Recebo muitas perguntas sobre teste de gravidez de farmácia e de laboratório, relativas às variações de um teste para outro, material para o exame – urina ou sangue, tempo certo para realização do exame, resultados dos exames e interferência de medicamentos. Escolhi algumas delas para explicações, nem sempre publico no blog as respostas, muitas de caráter pessoal, evitando expor a pessoa que perguntou, por isso muitas respostas vão para o email do solicitante.

1) Olá! Estou com três dias de atraso, tive relações no meu período fértil, fiz o exame qualitativo e deu indeterminado. Não tomei nenhum remédio que possa ter influenciado no exame. O que fazer agora? Não sei se estou ou não grávida. Três dias de atraso é pouco para o exame de sangue qualitativo dar um resultado preciso?

O teste qualitativo vai indicar se está ou não positivo, sem valores numéricos (concentração) do HCG, hormônio da gravidez. Neste caso, pode ser que na fita reativa do teste utilizado no laboratório tenha apresentado apenas uma faixa muito fraca, quase imperceptível. A quantidade de hormônio liberada pode ter uma variação leve, influenciando em exames menos sensíveis, assim é aconselhável aguardar mais dois dias e realizar novo exame ou fazer o Beta hCG quantitativo, por técnicas mais sensíveis, mesmo com menor concentração do hormônio.

O ideal é fazer depois do quinto dia de atraso menstrual, desta maneira eliminam-se muitas interferências devido a variações orgânicas e de kits de testes de farmácia ou de laboratórios que realizam pela mesma metodologia.

2) Eu e minha namorada tivemos relação sem camisinha, aconteceu penetração e ejaculação normalmente. Logo no outro dia ela tomou a pílula do dia seguinte, e a menstruação dela está atrasada a uma semana, e um dia antes tínhamos bebido bebida alcoólica, isso tira o efeito do remédio? Qual o risco dela estar grávida?

Quanto ao uso de bebida alcoólica sem exageros não interferem na ação dos anticoncepcionais. O risco de estar grávida existe, não necessariamente pela ação do álcool cortar o efeito da pílula, mas o medicamento não é totalmente eficaz, o ideal é fazer uso de métodos contraceptivos regulares menos danosos ao organismo. Comprovado por alguns relatos aqui mesmo no blog, de mulheres que tomaram o medicamento e mesmo assim ficaram grávidas. Aconselho realizar um teste de gravidez, para tirar a dúvida. Sempre procure seu médico de confiança para realizar exames clínicos e avaliar o resultado do teste.

3) Olá, tive relações sexuais com meu namorado, por volta do dia 13 ou 14 do ciclo, e a camisinha estouro do lado, não sei se chegou a entrar o líquido dentro da vagina, mais estou muito preocupada. Minha menstruação já tinha que ter vindo e não veio, fiz o teste de gravidez após dois dias de atraso, ele deu negativo, já faz uma semana que minha menstruação não vem, sinto cólicas, dores nas mamas (que é normal pra mim quando esta para vim) e dores nas pernas, mais até agora não veio nada, será que eu estou grávida, o que posso fazer?

Sim, é possível estar grávida, como fez um teste com apenas dois dias de atraso e deu negativo é aconselhável realizar novamente, agora com uma semana de atraso, para tirar qualquer dúvida. Procure sempre seu médico, pois podem existir outras causas que estejam causando o atraso, com exames clínicos ou outros complementares. Assim é possível detectar a causa e se for o caso tomar a medicação ideal para tratar.

Se preferirem podem enviar perguntas, [momentâneamente não estamos promovendo este meio de contato] quanto aos testes de gravidez, como e quando pode ser realizado, que estou a disposição para responder. Algumas vezes não respondo rápido pois trabalho em um hospital, e o tempo é escasso, mas responderei. A maioria diretamente no email.

Saiba mais informações sobre o teste rápido para saber a data da ovulação.