Usando Amato, topiramato para prevenir enxaqueca, efeitos colaterais, e sobre o emagrecimento

O topiramato conhecido comercialmente como topamax, amato, toptil é um anticonvulsivante que também é eficaz para prevenir a enxaqueca. Este medicamento tem colaborado decisivamente em muitos casos para redução das crises de enxaqueca, apesar dos efeitos colaterais do remédio, tido como “ideal”, pois emagrece, não são todos agradáveis assim, pedra nos rins e perda de memória não é nada bom, mas os benefícios em muitos casos também são evidentes. Este texto aborda alguns fatos sobre o medicamento e como iniciei o tratamento.

No meu caso estou tomando uma dose leve de 25 mg, e a intenção aqui será avaliar a ação do medicamento especificamente para o caso de prevenção de enxaqueca.

Dr. Silberstein Silberstein, especialista em enxaqueca, relatou resultados de um estudo em 2002. Participaram 469 pacientes que tinham enxaqueca, e receberam diferentes doses do remédio topiramato ou placebos. Cerca de 50% deles apresentaram uma redução de 50% na frequência e duração de suas crises de enxaqueca.

Outro estudo de fevereiro de 2004, encontrou resultados semelhantes, com mais uma redução de 50% em enxaquecas.

Certos efeitos colaterais do medicamento podem não incomodar as pessoas, mas comumente, topamax ou amato vai causar reflexos mais lentos, problemas para pensar ou concentrar, problema de colocar a palavra certa (e outros problemas de fala), cansaço, falta de coordenação e tonturas. Ocorreram relatos de aumento de infecções respiratórias.

O topiramato também pode causar formigamento nas mãos ou pés, tremores, depressão, náuseas, problemas de memória e problemas visuais (tais como visão dupla).

Lembre-se, não é que você vai sofrer de todos esses problemas – são os efeitos colaterais mais comuns que já foram identificados em estudos e em pessoas usuárias de topiramato, e você pode não ter muitos ou nenhum problema, ou pode ter um ou alguns dos efeitos colaterais. O médico terá que avaliar o risco benefício de usar o medicamento.

O topiramato pode também causar defeitos de nascimento, se tomado durante a gravidez, inclusive foi motivo de comunicado recente do FDA alertando aumento de casos de lábio leporino e fenda palatina em crianças cujas mães estavam tomando este medicamento.

Topiramato funciona de três maneiras para prevenir ataques epilépticos. Em primeiro lugar, aumenta a atividade de um neurotransmissor chamado GABA no cérebro, que ajuda a acalmar a atividade nervosa. Também impede a entrada de sódio nas células nervosas, reduz a atividade elétrica que provoca convulsões.

A terceira e última ação identificada de topiramato é diminuir a capacidade de um neurotransmissor chamado glutamato para exitar as células nervosas. Ele faz isso por bloqueio dos receptores de glutamato.

Todas essas ações visam acalmar as células nervosas e estabilizar a atividade elétrica do nervo no cérebro. Isso ajuda a manter a função normal cerebral, prevenindo convulsões. No caso da prevenção de enxaqueca um ou os três mecanismos agem para alcançar o efeito.

Reduzindo os efeitos colaterais

Alguns problemas advindos do uso de topiramato podem ser reduzidos – evitando interações medicamentosas (converse com seu médico), e tomar o medicamento conforme indicado (não parar de repente ou tomar muito ou pouco). Ajudará também se tomar vários copos de água por dia para evitar a possibilidade de desenvolvimento de pedras nos rins.

No meu caso já tenho propensão a ter pedra nos rins, por isso, tenho me policiado para beber mais água, de preferência, o dobro do que eu bebia antes, era muito pouco.

Outra ação que deve ser tomada para prevenir surgimento de problemas futuramente é realizar exames laboratoriais a cada seis meses ou dependendo de cada caso, seu médico vai identificar, mais ou menos tempo, exames como uréia e creatinina, exame de urina e outros que forem necessários.

Quanto ao efeito colateral de emagrecimento, realmente ele existe, é real, mas muito pouco, que eu identifiquei, para ser usado especificamente para este fim com todos os outros efeitos colaterais que ele apresenta, mesmo assim tem um estudo sendo realizado usando a combinação de duas drogas Phentermine e topiramato, que a princípio foi eficaz no tratamento da obesidade, juntamente com as mudanças na dieta e estilo de vida.

A maioria dos médicos terão muitas recomendações antes de indicar topiramato, o que é louvável, existem muitos tratamentos naturais e não medicamentosos que têm ajudado a minimizar os ataques de enxaqueca, e a maioria deles são muito menos propensos a causar efeitos colaterais.

A princípio estou tendo bons resultados com o uso do topiramato (amato), mas vou aguardar mais algum tempo antes de emitir um relato mais pormenorizado sobre efeitos colaterais e porcentagem de redução das crises de enxaqueca no meu caso, farei isso em outro texto que irei publicar em breve, assim que o fizer aviso no final deste texto.

E você já usou, teve bons resultados, ou não deseja nem mais ouvir falar neste medicamento? Até mais.

 

Autor Silvano Vilela

Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

Recomendamos Também

  • Pingback: Silvano Vilela()

  • Pingback: DULCE C. DE OLIVEIRA()

  • Suzi P.

    Comecei ontem a tomar o Amato 25mg e já tomo Fluoxetina 40mg. Trato de depressão, nao tenho enxaquecas, mas minha psiquiatra suspeita de compulsão tbém. Tenho esperança de melhorar meu interesse pelas coisas e levar uma vida normal. Sem os rompantes de crises de panicos e esse sentimento quase constante de que a vida é muito pesada. Se eu emagrecer será lucro na certa. Vou mantê-los informados. Abraços a todos e todas que que sejam solidários, compreendam e aceitem que essas doenças mentais não são “frescuras” inventadas para nos distrair.

    • Suzi, claro que não é “frescura”, é uma doença que precisa ser tratada, e é fundamental a colaboração do paciente e da indicação de cuidados e medicamentos corretos pelos profissionais. Se puder nos manter informado sobre o topiramato para mantermos atualizados sobre este remédio seria interessante. Abraço.

  • IVAN

    a pouco tempo estou tomando esse medicamento e alguns dos efeitos colaterais ja eatva sentindo antes ! ele pode potencializar os efeitos ou ele age contra com isso existia ??? OBRIGADO

    • Ivan, depende dos efeitos, mas geralmente os efeitos são estes relatados, mas conte mais, você está tendo bons resultados, as crises reduziram bastante? Por falar nisso devo em breve fazer novo post para prosseguir sobre tema e contar a evolução do tratamento. Abraço.

  • Olá,

    Eu faço tratamento para prevenir a enxaqueca com Topiramato 25g há 4 meses e estou me sentindo muito bem. Não notei perda de memória nem alterações renais. E como o medicamento reduz o apetite eu aproveitei para emagrecer também. Com uma melhora de 80% eu pratico três modalidades de esportes, já que antes nem conseguia subir escadas nem rampas…e com uma alimetação saudável perdi 4kg.

    Até agora eu estou amando Topiramato, pois com ele eu mudei meu estilo de vida =)

    Um abraço,

    • Juliana, muito obrigado pelo depoimento. Primeiro parabéns pelo seu trabalho, vi seu site muito bom. Quanto ao topiramato não é a solução que gostaríamos de ter, mas é a solução que temos, muito se fala nisso naquilo mas quando vai por em prática o resultado é fraco, já com o medicamento topiramato, que ainda não é a solução, reafirmo, o resultado é uma melhora considerável das crises, a realidade é esta mesmo que você relatou Juliana, temos a vida de volta. Eu usei o de 25 mas o médico que me acompanha acha melhor deixar a dose de manutenção com o de 50. Vou aguardar mais alguns dias para escrever um novo texto relatando toda a história do pós-topiramato efeitos colaterais, eu tive um, vou contar. Se quiser contar mais adiante aqui seus resultados fique a vontade, mas fique atenta e faça dois exames pelo menos de 6 em 6 meses Uréia creatinina, e quanto a emagrecer é real, ajuda mesmo, e com exercícios a vida flui. Grande abraço.

  • Pingback: Intoxicação acidental de crianças com medicamentos, atenção - remédio não é "melzinho" | Plugbr.net()

  • Ana Renata

    Deixo o alerta!!!
    Fiz tratamento com topiramato e melhorei da enxaqueca, no entanto, 1 ou 2 meses ápós suspender o uso deste, engravidei e meu filho nasceu com fenda palatina, uma fissura no palato mole e assim fará uma cirurgia para correção desta má formação no palato…Para mulheres que desejam engravidar…Cuidado com o uso deste medicamento, pois segundo pesquisas ele aumenta o probabilidade de crianças nascerem com lábio leporino e fenda palatina…Nossa!!! Como me arrependi de tê-lo usado. Se bem que fui alertada pelo médico, mas nunca pensei que fosse engravidar tão rápido…pois assim que parei o uso de anticoncepcional, tbm parei o uso do topiramato…e 2 meses depois estava gestante.

    • Ana, um alerta muito importante, sinto muito pelo seu filho, mas como disse sabia dos riscos, e foi muito bom ter deixado aqui seu depoimento, um caso real que pode ajudar outras mulheres que desejam engravidar e façam uso deste medicamento, procurem outras formas de tratamento conversando com seu médico. Abraço Ana, muito obrigado.

  • Daniela Silveira

    Quanto tempo antes de engravidar tenho que parar de tomar o topiramato??

    • Dani, o melhor neste caso é avaliar junto com seu ginecologista, é o mais indicado. Abraço.

  • Any

    Faço uso do topiramato para tratamento de enxaqueca,começei com 25mg por dia e ja estou fazendo uso de 100mg associado ao nortriptilina e ja tive uma perda significanca de peso(7kg).

    • Any, mas se o intuito real for tratar a enxaqueca e você tendo a necessidade de perder estes quilos não tem problema, o efeito de emagrecimento existe, eu também conheci este lado do topiramato, e colaborei com mais alguns procedimentos para ajudar na redução de peso. Só acho que ele não deve ser usado como redutor do apetite específicamente. Abraço.

  • Oi Silvano!

    Vim aqui de novo ! Agora a dose aumentou para 50mg e quase não sinto dor de cabeça. Meus exames deram todos normais, pois bebo muito água também. Porém eu notei que estou com dificuldade de concentração nos estudos, nas aulas, sempre me dei bem estudando sozinha, agora isso está mais difícil. Será que é por causa do Topiramato? O meu médico disse que o tratamento deve durar no mínimo 6 meses. Se após a interrupção eu voltar a sentir dores diariamente, como antes, vou poder retomar o remédio? Você sabe dizer? Como anda o seu tratamento?

    Um abraço,

    Ju

    • Juliana, quanto a concentração, deve mesmo ser devido ao medicamento, ele tem este efeito colateral, quanto a exames que bom, um ponto a favor, você tomar bastante água. E quanto a interromper ainda não estou tomando, mas o médico disse que depende de cada caso. Obrigado pelo relato, breve vou escrever novo texto informando as atualizações. Abraço.

  • Ery, procure seu médico para que ele possa, talvez ajustar a dose, ou se for o caso trocar a medicação, realmente assim não pode ficar, mesmo sabendo que alguns efeitos colaterais são esperados, como aqueles informados no texto, mas não desta forma como relata. Abraço.

  • ery_karini

    Obrigada, Silvano!
    Minha médica pediu para eu suspender momentaneamente o uso do Amato e entrar com uma medicação de cada vez. Há dois dias parei de usá-lo e os efeitos colaterais diminuíram bastante.
    Abs.

  • Ju, deve ser bem acompanhado o tratamento com o medicamento, informe seu médico sobre estes efeitos, manchas e coceira, alguns efeitos são mais frequentes, e outros menos, mas o médico deve sempre saber sobre a ocorrência dos mesmos.

  • Certo Taís, fique atenta a este fato. Abraço.

  • Daniele, mas se mesmo tomando o medicamento não reduziu as crises tem que tomar outras medidas, dose do medicamento, troca, outros tratamentos. Abraço.

  • Fica o relato registrado, pode ser, mas não confirmado.

  • Sim Ivone, obrigado por socializar esta informação importante. Tem noção mais ou menos de porcentagem que reduziu as crises de enxaqueca? Abraço.

  • Quando estiver usando.

  • Realmente o formigamento nos pés e nas mãos acontece mesmo, mas dependendo da intensidade é um efeito dos que memos causa problema.

  • Simone, isso depende do problema, da gravidade, e se o benefício irá compensar qualquer risco, antes de propor outras medidas, por isso o seu médico deve avaliar bem antes de te indicar o medicamento. Abraço.

  • Não informa exatamente data, mas acredito que não tenha problemas, mas avise o seu médico para acompanhar e observar eventos .

  • Pode ser, mas fica difícil afirmar que seja pelo uso do topiramato, mas acredito que se o benefício foi como relata, poderia fazer consulta e exames periódicos para acompanhar a atividade renal e tomar muita água.

  • Ceres, obrigado pelo relato. Para muitos resolve realmente, pena que não é para todos, e não é a solução. Mas que bom, fico feliz por você, pois sei muito bem como são as crises. Abraço.

  • Bruna realmente todos estes efeitos ocorrem realmente. Obrigado pelo depoimento. Abraço.

  • Rafaella, calma, não é grave assim, se puder evitar medicamento, de qualquer qualidade seria o ideal, buscar alternativas, concordo, mas tem casos e casos, algumas vezes é necessário, e assim também entendeu seu médico, o uso do medicamento deve ser acompanhado, ao fazer uso da medicação observe os sintomas, anormalidades que possam estar ocorrendo, reuna as informações e marque consulta ou ligue para seu médico, informe detalhadamente e ele vai ver se é necessário, substituir, reduzir dose, aumentar dose, inserir outra medicação auxiliar, ou mudar a linha de tratamento. Abraço.

  • Sim existe relatos de queda de cabelo relacionado ao uso do topiramato, principalmente, como no seu caso, quando uso prolongado. Verifique com seu médico a necessidade, pode ser que um ajuste de dose também possa ser tentado.

  • Ok Taís, nos mantenha informado, sempre bom saber sobre os casos. Abraço.

  • No caso, médico indicou um na janta e outro pela manhã, mas cada caso deve ser acompanhado pelo médico, quantidade da dose e horários, devem ser ajustados. Abraço.

  • Sim Valéria, com um bom acompanhamento médico – com exames periódicos de hemograma, uréia , creatinina, TGO, TGP, proteínas totais e frações, caso o médico perceba a necessidade destes e de outros e uma avaliação clínica terá um bom tratamento. Abraço.

  • Julio sobre medicamento e doses somente seu médico pode avaliar tendo exames clínicos e relatos. Mas 4 crises em um ano, acredito que esteja perfeitamente sob controle, muitas pessoas apresentam 4 em uma semana, um mês. Somente seu médico pode avaliar se está normal. Abraço.

  • Marcia

    Olá, eu sofro de enxaqueca ha vários anos e de alguns meses pra ca as crises aumentaram muito e meu médico recomendo um tratamento com o Amato 25 mg, tomei o primeiro comprimido ontem a noite e não tive nenhuma reação até agora. Espero que continue assim, pois não aguento mais sofrer desse mau, que esta afetando minha fida pessoal e social.

    • Marcia, sei como é isso, afeta realmente a vida social o trabalho. Espero que tenha boa melhora com o medicamento, acompanhe sempre com novas consultas, e exames, e saiba que o medicamento é um dos meios de tratamento, se não for bom busque com seu médico novas formas. Abraço.

  • Pode parar, de 25, mas o ideal é que verifique com seu médico se quanto ao tratamento também poderia parar. Abraço.

  • Realmente, este efeito ocorre, refrigerante nem queremos mais tomar, fica um gosto estranho mesmo, mas tomar para emagrecer 5 kilos Darlene, não é este o principal fator motivador de tomar o medicamento, certo? Abraço.

  • Val, obrigado pelo seu depoimento, realmente, *tem tratamentos*, este é um deles, e me parece que para seu caso foi interessante, mas sempre acompanhe de perto com seu médico com consultas, exames como uréia e creatinina, e tomando sempre o cuidado com gestação, mas é realmente bom quando surte efeito o tratamento. Abraço.

  • lilian

    ola,faço tratamento com égide (topiramato) sou uma pessoa muito agitada tomo tres vezes ao dia anti depressivo e mesmo assim ,nao estava me ajudando a ficar mais calma entao a endocrinologista me receitou este remedio ,mas,bastaram ,apenas uma semana ,para que os efeitos colaterais começassem ;tonturas ,visao turva,confusao mental, intestino sempre solto,e quase todos os dias uma dor acima dos olhos esquerdos ,serao dois meses ,com este tratamento ,se eu sobreviver eu escrevo para contar o resultado final rsrsrsrs 28/05/2013

    • Lilian, acredito que você informar isso prontamente ao seu médico para que ele possa mudar, não é ideal para você pelo que percebemos, mas seu medico deve ser informado sobre estes efeitos. Abraço.

  • Claudinha Cabral

    Eu iniciei o tratamento com Amato 25mg por um mês agora 50mg, no tratamento de convulsão e enxaqueca, mas perdi um peso considerável já sou magra e quase entro em depressão por isso, a médica ainda insiste na medicação, será q tem alguma maneira de combater este efeito colateral?

  • Estephani

    Estou tomando amato 50mg há 8 dias, sentia fortes dores de cabeça praticamente todos os dias, e o remédio já está me ajudando muito. Quanto a emagrecimento não tenho problemas de sobrepeso mas ele dá bastante sensação de saciedade sem comer muito, emagreci 1,5kg. Também notei melhora no humor e redução da ansiedade. Me senti mal apenas no primeiro dia, com tonturas e náuseas, mas resolvi tentar mais alguns dias e nos próximos já estava me sentindo muito bem. E quanto aos efeitos colaterais senti um pouco de formigamento nas mãos e nos pés, cãibras e uma redução drástica da atenção. Mesmo com estes efeitos o amato é melhor do que conviver com a enxaqueca. Também estou tomando bastante água todos os dias para evitar problemas renais.

    • Certo, efeitos realmente normais e boa ação com tomar bastante água. Mas veja se esta redução drástica da atenção pode não influenciar no dia a dia, então se estiver ocorrendo comunique seu médico, não deixe ocorrer um avanço deste “efeito colateral”, certo. Abraço.

  • Rosane depende muito, cada pessoa responde de um jeito ao tratamento, comece e informe sempre seu médico sobre os efeitos indesejáveis que possam ocorrer para que ele possa ajustar a dose ou se for o caso mudar a medicação. Abraço.

  • Gerbeli, obrigado pelo depoimento. Espero que fique bem. Abraço.

  • Dayene Carneiro

    Ei,

    Estou tomando Amato 25mg há 4 dias para crises de enxaqueca. Quero saber se com o tempo a falta de concentração e visão turva passam, pois sou publicitária da área de criação e posso me aposentar se eu ficar sem concentração, pois minha criatividade acabou sendo afetada…rs. Também estou sentindo muito formigamento nos pés, que chegam até a doer de tanto que formigam, mas isso meu médico já havia me avisado que aconteceria, mas ele disse: “você vai sentir um leve formigamento”… (sei!). E semana que vem vou aumentar a dose pra 50mg por dia, só a primeira semana que é pra ser 25mg, os efeitos vão dobrar também??? Quanto a emagrecer, seria o único efeito colateral bem-vindo… Ah, também quero saber se reduz potencialmente o efeito do anticoncepcional, acabei de me casar e não to afim de trocar uma dor de cabeça por outra…rsrsrsrs.

    Adorei suas postagens, são muito úteis!!! =)

    Abraços

    Dayene Carneiro

    • Dayene, aumenta sim com o aumento da dosagem, quanto a concentração deve ou esquecimento, fica mais acentuado no início, mesmo depois, um pouco menos mas ainda deve ter sim. Preços que se paga. Informe sempre sua médica para que ela possa avaliar se continua ou não.

    • Thaís Menezes

      Dayene, os efeitos diminuem com o tempo de uso, seu organismo vai acostumando com o medicamento e os efeitos diminuindo. Agora quanto ao efeito do anticoncepcional o Amato pode diminuir ou não o efeito do anticoncepcional. Então meu bem, se vc não quer arrumar outra dor de cabeça use outro método contraceptivo como a camisinha.

  • Victor Pedro

    Acho que estou com algum problema não sei exatamente o que é estou sentindo muita dor ao fazer xixi. E tenho que ser sincero eu mesmo me auto me medico vou em vários médicos e nenhum sabe um do outro essa dor começou ontem observei o q me parece também um pouco só de sangramento mas não tenho certeza na minha casa é uma mini farmácia tomo AMATO de todas as mg rivotril tanto em vidro e sublingual remilev nunca falta as vezes tem alprazolan biomag sempre. Mas será que isso e só uma pequena fase? To tomando muita água mas as vezes quando da vontade de fazer xixi nem da para segurar e sai e dói muito não quero falar com meus médicos. E principalmente com meu mais novo. Será que é pq eu me dopo demais? O dia inteiro eu passo dopado eu confesso. Você tem alguma dica. Ah e já parei de usar o AMATO.

    • Victor, mas seus médicoS que indicam todos estes medicamentos? É necessário isso? Tem que resolver isso e depois verificar este problema.

  • Gislaine

    Gislaine faço uso e é bastante tranquilo baixa a ansiedade. e não percebi nenhuma alteração em meu cotidiano

  • Mariana Romanholo

    Tomo o Topiramato de 25mg a 5 meses, mas para epilepsia. Já perdi 9kg e se me descuido emagreço cada vez mais. É terrível. Perdi a vontade de comer e meu paladar está muito alterado. Mas fora isso recentemente comecei a sentir uma dor na lombar, quase diária e forte, e logo em seguida tive uma infecção urinária. Será que pode estar relacionado ao uso do medicamento? Será que as dores podem ser cólicas renais?

  • Vívian

    Olá comecei a tomar o Topiramato de 25mg hoje,e estou sentindo formigamento no rosto,li vários sites sobre o remédio e tô meio assustada,a médica me receitou por conta de enxaquecas que sinto,li em um site que quando para de tomar mesmo quem nunca teve pode ter ataques convulsivos eu tô com medo,e quanto ao formigamento fica por quanto tempo?

    Adorei a matéria e os comentários,alguns me tranquilizaram bastante!!
    Desde já Obrigada!!

  • beatriz

    Gente, quem aqui teve queda de cabelo com o topiramato parou com a medicação? Resolveu? Era o remedio mesmo?

    • Flavia Rugiadini

      Meu filho toma Topamax, 100 mg por dia, e teve quedas de cabelo… mas o pior foi a depressão… inicialmente teve ideação suicida, e atualmente depressão sem ideação suicida… está muito difícil conviver com esta medicação, porém os outros anticonvulsivantes são ainda piores para ele, pois trouxeram-lhe dores fortes e caimbras como efeitos colaterais, além de ter tido toxicidade com um deles… Jamais indicaria este remédio para fins de emagrecimento…

      • Olá Flávia, algumas pessoas relatam leves efeitos colaterais, outros relatam fortes efeitos, o médico dele deve avaliar se vale a pena continuar ou teria outro meio, medicação a ser testada, para resolver o problema. Obrigado pelo relato, abraço.

        • Flavia Rugiadini

          Eu que agradeço! Mas quanto a mudar de medicação anticonvulsivante, já trocamos bastante, os outros remédios trazendo inclusive como efeitos colaterais dores fortes…então enquanto não inventarem nada melhor, vamos ficando com ele…

  • Fabricia, obrigado por seu comentário e relato. Nunca deixe de acompanhar o tratamento com seu médico, informando efeitos colaterais importantes, relatando problemas. Abraço.

  • Sim, já ouvi relatos, e também boca seca. Nane, veja por favor este novo texto que escrevi sobre a MELATONINA, pode ajudar se o seu problema tiver estreita relação com o sono > http://www.plugbr.net/relato-de-uso-da-melatonina-para-reduzir-crises-de-enxaqueca-condiz-com-resultado-de-pesquisa/

  • Topiramato pode interferir na ação dos anticoncepcionais orais sim, converse com seu ginecologista. Abraço.

  • Type your reply…

  • Marcos Ribeiro

    Pessoal, tem uns vinte dias que estou usando este medicamente, na primeira semana 25 mg, e depois dois comprimidos de 25 antes de dormir, percebi um sono muito grande durante o dia, nos fins de semana nao da vontade nem de sair da cama. Eu já tomo medicamento para depressão mas sinto que este medicamente tem me deixando mais apático, sem vontade de trabalhar nem de fazer nada. Mas as dores de cabeça já senti que melhoraram. Não sei se continuo o medicamento visto ao sono que tenho sentido, tenho ido dormir umas dez horas, acordo umas oito e meia e mesmo assim sinto sono durante o dia.

  • Samara Kauana Santos

    Olá.. Adorei o texto!
    Comecei tomar topiramato(amato) a mais de 2 anos e meio! Iniciei com uma dose de 25mg/dia… Minha enxaqueca é crônica, com sintomas de AVC transitório…Então essa dose era baixa e logo meu médico decidiu passar para 50mg/dia, o que me fez passar muito melhor o dia pois a dosagem menor fazia me sentir mal. Emagreci muito, e bem rápido pois tomava anteriormente ao amato, corticoides. Após pouco tempo, passei para 100mg dia com a orientação de aumentar a dosagem a cada vez que tivesse uma crise, ou crises frequentes… Hoje tomo 75mg de 12/12 horas, ou seja, 150mg/dia…. Minhas crises se tornaram bastante espaçadas, mas os efeitos colaterais existem. Apesar da propensão de calculo renal, eles aumentaram; Perca de memória, dificuldade na fala… Entreeee outros diversos! Sei que a dose máxima é 300 mg … Mas não quero chegar nela! Minha dúvida é quanto tempo e se preciso parar de tomar o amato para engravidar e o bebê não correr riscos de nascer com nenhum problema… Tenho muito medo de não realizar o sonho de ser mãe devido ao meu tratamento.
    Obrigada.

  • Gláucia Costa

    Olá, gostei dos comentários… Comecei a tomar hoje esse medicamento 50 mg e em breve estarei falando a respeito. Vou deixar essa página em meus favoritos, espero ter bons resultados.

  • Desde agosto de 2011 que tomo Amato, comecei tomando 25mg e ainda tinha crises fortes aí o Neurologista passou o de 50mg e diminuiu bastante só fico com dor quando como algo errado ou durmo muito tarde, o problema foi os efeitos colaterais, tenho quase certeza que fiquei com depressão e ansiedade por causa dele, sem falar no coração acelerado que não era nada além da ansiedade, fui em vários cardiologistas e todos dizem que está tudo normal, sinto que perdi um pouco da memória, as vezes fico tentando lembrar a palavra na hora de falar e sinto também as vezes o braço e o perna cansados que é um sintoma da depressão que veio de brinde com o Amato, ainda continuo tomando ele porque meu médico disse que se for trocar de remédio o que tem para substituir é um que pode me engordar e eu não posso mais engordar, estou em fase de emagrecimento.

  • Shirlei

    Olá comecei a tomar amato de 100mg e o bup de 150, não tenho formigamentos, tremores nem nada parecido, mais em compensação tenho crises de anciedades e um nervoso incontrolável, também não tenho como conversar com minha médica, pois ela entrou de licença maternidade e volta só em outubro, será que esses sintomas melhoram com o tempo?

  • Alessandra Oliveira

    Tenho enxaqueca e meu neuro receitou tomar 1 vez ao dia, dosagem de 50 mg pela manhã, mas na bula consta que é à noite, qual o correto? Pegunto porque se causar sonolência é preferível tomar a noite, e se for causar agitação, tomar de dia.Pode me responder por favor, Silvano?

    • Alessandra, o ideal é sempre seguir o que foi receitado pelo seu médico. Se ao iniciar o tratamento ocorrer efeito colateral importante ligue para o medico é informe, se poderia mudar horário ou a própria medicação. Abraço.

  • Vivian

    Rafaella,
    Quem me receitou o Amato foi minha neurologista, mas meu caso é bem parecido com o seu. Quando relatei o efeito colateral (no meu caso, formigamento ocasional nas mãos e no começo do tratamento no nariz e no lábio), ela me informou que era uma reação do Amato, mas que não havia me avisado, porque sempre que avisava, os pacientes tinham todas as reações que ela falava.
    Quando ela parou de avisar as reações, um ou outro paciente tinha aparecia com reações ao tratamento. Talvez seja por isso que não te falaram dos efeitos colaterais.
    Quanto ao meu tratamento, minhas crises de enxaqueca desapareceram, meu humor está estável e houve ligeira perda de apetite, o que me ajudou com a dieta para a perda de peso.

  • Hannah Maeda

    Oi! Adorei seu comentário sobre o Topiramato. Comecei hoje o tratamento com Topit 25mg, estou com muito medo de ter todos esses efeitos colaterais, ainda mais que faço tratamento com Venlafaxina 37,5mg. Meu neuroneurologista disse que não teria reação, provavelmente só perda de apetite. Mas to tão nervosa de tomá-lo que parece que já sinto tremedeira. O que eu faço?

    • Hannah, fique tranquila, tome o medicamento conforme indicado pelo seu médico, mas caso perceba algum efeito que não seja discreto, deve sim informar o seu médico. Abraço.

  • Janaina Ramos

    Oi. Amanhã faz uma semana que comecei o tratamento com o Topiramato 25mg. E vai fazer uma semana que não tenho dor de cabeça, o que nunca aconteceu. Minhas dores ocorriam quase que dia sim, dia não. Mas não sei se realmente tem alguma relação com o remédio porque minha neurologista disse que demora um mês para começar agir no organismo. Já os efeitos colaterais. Ah, os efeitos. Os meus, realmente, não são tão ruins como os que li aqui embaixo mas eles poderiam vir depois de um mês também, né? Os formigamentos nas mãos e nos pés pensei que eram problemas de circulação, e não são de todo ruins. A queda de cabelo (e não é pouca) achei que era por causa da escova progressiva e esse dá para administrar e nunca mais cozinhar com cabelos soltos. Agora, o SONO!!! que não acaba, não tem fim. Dez da noite já estou morta e às sete da manhã parece que acabei de deitar. Trabalhar o dia todo na frente de um computador com sono no nível máximo está ficando difícil. Não sei se a perda de apetite é uma regra mas não me importaria de comer menos, estou comendo muito. Graças a vocês, sei que são todos efeitos efeitos colaterais e já sei o que esperar. Espero que não apareçam mais sintomas e que não precise aumentar a dose porque vi que é uma variável comum na grande maioria do depoimentos. Obrigada e apareço para ler mais e para escrever se algo mudar. Bjuuuuu

  • Danilink

    Olá, vai fazer um mês que estou tomando o Amato, comecei primeiro com 25mg, depois foi para 50, 75, e agora estou tomando 100mg ao dia. Comecei a sentir muito formigamento nas pernas, pés e mãos, mas como estava pensando que estava com a Glicose alta estava colocando a culpa na glicose. Acabou que fui ao médico e minha glicose não está tão alta assim e fui pesquisar se o culpado era o Amato e achei a sua matéria, muito explicativa por sinal, obrigada! Descobri o culpado!! rs.rs. Agora não sei o que fazer, se paro de tomar, ou se continuo, foi me receitado para controlar a ansiedade por conta da compulsividade, mas o formigamento tem me incomodado muito mesmo. Tem algo que posso melhorar? Obrigada!!

    • Dani, acho que você deve informar seu médico sobre este problema, e ele poderá avaliar a possibilidade de mudança de medicamento buscando um melhor tratamento. Abraço.

  • Luciana

    Eu comecei tomando oÉgide de 25, não fez efeito, estou tomando o de 100, mas estou querendo parar, será que posso sem ir ao médico, pois não consigo horário com ele. Será que terei algum efeito colateral????

  • Ana Edna

    Eu estou tomando o de 100mg. Tenho otima resposta. Porém tem surgido pedras no rim direito. Gostaria de saber se tem algum medicamendo que responde igual com efeito colateral diferente.

  • Mateus Costa

    Olá, estou tomando o Topiramato de 50mg toda noite e Sertralina 50mg toda manhã faz 1 semana no tratamento de por cefaléia pós traumática de um acidente que sofri. Nos 3 primeiros dias tive muito efeito colateral, agora diminuiu, mas a dor de cabeça continua. Demora mesmo para fazer efeito benéfico?
    Obrigado.

    • Geralmente não demora para obter resultados, talvez tenha que comunicar seu médico se continuar sem resultados consideráveis. Até mais.

  • Juliana

    Comecei a tomar ontem e senti muitas palpitações na madrugada. Foi horrível. Tb estou com medo de continuar a tomar por causa dos outros possíveis efeitos.

    • Juliana, se sentir efeitos colaterais importantes, considere ligar para seu médico e informar estes efeitos, pode ser que ele indique outro ou mude dose. Até mais.