Tecnologia em saúdeA saúde móvel é a onda do futuro para...

A saúde móvel é a onda do futuro para uma melhor gestão de doenças crônicas

Planos de saúde dos EUA, oferecem a seus usuários mensagens gratuitas nos seus celulares, que incluem dicas sobre como viver com diabetes, parte de um amplo programa que inclui também visitas. Os textos visam encorajar os pacientes a agendar consultas anuais e manter exames atualizados, um esforço para evitar visitas às urgências. Observaram que este segmento de saúde móvel pode ser um grande parceiro para manter o paciente longe das internações, e assim conseguir gerir bem muitas doenças crônicas.

As mensagens incluem também dicas para tomar a medicação “adequada” e outras informações para mudanças de estilo de vida que poderiam beneficiar a saúde do paciente usuário do plano de saúde.

Mas os textos também trazem questionários interativos e outros são anúncios para eventos da comunidade, existe uma troca de informações, diferente de outras ideias implementadas no passado, mas que aparentemente erraram quando não ouviram o cliente, era uma via de mão única.

Dr. Richard Katz, diretor da divisão de cardiologia do George Washington University Hospital, foi feliz ao dizer:

“A saúde móvel é a onda do futuro para uma melhor gestão de doenças crônicas”

Katz, implementou no final de 2011 um programa piloto e conseguiu reduzir em 58% as internações e visitas a urgências dos pacientes diabéticos.

Pesquisas mostram que pessoas que participam ativamente nos seus cuidados podem gerir mais eficazmente doenças crônicas, como diabetes, e se a “saúde móvel” fizer parte deste contexto, tudo fica mais fácil, tanto para quem administra a informação e envia, quanto para quem recebe a informação.

Planos de saúde e hospitais nos EUA, enxergaram nos smartphones aliados para manter grupos específicos de pessoas informados, melhorando a gestão de doenças crônicas. O Brasil possui programas nos postos de saúde para diabéticos, hipertensos e outras doenças crônicas, uma boa ferramenta de apoio seria a aplicação desta mobilidade informativa para colaborar na gestão destas doenças, como criação de um sistema de aviso de entrega de medicamentos, claro, precisa ter medicamento, basta fechar a torneira da propina, dinheiro tem! Mas, voltamos ao nosso assunto, não vamos perder o foco.

Um sistema que dispare mensagem aos cadastrados para realizarem exames de sangue em momentos específicos, e assim que tiverem seus resultados, retornem o valor do teste via mensagem para que o médico possa acompanhar este paciente, e se achar necessário faça uma marcação de consulta. O leque de possibilidades é vasto.

Os investimentos não são grandes, mas o retorno, se imaginarmos que podemos reduzir a quantidade de pessoas na porta de entrada dos postos de saúde e principalmente das emergências, pode ser muito bom.

Silvano Vilela
Silvano Vilelahttps://www.plugbr.net/about/
Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.
Subscribe
Avisar para
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Entenda fácil

Neutrófilos no resultado do exame de sangue hemograma

Os neutrófilos são um tipo de células brancas do sangue

Bilirrubina direta alta, veja causas do exame alterado

Bilirrubina direta alta, entenda causas do exame de sangue alterado

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Não deixe de ler

Monitorando sinais vitais usando webcam ou câmera do celular

Um estudante de pós-graduação da divisão Harvard-MIT de Ciências...
spot_img

Você pode gostarFácil
Simples, para que todos entendam

0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x