Resultados esperados no exame de sangue proteínas totais e frações – albumina e globulina

  • Gostou? Click, indique para seus amigos:

Este exame laboratorial, proteínas totais e frações ou PT F, geralmente utilizado na avaliação das condições nutricionais e de edemas. Essencial para todas as funções fisiológicas, as proteínas são constituídas de aminoácidos e regulam processos metabólicos e a imunidade. O exame é conhecido como Proteínas Totais e Frações (albumina e globulina) devido as proteínas do soro estarem em dois grandes grupos, as albuminas e as globulinas. Albuminas representam por volta de 60% do total de proteínas séricas e as globulinas cerca de 40%. O resultado alterado, aumentado ou diminuído indica variações orgânicas que em conjunto com outros testes e sintomas podem elucidar uma suspeita clínica do médico.

Um dos exames solicitados para a avaliação das proteínas é a eletroforese de proteínas, o exame é caro, mas oferece mais informações, já o teste que verifica a proteína total, albumina e globulina por dosagem bioquímica é relativamente barato variando por volta de R$ 20,00 a R$ 40,00 reais e fornece boas informações para o diagnóstico. Valores das proteínas totais variam em função das frações. Aumentos ocorrem em condições relacionadas a desidratação e doença hepática e uso de alguns medicamentos. Resultados abaixo do normal estão presentes na gravidez, cirrose, imobilização por longo período, queimaduras, perdas proteicas, anemias. A albumina apresenta resultados baixos na cirrose, glomerulopatias, infecções agudas, caquexia, queimaduras e doenças inflamatórias intestinais.

Valores normais das Proteínas totais situam se entre: 6,4 a 8,3 g/dL, já em prematuros: 3,6 a 6,0 g/dL, no caso de Recém-Nascidos: 4,4 a 7,6 g/dL, com 7 meses a 1 ano: 5,0 a 7,3 g/dL, de 1 a 3 anos: 5,6 a 7,5 g/dL

Valores normais para a albumina: 3,2 a 5,0 g/dL, nos Recém-Nascidos: 2,8 a 4,4 g/dL, em jovens até 14 anos valores normais de 3,8 a 5,4 g/dL.

Para globulina valores normais são: 2,0 a 3,9 g/dL, e a relação A/G : maior ou igual a 1.

 

Para realizar um exame de sangue com o intuito de medir a quantidade de proteínas existentes no seu organismo, procure um laboratório de confiança para realizar o teste. O exame é muito simples, não tem dificuldades no preparo para a coleta de sangue, apenas fique em jejum por 4 horas, mas não prolongue este período além de 8 horas, e o resultado sai no mesmo dia, claro alguns laboratórios dependendo das condições o resultado sai mais rápido e em em outros o resultado demora um pouco mais.


Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

  • Dulce Calixto

    Olá, Silvano, muito obrigada por mais esta postagem excelente e agora, com o botão Retweet, melhor ainda.

  • Pingback: DULCE C. DE OLIVEIRA

  • Pingback: sempreomelhor