Vacina contra catapora (varicela) – Eficácia, preço e esquema de aplicação das doses

Está ocorrendo no país vários casos de catapora (varicela), uma doença contagiosa, e a vacina contra esta doença ainda não faz parte do calendário nacional de vacinação, e nas clínicas particulares está faltando doses para imunizar principalmente as crianças contra a catapora. Além disso quando é encontrada, o valor que deverá ser pago pela dose não é baixo, de R$ 120,00 até R$ 200,00.

Nos postos de saúde e policlínicas a vacina contra catapora é dedicada apenas para imunizar pessoas doentes, com imunidade baixa.

A vacina produzida e distribuída pelos laboratórios fabricantes é de vírus vivos atenuados, que apresenta uma eficácia por volta de 82% a 99%. Nos casos que mesmo vacinado desenvolve a doença, os sintomas são discretos.

A vacina é aplicada por via subcutânea, a partir de 1 ano de idade, dependendo do laboratório fabricante existe recomendação de aplicação a partir de 9 meses. No caso de crianças vacinadas entre os 9 meses a 3 anos e 11 meses devem fazer reforço quando completar 5 anos de idade, junto com tríplice bacteriana e viral. Para crianças maiores de 4 anos e menores de 13 anos devem fazer reforço com intervalo de 3 meses. E após os 13 anos indica-se um reforço com intervalo de dois meses.

Segundo os fabricantes após a aplicação pode ocorre dor no local, ficar um pouco vermelho, e inchaço na região, após 5 a 7 dias pode apresentar febre baixa e manchas vermelhas.

A Vacina Tetra Viral, também é eficaz, um combinado de vírus vivo atenuados dos vírus do sarampo, caxumba, rubéola e varicela, administrada a partir dos doze meses de idade; sendo que mais uma dose deve ser administrada quando a criança tiver idade entre 4 e 6 anos.

Autor Silvano Vilela

Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.