Sou admirador do SUS, basta alguma vontade política, aparar pequenas arestas e estaremos diante de um ótimo sistema de saúde, mesmo com os entraves existentes, o Sistema Único de Saúde evolui, passa a fornecer aos usuários nos postos de saúde, pelo calendário nacional de imunização as vacinas meningocócicas e pneumocócicas, até agora oferecidas apenas na rede privada de saúde.

Relatei aqui no blog quando levei meu filho para tomar a vacina pneumocócica conjulgada – proteína diftérica CRM 197 e a Vacina meningocócica conjugada grupo C que o inconveniente desta importante imunização é o preço, relatei neste mesmo texto que o governo tinha planos de fornecer a vacina gratuitamente até 2011, acreditem, vai se concretizar em 2010.

Notícia no site do Ministério da Saúde:

Duas novas vacinas serão incluídas no calendário básico de vacinação disponível na rede pública de saúde: a pneumocócica 10-valente e a anti-meningococo C. A primeira será oferecida a partir de março em todo o território nacional e protege contra a bactéria pneumococo, causadora de meningites e pneumonias pneumocócicas, sinusite, inflamação no ouvido e bacteremia (presença de bactérias no sangue), entre outras doenças. A segunda será aplicada a partir de agosto e imuniza contra a doença meningocócica.

As doses das vacinas serão adquiridas do Laboratório Bio-Manguinhos – Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e Fundação Ezequiel Dias (Funed), tecnologias provenientes de parcerias com laboratórios internacionais.

Esquema de vacinação para as duas novas vacinas:

Pneumocócica 10-valente

Crianças menores de 1 ano.
Esquema Vacinal: Serão ministradas 3 doses + 1 reforço no primeiro ano de vida da criança. Para o ano da implantação, haverá um esquema especial, no qual crianças de 12 meses a 24 meses de idade não vacinadas anteriormente receberão a imunização.

Meningocócica C

Crianças menores de 1 ano.
Esquema Vacinal: Serão ministradas 2 doses + 1 reforço no primeiro ano de vida da criança. Para o ano da implantação, haverá um esquema especial, no qual crianças de 12 meses a 24 meses de idade não vacinadas anteriormente receberão a imunização.

Novidade: Nova vacina pneumocócica – 13 valente – mais proteção para seu bebê.

Depois desta importante notícia, devemos elogiar, muitas vezes criticamos a atitude da equipe do ministério por alguma decisão tomada, mas desta vez, mesmo que existam intenções políticas, deixo um elogio.