Tribulus terrestris é uma planta de uso bastante comum na medicina tradicional chinesa e indiana. Durante muitos anos vem sendo eficaz na cura de diversas doenças. O fruto da planta, que é coberta com espinhos é o mais usado, além de folhas e raízes. O principal efeito e indicação de Tribulus é como estimulante sexual, aumentar a libido, força muscular, e no volume do esperma. Também fortalecer o sistema imunológico, e tem ação contra doenças que afetam fígado e rins. Várias marcas vendem a planta em forma de cápsulas como um suplemento, neste texto vamos ver alguns estudos sobre Tribulus e preço do produto.

Tribulus terrestris tem sido utilizado na medicina popular para o aumento da força muscular e potência sexual, está sendo estudado como uma alternativa não esteroide para o tratamento da infertilidade e para problemas sexuais masculinos, entre eles, disfunção erétil, para elevar o desejo sexual e controle da liberação involuntária de sêmen sem orgasmo. Depois de 30 dias de uso aumenta o volume ejaculatório, aumenta a contagem e melhora a motilidade dos espermatozoides.

Surender Singh, Vinod Nair, e Yogendra K. Gupta, fizeram um estudo para avaliar a alegação tradicional de afrodisíaco e atividades estimulantes sexuais de T. terrestris, em ambas as doses testadas (50 e 100 mg / kg) ocorreu aumento do comportamento sexual dos animais sexualmente lentos, atribuído ao aumento dos níveis sanguíneos de testosterona, desidroepiandrosterona, di-hidrotestosterona, e desidroepiandrosterona, tal modulação hormonal foi atribuído à presença de protodioscina saponina esteroide no extrato vegetal. Protodioscina melhorou a libido, atividade sexual, e a pressão intracavernosa em animais experimentais.

Resultados publicados por Gauthaman e colegas, indicam que T. terrestris melhora alguns aspectos do comportamento sexual masculino e aumenta a espermatogênese em ratos. Além disso, dados clínicos indicam os efeitos estimuladores de T. terrestris em quantidade e qualidade do esperma e resposta sexual melhorada em homens.

Outro estudo conduzido por Thirunavukkarasu M. Sellandi e colegas, avaliou Tribulus terrestris usado em Oligozoospermia que é a baixa contagem de esperma, uma das principais causas da infertilidade masculina. Sellandi, concluiu que Tribulus corrobora com nítida melhoria da contagem total de espermatozoides.

Algumas pesquisas preliminares com Tribulus sugere também sua utilidade no tratamento de doença cardíaca, mas é necessário estudos mais aprofundados.

Tribulus tem muitas propriedades curativas para as pessoas que sofrem de várias doenças e por isso pode ser tomado como um medicamento para as pessoas doentes. Além das propriedades medicinais Tribulus pode ser tomado por pessoas que querem manter uma boa saúde. Isto porque Tribulus tem a capacidade de fortalecer o sistema imunológico.

Recentemente, Tribulus encontrou um novo uso entre os atletas como um reforço de testosterona. As pessoas que querem alcançar a força muscular e aumentar os níveis de energia ao longo do treinamento normal usam Tribulus como uma forma de suplemento e ele provou trabalhar de forma eficaz.

Durante a gravidez e amamentação tomar tribulus possivelmente seja inseguro. Algumas pesquisas em animais sugerem que tribulus pode prejudicar o desenvolvimento fetal. Não se sabe o suficiente sobre a segurança do uso de Tribulus durante a amamentação por isso é melhor evitar o uso.

Ele ajuda a ficar em um bom humor. Reduz os sintomas associados à depressão, melhora a pressão arterial e é eficaz na eliminação do colesterol ruim do corpo.

Tribulus terrestris pode ser útil para alguns problemas de saúde, principalmente aqueles que possuem respaldo de pesquisas, especificamente os de ordem sexual, mas sempre tenha em mente que seu médico deve ajudar você a decidir pelo uso de qualquer tipo de suplemento.

Em sites dos EUA o preço do suplemento Tribulus Terrestris de 1000 mg com 90 tablets varia de $15.39 a $25.39, e o de 500 mg com 100 capsulas $10.20.