Saúde do Trabalhador, um novo tema aqui no site, irei abordar alguns assuntos relacionados à saúde, ligados especificamente ao trabalho, e esta é uma área que trato com atenção especial, tanto que onde trabalho, participo das questões que envolvem a segurança e a saúde do agente que exerce as atividades laborais.

Já fui membro e presidente da CIPA – Comissão interna de Prevenção de Acidentes, CLST – Comissão Local de Saúde do Trabalhador e membro da CCIH – Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, que indiretamente ou até mesmo diretamente também está inserida neste contexto.

Poucos avanços

Ainda hoje não se dá uma grande ênfase a este campo da saúde, algumas vezes por desconhecimento ou manipulação, apesar de grandes avanços que já foram alcançados.

Algumas leis como NOB SUS, Portaria nº-33/83 – Normas regulamentadoras (NRs) Ex. NR5 CIPA no Ministério do trabalho e Emprego.

E tantas outras propiciaram adequações e melhorias, mas que ainda esbarram na questão da conscientização, tanto de trabalhadores como de patrões ou gestores.

Trabalhador que exerce alguma atividade laboral pode ter certeza que tem tudo haver com as questões de segurança e prevenção.

É sua saúde que está em jogo constantemente, alguns em caráter mais contundente e outros um pouco mais brandos.

De forma alguma nenhum trabalhador esta imune a doenças e acidentes relacionados ao trabalho.

Algumas indagações sobre local de trabalho

1) O local onde você trabalha lhe oferece equipamentos de segurança (EPIs – Equipamentos de proteção individual) para exercer suas atividades?

2) O computador que você usa tem uma tela que não lhe prejudica a visão e um teclado ergonômico?

3) A sala onde atua tem boa iluminação e ventilação?

4) A mesa e a cadeira estão ajustadas à sua altura, e tem apoio para os pés?

Levando em consideração que existem trabalhos com menor risco e outros extremamente perigosos, estas questões devem ser muito mais aprofundadas e tratadas de maneira dirigida a cada atividade que é exercida.

De uma maneira ou de outra estamos expostos constantemente a acidentes ou processos que evoluem gradativamente para doença (LER – Lesão por esforço repetitivo).

Sabia que toda empresa dependendo do número de funcionários deve ter uma CIPA, e os proprietários devem fornecer os EPIs aos seus trabalhadores

E se no trajeto de sua casa para o trabalho sofrer algum acidente isso se caracteriza como acidente de trabalho, e deverá ser atendido prontamente, e comunicado por meio da CAT – Comunicado de Acidente de Trabalho.

Segurança e saúde do trabalhador, mais que uma atitude uma questão de amor pela vida.