O topiramato conhecido comercialmente como topamax, amato, toptil é um anticonvulsivante que também é eficaz para prevenir a enxaqueca. Este medicamento tem colaborado decisivamente em muitos casos para redução das crises de enxaqueca, apesar dos efeitos colaterais do remédio, tido como “ideal”, pois emagrece, não são todos agradáveis assim, pedra nos rins e perda de memória não é nada bom, mas os benefícios em muitos casos também são evidentes. Este texto aborda alguns fatos sobre o medicamento e como iniciei o tratamento.

No meu caso estou tomando uma dose leve de 25 mg, e a intenção aqui será avaliar a ação do medicamento especificamente para o caso de prevenção de enxaqueca.

Dr. Silberstein Silberstein, especialista em enxaqueca, relatou resultados de um estudo em 2002. Participaram 469 pacientes que tinham enxaqueca, e receberam diferentes doses do remédio topiramato ou placebos. Cerca de 50% deles apresentaram uma redução de 50% na frequência e duração de suas crises de enxaqueca.

Outro estudo de fevereiro de 2004, encontrou resultados semelhantes, com mais uma redução de 50% em enxaquecas.

Certos efeitos colaterais do medicamento podem não incomodar as pessoas, mas comumente, topamax ou amato vai causar reflexos mais lentos, problemas para pensar ou concentrar, problema de colocar a palavra certa (e outros problemas de fala), cansaço, falta de coordenação e tonturas. Ocorreram relatos de aumento de infecções respiratórias.

O topiramato também pode causar formigamento nas mãos ou pés, tremores, depressão, náuseas, problemas de memória e problemas visuais (tais como visão dupla).

Lembre-se, não é que você vai sofrer de todos esses problemas – são os efeitos colaterais mais comuns que já foram identificados em estudos e em pessoas usuárias de topiramato, e você pode não ter muitos ou nenhum problema, ou pode ter um ou alguns dos efeitos colaterais. O médico terá que avaliar o risco benefício de usar o medicamento.

O topiramato pode também causar defeitos de nascimento, se tomado durante a gravidez, inclusive foi motivo de comunicado recente do FDA alertando aumento de casos de lábio leporino e fenda palatina em crianças cujas mães estavam tomando este medicamento.

Topiramato funciona de três maneiras para prevenir ataques epilépticos. Em primeiro lugar, aumenta a atividade de um neurotransmissor chamado GABA no cérebro, que ajuda a acalmar a atividade nervosa. Também impede a entrada de sódio nas células nervosas, reduz a atividade elétrica que provoca convulsões.

A terceira e última ação identificada de topiramato é diminuir a capacidade de um neurotransmissor chamado glutamato para exitar as células nervosas. Ele faz isso por bloqueio dos receptores de glutamato.

Todas essas ações visam acalmar as células nervosas e estabilizar a atividade elétrica do nervo no cérebro. Isso ajuda a manter a função normal cerebral, prevenindo convulsões. No caso da prevenção de enxaqueca um ou os três mecanismos agem para alcançar o efeito.

Reduzindo os efeitos colaterais

Alguns problemas advindos do uso de topiramato podem ser reduzidos – evitando interações medicamentosas (converse com seu médico), e tomar o medicamento conforme indicado (não parar de repente ou tomar muito ou pouco). Ajudará também se tomar vários copos de água por dia para evitar a possibilidade de desenvolvimento de pedras nos rins.

No meu caso já tenho propensão a ter pedra nos rins, por isso, tenho me policiado para beber mais água, de preferência, o dobro do que eu bebia antes, era muito pouco.

Outra ação que deve ser tomada para prevenir surgimento de problemas futuramente é realizar exames laboratoriais a cada seis meses ou dependendo de cada caso, seu médico vai identificar, mais ou menos tempo, exames como uréia e creatinina, exame de urina e outros que forem necessários.

Quanto ao efeito colateral de emagrecimento, realmente ele existe, é real, mas muito pouco, que eu identifiquei, para ser usado especificamente para este fim com todos os outros efeitos colaterais que ele apresenta, mesmo assim tem um estudo sendo realizado usando a combinação de duas drogas Phentermine e topiramato, que a princípio foi eficaz no tratamento da obesidade, juntamente com as mudanças na dieta e estilo de vida.

A maioria dos médicos terão muitas recomendações antes de indicar topiramato, o que é louvável, existem muitos tratamentos naturais e não medicamentosos que têm ajudado a minimizar os ataques de enxaqueca, e a maioria deles são muito menos propensos a causar efeitos colaterais.

A princípio estou tendo bons resultados com o uso do topiramato (amato), mas vou aguardar mais algum tempo antes de emitir um relato mais pormenorizado sobre efeitos colaterais e porcentagem de redução das crises de enxaqueca no meu caso, farei isso em outro texto que irei publicar em breve, assim que o fizer aviso no final deste texto.

E você já usou, teve bons resultados, ou não deseja nem mais ouvir falar neste medicamento? Até mais.