AidsPrograma brasileiro de Aids é uma exceção das malfadadas...

Programa brasileiro de Aids é uma exceção das malfadadas políticas públicas do país

O nosso país é reprovado em muitas políticas públicas, programas de governo mal sucedidos, sistema educacional que remunera pessimamente seus professores como muito bem exposto por Noronha, aplica-se o dinheiro de maneira desordenada (algumas vezes de maneira ordenada direto para cuecas, mala preta, contas de deputados) e sem estudos de qualidade que atestem as necessidades, mas um programa brasileiro baseado na integralidade como foco principal de luta contra a AIDS, desentoa das outras políticas e em 1986 começava a ser implementada uma verdadeira política pública com o programa Nacional de combate à doença. Com o passar dos anos algumas dificuldades ocorreram e o programa foi sendo moldado e em 1996 um decreto presidencial garantiu o acesso universal aos medicamentos contra o HIV, além do investimento na doença propriamente dita um grande enfoque foi dado na prevenção e cuidados.

medicamento.gifEstudos realizados pela OMS – organização Mundial de Saúde, no período de 1994 a 2002 indicam que no campo da prevenção acontece uma média de quatro campanhas por ano no país. Evitou-se nestes anos 600 mil infecções pelo HIV, o uso do preservativo aumentou nesta época cerca de 48% entre jovens, influenciado pela compra e distribuição de preservativos pelo governo que cresceu quinze vezes.

O Brasil foi o único país do mundo a distribuir preservativo feminino.

Alcançou-se uma redução considerável de infecção pelo HIV em grupos vulneráveis como profissionais do sexo, homossexuais e usuários de drogas injetáveis.

Governo garante tratamento a 100% das pessoas com AIDS com a lei 9313/96 (distribuição gratuita e universal de anti-retrovirais), e cai 50% o índice de mortalidade pela doença, crescendo 12 vezes a sobrevida dos pacientes de cinco para cinqüenta e oito meses.

Acreditem que conseguiu-se reduzir o custo de tratamento dos pacientes em 54%, sendo que os genéricos para Aids são até 80% mais baratos que os medicamentos de marca.

No campo dos direitos humanos a justiça brasileira concedeu parecer favorável a portadores do vírus em todos os processos movidos no país por discriminação no trabalho, escola, rede de saúde etc. E a lei 11.199/02 proíbe discriminação de portadores de HIV/aids.

A portaria ministerial de 18/11/02 institui o projeto nascer para evitar transmissão do HIV da mãe para o filho, estruturado e funcionando plenamente.

Podemos sim ter programas de sucesso e respeito internacional, basta vontade política e entendimento aos governantes que assumem os cargos estarem melhorando, adequando e fazendo os ajustes que são sempre necessários e não extinguindo programas que já estão em andamento, causando danos irreparáveis a saúde e a qualidade de vida da população com suas personalidades descontinuista, onde o que o seu antecessor começou deve sempre ser esquecido.

Quando se é movido por uma vontade verdadeira, um ideal, a política pública se consolida e atravessa anos tornando-se sólida resistindo até mesmo aos desmandos, falcatruas e politicagens passageiras.

Silvano Vilela
Silvano Vilelahttps://www.plugbr.net/about/
Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

8 COMENTÁRIOS

Subscribe
Avisar para
guest

8 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Entenda fácil

Neutrófilos no resultado do exame de sangue hemograma

Os neutrófilos são um tipo de células brancas do sangue

Bilirrubina direta alta, veja causas do exame alterado

Bilirrubina direta alta, entenda causas do exame de sangue alterado

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Não deixe de ler

Plugin para controle de categorias na página principal

Já tinha procurado por um plugin que não permitisse...
spot_img

Você pode gostarFácil
Simples, para que todos entendam

8
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x