Doar SanguePesquisa - O sangue para transfusão perde importante componente

Pesquisa – O sangue para transfusão perde importante componente

Em estudo realizado por Jonathan Stamler da universidade de Duke e publicado na revista – Proceedings of natural academy of sciencer, indica que o sangue coletado nos bancos de sangue perdem em duas a três horas depois de retirado do doador, o óxido nítrico um gás presente no sistema circulatório.

O sangue exerce um papel fundamental para manutenção da vida, principalmente ao levar o oxigênio até as células pela molécula de hemoglobina que está presente no interior das hemácias (parte vermelha do sangue), as quais atravessam a parede dos vasos sanguíneos e liberam nos tecidos este O2 que é imprescindível nos processos metabólicos das células.

bolsa_sangue.gifO estudo aponta que o óxido nítrico é o componente que atua nas paredes dos vasos sanguíneos fazendo com que estes tenham uma elasticidade e também atua na própria hemácia tornando-a mais flexível, podendo assim passar pelos microporos das paredes dos vasos com maior facilidade.

Portanto, se o óxido nítrico é perdido durante o tempo em que a bolsa fica armazenada para ser transfundida, quando o paciente a receber, sua atividade de dar elasticidade à parede dos vasos por onde circula e conferir à hemácia flexibilidade não irá acontecer e grande parte deste material transfundido, contendo hemácias com oxigênio, não poderá ser utilizado, pois a mesma não terá condições de sair do vaso sanguíneo para “entregar ” ao tecido o O2.

Durante o estudo inseriram óxido nítrico ao sangue que foi injetado em cachorros e o resultado foi bem melhor, exerceu sua função de maneira mais eficaz.
Este “acúmulo” de um volume circulante maior, aliado ao estado debilitado do organismo, a não chegada eficiente de O2 nos tecidos explicaria o elevado número de pessoas que sofrem de derrame cerebral e ataque cardíaco ao receberem transfusões.

Risco – benefício

Acredito que com uma transfusão os benefícios ainda são muito maiores que os riscos, ao observar no hospital os pacientes que recebem sangue, a melhora é evidente, concordo que estudos complementares ainda devem ser realizados, principalmente sobre os efeitos colaterais que esta adição de óxido nítrico poderia causar ao organismo do paciente, é um novo conhecimento, mas a doação de sangue ainda é salvação de muitas vidas.

Silvano Vilela
Silvano Vilelahttps://www.plugbr.net/about/
Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

8 COMENTÁRIOS

Subscribe
Avisar para
guest

8 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Entenda fácil

Neutrófilos no resultado do exame de sangue hemograma

Os neutrófilos são um tipo de células brancas do sangue

Bilirrubina direta alta, veja causas do exame alterado

Bilirrubina direta alta, entenda causas do exame de sangue alterado

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Não deixe de ler

spot_img

Você pode gostarFácil
Simples, para que todos entendam

8
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x