes, por meio da inibição de uma enzima importante para o parasita, veja aqui mais detalhes sobre Annita.

Além disso, o medicamento Nitazoxanida age também contra alguns vírus, promovendo a inibição da síntese da estrutura viral, impedindo com que o vírus possa se multiplicar.

O medicamento albendazol é usado para o tratamento de verminoses e parasitoses, provocadas por Ascaris lumbricoides, Strongyloides stercoralis, Trichuris trichiura, Ancylostoma duodenale, Enterobius vermiculares, Necator americanus, Taenia spp, Hymenolepis nana, em pacientes adultos e crianças que tenham mais de 2 anos de idade. Não indicado para gestantes.

Sendo assim, não existe mais motivo para ficar com receio de tomar medicamentos para combater os vermes, eles não vão sair vivos ou inteiros pelas fezes.

Depois de fazer o exame de fezes e o resultado for positivo para helmintos ou protozoários, o seu médico irá receitar um medicamento específico para cada caso. Tome sem receio de causar saída de vermes vivos ou inteiros.

Quando pode ocorrer a saída de vermes vivos pelas fezes

Porém, vale ressaltar, que em raros casos, onde existe um nível muito elevados de vermes povoando o organismo da pessoa que irá tomar a medicamento.

Poderá, devido ao grande número de parasitas, sair pelas fezes esporadicamente algum inteiro ou vivo.

Explicado este caso particular, que não é frequente, nem é devido a falha do medicamento em destruir, hoje em dia é possível fazer uso dos antiparasitários com elevada segurança de que não sairá parasitas vivos.

Converse com seu médico caso tenha este receio, para que ele possa lhe informar e acompanhar o seu tratamento com mais detalhes, evitando não uso do fármaco ou descontinuação do tratamento.

Compartilhe este texto
avatar