Apesar de ser muitas vezes condenado, o sal é, na verdade, um nutriente essencial, importante e necessário no nosso organismo, no transporte de nutrientes para o interior e fora das células, regulando a pressão arterial, a troca de íons e muito mais. Porém, tenho que dizer, nem todos os sais são iguais, aquele conhecido de todos, o sal de mesa, teve praticamente todos os seus minerais retirados, ficando apenas, sódio e cloreto. Já o sal que não sofre o mesmo processo, não refinado, guarda um perfil mineral muito bom e recomendável, um dos mais completos que temos hoje é o sal rosa do Himalaia, este sal foi sintetizado durante milhões de anos e contém macrominerais e minerais que lhe confere uma tonalidade rosa. Entenda os benefícios do sal do Himalaia, comprar o produto ainda é caro, mas ele pode transformar até as refeições básicas em fonte de nutrientes.

Sal rosa do Himalaia é retirado das minas de sal Khewra no Paquistão, que ficam aos pés do Himalaia. Possui quase 25 Km de túneis, esta é na realidade a segunda maior mina de sal de todo o mundo, provavelmente iniciou por volta do século 13, obtido a partir de Khewra inclui sais transparente vermelho, branco, rosa, vermelho e escuros. Sal cristalizado do Himalaia contém 84 minerais e macrominerais. Os minerais presentes neste sal são encontrados na forma coloidal, o que significa que são pequenas o suficiente para que nossas células possam facilmente absorver, além de uma energia iônica única que é liberada quando o sal é misturado com água.

Uma peça de Shakespeare, Rei Lear é uma variante de um conto popular, onde a filha diz a seu pai que o ama tanto quanto ama a carne salgada, o sal tem valor universal.

A adição de sal do Himalaia a sua dieta pode ajudar a corrigir praticamente qualquer deficiência mineral que possa existir.

Minerais e macrominerais presentes no sal rosa do Himalaia

O sal do Himalaia possui minerais e macrominerais necessários para o nosso organismo manter uma boa saúde. Macrominerais cálcio, cloreto, ferro, magnésio, fósforo, potássio e sódio.

Dependendo da intensidade de exercícios, idade, e da saúde geral, varia a quantidade de macrominerais que o nosso organismo precisa.

Os minerais são necessários em quantidades reduzidas no organismo, exatamente no sal do Himalaia encontramos boro, iodo, cromo, cobre, molibdênio, flúor, manganês, selênio e zinco. Outros minerais presentes, alumínio, selênio, carvão, titânio, platina e enxofre.

O cálcio é o mineral mais comum no nosso corpo, é encontrado nos ossos e dentes, além de desempenhar um importante papel nos nervos e músculos.

Sais naturais do Himalaia são ricos em iodo, portanto, não precisam ser adicionados artificialmente como ocorre hoje com o sal de mesa, também tem menos sódio por porção, porque os cristais ou flocos ocupam menos espaço do que a variedade de mesa, altamente processado.

Benefícios do sal Rosa do Himalaia

Quando consumimos este sal do Himalaia, conquistamos um grande número de benefícios para a saúde, como: Melhorar a condição vascular e pulmonar, proporciona o equilíbrio do pH nas células.

Ajuda conter os sinais do envelhecimento, previne cãibras musculares, melhora libido e o sono, órgãos internos e pele ficam mais hidratados, reduz a pressão arterial e fortalece estrutura óssea.

Desintoxicação usando o sal Rosa do Himalaia

sal-rosa-do-himalaiaTradicionalmente consumimos o sal nos alimentos, o bom perfil mineral do produto proveniente do Himalaia o credencia para promover desintoxicação externa. Banhos de sal do Himalaia Detox – A adição do produto para um banho, cria um rejuvenescimento, desintoxicante, e um relaxante spa em casa. A água salgada carrega a carga elétrica do sal, junto com os minerais dissolvidos, o banho ajuda a tirar as toxinas, limpa profundamente a pele com energia.

Da mesma forma, sal do Himalaia tem um efeito positivo sobre o nosso ar, as melhores lâmpadas de sal ​​são feitas com este produto, em vez de sal de cozinha ou mar, liberam íons negativos se ligam no ar neutralizando partículas poluentes.

Onde encontrar e preço do sal Rosa do Himalaia

O sal do Himalaia pode ser encontrado em supermercados da sua cidade, geralmente em estabelecimentos que disponibilizam uma maior variedade de produtos ou aqueles que se dedicam a produtos naturais.

Além de vários sites na internet, aqui no Brasil, e nos EUA como Vitacost e iHerb, disponibilizam o produto. Pode ser encontrado nos supermercados, comprei recentemente 750g por R$ 28,00, mas varia muito de uma região para outra.

Encontramos também raras opiniões contrárias ao uso do sal do Himalaia, alegam que as quantidades são extremamente pequenas, além disso, o nosso corpo já os encontra em outros alimentos, e por último, dizem que alguns elementos presentes possuem características radioativas.

Na realidade, muitas pessoas ao redor do mundo relatam que após iniciar a ingestão deste tipo de sal, observaram que foi necessário menos visitas a consultórios médicos e hospitais.

Se você quer adicionar mais elementos importantes para o bom funcionamento de seu organismo, considere a possibilidade de iniciar o uso deste sal, recomendo.