Esta semana estará acontecendo no hospital onde trabalho a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, evento previsto na norma regulamentadora NR 5, onde são abordados assuntos relacionados a cuidados, proteção, ambiente de trabalho, riscos envolvidos e vários outros.

Como eu já disse aqui, fui presidente da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, por um ano, uma ótima experiência, após este período continuei participando da equipe, mesmo não fazendo parte da atual comissão.

Neste ano a CIPA tem nova designação para estabelecimentos públicos, CLST – Comissão Local de Saúde do Trabalhador, como sabem sou bioquímico além do laboratório estou sempre envolvido em atividades e comissões dentro da instituição hospitalar, a de segurança no trabalho é uma das que trato com carinho especial. Fui convidado para estar falando sobre o mapa de risco.

lupa_faixa.gifPortanto esta semana estarei abordando assuntos importantes que serão tratados na SIPAT. Evento difícil de ser realizado, tendo em vista que um hospital é muito dinâmico, vários turnos de trabalho, muitos funcionários, a equipe atual está se empenhando em contornar estes problemas típicos de uma instituição de saúde que funciona 24 horas.

Se a empresa que você trabalha ainda não criou a CIPA, ou ela está apenas no papel, como observamos em muitos locais, o momento é agora de implementar este importante mecanismo de controle de riscos e busca pela melhoria da qualidade de vida do trabalhador, os benefícios advindos desta implantação são enormes e facilmente identificáveis. Se for do interesse temos muitos materiais e informações que podemos disponibilizar.