Tricomoníase – Corrimento vaginal, espumoso e amarelo

  • Gostou? Click, indique para seus amigos:

A tricomoníase é uma DST causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis. Apresenta-se sob a forma de vaginite aguda ou do tipo que desaparece e depois volta. É visto um corrimento na vagina que é muito irritante. Apresenta cheiro forte, quase sempre é espumoso, amarelo ou amarelo esverdeado, com coceira. No homem o corrimento é visto pela manhã, pouco evidente. Muitas vezes os sintomas desaparecem ou se tornam pouco visíveis, mas o pequeno protozoário chamado trichomonas continua na vagina ou no pênis e sendo transmitido para os parceiros sexuais.

Nos homens este organismo pode causar uretrite e prostatite.

Como saber se tenho tricomoníase?

Se estiver apresentando corrimento o ideal é fazer um exame deste material que sai da vagina e também um exame de urina. Depois de coletado o material, com um tipo de cotonete, um pouco maior, que é introduzido na vagina ou no canal uretral, em locais onde existam boa quantidade do material, após a coleta o material é colocado em uma lâmina e levada ao microscópio para ser analisada.

Depois o material será visto no microscópio, onde se observa a presença do protozoário que é móvel. O resultado pode ser positivo ou negativo. A urina também pode ser usada para fazer este exame.

Tratamento do corrimento vaginal causado por tricomoníase

O tratamento não é difícil, o mais importante é saber que o parceiro sexual deve ser tratado também, se isso não acontecer os sintomas depois de fazer o tratamento podem voltar devido a reinfecção. Este tratamento consiste principalmente em tomar o medicamento metronidazol. O médico deve fazer o acompanhamento deste paciente.

Nos municípios onde o sistema de saúde está mais estruturado é possível fazer a consulta, realizar os exames e ter acesso ao medicamento. É um direito seu.


Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

  • Neto Cury

    Você sabe que te adoro, e que também adoro seus textos e conhecimentos, mas esse texto eu não vou ler :P
    Abração

    Este não fará falta, deixe para outras pessoas, hehe. Abraço.

  • Nah

    Oii, este texto me ajudou muuito!
    Estou com suspeitas de estar com Tricomoníase … mas fiquei bem mais aliviada em saber que tem tratamento!

    Beijoos!

  • Michele

    olha só gostei muito do comentário mas posso garantir a vc q não tem cura eu sou exemplo.vou ao médico várias vezes para conversar a respeito disso e ele só me receitam metronidazol pomada ou comprimido ou os dois mas é dias e volta tudo de novo um inferno

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Não se esqueça de fazer o tratamento de quem se relaciona sexualmente, senão ocorre reinfecção.

X
avipeqQuer Turbinar Suas Milhas Aéreas? Aprenda a acumular 20 mil milhas aéreas em apenas 5 semanas Aprenda Como Fazer
¤