Vacinas meningocócica e pneumocócica serão incluídas no calendário de imunização do SUS

Sou admirador do SUS, basta alguma vontade política, aparar pequenas arestas e estaremos diante de um ótimo sistema de saúde, mesmo com os entraves existentes, o Sistema Único de Saúde evolui, passa a fornecer aos usuários nos postos de saúde, pelo calendário nacional de imunização as vacinas meningocócicas e pneumocócicas, até agora oferecidas apenas na rede privada de saúde.

Relatei aqui no blog quando levei meu filho para tomar a vacina pneumocócica conjulgada – proteína diftérica CRM 197 e a Vacina meningocócica conjugada grupo C que o inconveniente desta importante imunização é o preço, relatei neste mesmo texto que o governo tinha planos de fornecer a vacina gratuitamente até 2011, acreditem, vai se concretizar em 2010.

Notícia no site do Ministério da Saúde:

Duas novas vacinas serão incluídas no calendário básico de vacinação disponível na rede pública de saúde: a pneumocócica 10-valente e a anti-meningococo C. A primeira será oferecida a partir de março em todo o território nacional e protege contra a bactéria pneumococo, causadora de meningites e pneumonias pneumocócicas, sinusite, inflamação no ouvido e bacteremia (presença de bactérias no sangue), entre outras doenças. A segunda será aplicada a partir de agosto e imuniza contra a doença meningocócica.

As doses das vacinas serão adquiridas do Laboratório Bio-Manguinhos – Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e Fundação Ezequiel Dias (Funed), tecnologias provenientes de parcerias com laboratórios internacionais.

Esquema de vacinação para as duas novas vacinas:

Pneumocócica 10-valente

Crianças menores de 1 ano.
Esquema Vacinal: Serão ministradas 3 doses + 1 reforço no primeiro ano de vida da criança. Para o ano da implantação, haverá um esquema especial, no qual crianças de 12 meses a 24 meses de idade não vacinadas anteriormente receberão a imunização.

Meningocócica C

Crianças menores de 1 ano.
Esquema Vacinal: Serão ministradas 2 doses + 1 reforço no primeiro ano de vida da criança. Para o ano da implantação, haverá um esquema especial, no qual crianças de 12 meses a 24 meses de idade não vacinadas anteriormente receberão a imunização.

Novidade: Nova vacina pneumocócica – 13 valente – mais proteção para seu bebê.

Depois desta importante notícia, devemos elogiar, muitas vezes criticamos a atitude da equipe do ministério por alguma decisão tomada, mas desta vez, mesmo que existam intenções políticas, deixo um elogio.

on

Autor Silvano Vilela

Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

  • Pingback: Vacina meningocócica e pneumocócica - Aplicação, doses, preço e a proteção | Plugbr.net()

  • Pingback: Vacinação – Calendário básico de vacinas para crianças | Plugbr.net()

  • Tayna

    Que nene mais lindo!

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Tayna, este é o garoto propaganda do blog, já fez fotos para calendário e ilustra importantes textos do plugbr. E eu sou o pai coruja dele.

  • Pingback: Silvano Vilela()

  • http://rotativo.org Neto Cury

    Quando li/ouvi (seilá) sobre isso pensei na hora em te enviar um e-mail pra você escrever sobre, mas acabei esquecendo! #memóriafail
    Ainda bem que você é plugadão!

    Abração

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Mesmo assim, obrigadão por lembrar do amigo aqui. Abraço.

  • flavio ferreira

    ola como posso saber quais são os postos de saude que vão aplicar as vacinas meningocócicas e pneumocócicas.existe algum site onde posso descobrir isso obrigado aguardo resposta pode ser no meu e-mail por favor…

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Flávio, o MS afirma que estará disponível nas datas acima mencionadas, mas deve ligar no posto de saúde central do seu município para saber se na sua localidade está confirmado o recebimento das doses da vacina. Abraço.

  • Glaucio Vasconcelos

    Bom dia.

    Gostaria de saber se essas duas vacinas pode ser aplicadas em crianças maiores de 2 anos. meu filhos tem 2 e 4 anos eles ainda podem ser vacinados?

    Obrigado.

    att

  • cleber

    essa nova vacina também deveria ser estendida para crianças acima de 2 anos de idade

  • lilian

    achei maravihloso essa iniciativa dosus espero que as mães se onsientize e conparessa.