Testes para descobrir sexo do bebê – Sexagem, kit de farmácia, preço e quando realizar

Além do ultrassom, normalmente utilizado, existem outras opções para descobrir o sexo do bebê, entre elas a sexagem fetal e também está disponível um kit teste, sendo vendido nas farmácias, para ser realizado em casa pela própria gestante, um teste parecido com o de gravidez, da empresa IntelliGender. Vamos analisar as vantagens e desvantagens, preços, e quando cada exame pode ser realizado.

Está sendo vendido no Brasil o teste semelhante ao de gravidez de farmácia para identificar o sexo do bebê em casa, IntelliGender está sendo distribuído no país pela cimed a preço médio de R$ 290,00. O fabricante afirma que o resultado é 90% seguro. Se a ansiedade de saber qual o sexo do bebê for grande já é possível ter, pelo menos, um bom indicativo de qual será, pois a análise pode ser feita na urina da gestante a partir da 10ª semana de gravidez até a 34ª.

O exame para avaliação do sexo do bebê foi lançado nos Estados Unidos, onde gerou uma polêmica sobre sua utilização, que poderia levar a abortos, caso o sexo do bebê não fosse o desejado.

Para uma boa qualidade do resultado é necessário seguir as instruções do rótulo e não ingerir líquido nas três horas que antecedem a realização do procedimento de exame.

Como é realizado o teste

O procedimento do teste Intelligender consiste em coletar a urina num copo que vem no kit, depois com uma seringa deverá transferir a urina do copo para o recipiente de análise propriamente dito, após dez minutos o resultado pode ser identificado através das cores laranja ou verde, caso seja menina a cor que surge é laranja, e se for verde é menino. O fabricante solicita que antes do teste a usuária não tenha relação sexual por no mínimo 48 h, e se usar progesterona o exame só deve ser realizado 10 dias depois da tomada da última dose.

No exame de ultrassonografia, que normalmente é realizado, começa a identificar o sexo do bebê a partir da décima segunda semana de gestação, enquanto o teste em questão começa identificar depois da décima semana. Pontos positivos para utilização do teste na urina: Comodidade de realizar o teste em casa, resultado rápido, em 10 minutos. Pontos negativos: resultado confiável em 82 a 90%, ainda baixa, para se tomar qualquer atitude de aquisição de produtos para o bebê, ou pelo lado emocional da descoberta.
Outras informações.

Sexagem fetal

Outro exame que pode ser útil em várias situações além da simples curiosidade da descoberta, doenças e outras condições ligadas ao sexo podem motivar a realização deste exame, e com uma segurança ainda maior que o kit para realizar em casa, a sexagem fetal, realizado por muitos laboratórios no país para saber o sexo do bebê, analisa o sangue materno a partir da oitava semana de gestação.

Neste exame é pesquisado a sequências do cromossomo Y no sangue coletado da mãe, e se estiver presente, indica que o feto é do sexo masculino, pois mulheres têm dois cromossomos X, e homens um X e um Y. Pouca quantidade do DNA do feto circula no sangue da mãe, e este exame consegue identificar o material e analisar. Portanto, somente indivíduos do sexo masculino possuem o cromossomo Y dentro de suas células, a presença dele indica que será um menino, e sua ausência, indica que será uma menina.
O exame na maioria dos laboratórios pode ser realizado sem pedido médico, o exame custa em média R$ 350,00. Veja aqui a experiência de uma mãe que realizou o exame.

Os pontos positivos do exame: Acerto por volta de 99%. Ponto negativo do Exame: Será necessário realizar coleta de sangue e o tempo para entrega do resultado pode ser um pouco longo e o preço que é elevado.

Veja nesta tabela proposta pelo laboratório H. Pardini que mostra o índice de acerto do teste de determinação do sexo fetal pela análise molecular do plasma materno, de acordo com o gênero e a idade gestacional.

Em caso de realização do exame em mulheres que não estejam grávidas o resultado acusará sexo feminino, pois nenhum DNA masculino será identificado. No caso de gêmeos univitelinos (idênticos) o resultado é válido para ambos. Para gêmeos fraternos (mais de uma placenta), quando o resultado do teste for menino, sinaliza que ao menos um dos gêmeos é menino. Se o resultado do teste for menina, indica que ambas as gêmeas são meninas.

As duas opções apresentam vantagens e desvantagens, mas conhecendo os dois tipos de exames fica mais fácil optar por um deles ou mesmo realizar os dois.

Autor Silvano Vilela

Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

Recommended for you

  • Pingback: silvanocv (Silvano Vilela)()

  • Pingback: Silvano Vilela()

  • gabryela

    quero um teste facil e caseiro de fazer em casa

  • joice

    Boa Tarde minha menstruacão veio no dia 08/01 e acabou no dia 12/01 deste então tenho mantido relações com meu maridoum certo dia fiquei com uma duvida e apos tres dias fiz um exame bhcg e deu negativo porem a minha menstruacao ainda não chegou, obs:eu e meu marido não nos previnimos,será que ainda e cedo pra realizar outro exame?

  • janaina

    desde do dia 23/09/2010 nao mestruo nesse dia tomei a contracep sera que posso estar gravida

  • Pingback: ana vieira()